Amazon Echo Dot 3rd vs Echo Dot com relógio: quais as diferenças?

Entenda a diferença entre as duas caixas de som inteligentes que vem com a assistente pessoal Alexa

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Quem está em busca de uma smart speaker já deve ter se deparado com dois bons modelos: a Echo Dot 3 e a Echo Dot com relógio. Afinal, tratam-se de dois aparelhos com suporte a Alexa, assistente pessoal da Amazon, e bons recursos tecnológicos, sendo os preços e o fato de um deles contar com display de LED as suas únicas grandes diferenças.

Pensando nisso, o Zoom reuniu as especificações técnicas dessas duas caixas de som inteligentes da Amazon, além de comparar os preços e cada uma das características. O resultado desta análise, aliás, pode ser conferido a seguir. Confira e faça a melhor escolha!

Saiba mais:

Design

A principal diferença é o display digital do Echo Dot com relógio

O Echo Dot com relógio está disponível apenas na cor branca (Imagem: Divulgação/Amazon).
O Echo Dot com relógio está disponível apenas na cor branca (Imagem: Divulgação/Amazon).

Ainda que os modelos tenham sido lançados em momentos diferentes, o Echo Dot 3ª geração em outubro de 2019, e o Echo Dot com relógio, em maio de 2020, há poucas diferenças entre as duas smart speakers. Afinal, ambas apresentam um formato redondo, três botões na parte superior do aparelho e acabamento em tecido. As dimensões, inclusive, são as mesmas: 4,3 centímetros de largura, 10 centímetros de profundidade e 9,9 centímetros de altura.

Apesar disso, a principal diferença justamente fez o dispositivo mais novo ganhar o nome de Echo Dot com relógio – podendo ser uma ótima alternativa para quem já usava um relógio de cabeceira. Para isso, a caixa de som inteligente conta com um display digital em LED, que vem com outros recursos além de exibir as horas. Há, ainda, a possibilidade de conferir no display a temperatura, além de exibir alarmes programados ou timer.

Outra diferença, mas que talvez não seja de extrema importância, é a disponibilidade de cores. Se por um lado a Echo Dot com relógio ganha destaque pelo display digital, a mesma vantagem não é obtida em relação às cores. Enquanto o modelo de 2020 está disponível apenas na cor branca, a Echo Dot 3 pode ser adquirida na cor branca, preta, cinza e até mesmo rosa.

Desempenho

A maioria das funcionalidades está presente nas duas caixas de som

A Echo Dot 3 (foto) e a Echo Dot com relógio contam com todas as facilidades oferecidas pela assistente inteligente da Amazon, a Alexa (Imagem: Divulgação/Amazon).
A Echo Dot 3 (foto) e a Echo Dot com relógio contam com todas as facilidades oferecidas pela assistente inteligente da Amazon, a Alexa (Imagem: Divulgação/Amazon).

Ainda que haja algumas diferenças (que logo abordaremos), as principais funcionalidades das duas caixas de som são as mesmas. Visto que ambas contam com a Alexa, é possível pedir músicas, notícias, informações e muito mais por comando de voz.

Além disso, para quem tem outros dispositivos inteligentes em casa, uma Amazon Echo Dot vai fazer toda a diferença. Caso os mesmos sejam compatíveis com a Alexa, é possível, por exemplo, acender ou apagar as luzes, ligar a televisão ou trocar de canal, entre outras facilidades.

Outro ponto bastante positivo presente em ambos os modelos são as Skills da Alexa. Para quem não sabe, trata-se de aplicativos que, cada vez mais, estão se tornando compatíveis com a assistente inteligente da Amazon. Entre eles, temos Spotify, Deezer, Ifood e Uber, por exemplo. Então, seja qual for o tipo de entretenimento ou serviço que o aplicativo oferece, ele poderá ser solicitado por voz graças à Alexa.

No mais, há apenas um diferencial físico da Echo Dot com relógio que vale ser mencionado. Por contar com um display digital LED, essa caixa de som vem com um sensor de luz. Desta maneira, seja qual for a luminosidade do cômodo onde o dispositivo se encontra, o brilho será ajustado automaticamente. Demais, não é mesmo?

Qualidade do áudio

Ambas as Echo Dots contam com um alto-falante de 1,6"

As duas smart speakers contam com quatro microfones de longo alcance e um alto-falante de 16” (Imagem: Shutterstock/Panthere Noire).
As duas smart speakers contam com quatro microfones de longo alcance e um alto-falante de 16” (Imagem: Shutterstock/Panthere Noire).

Quem está em busca de uma caixa de som potente, capaz de preencher um cômodo grande com o conteúdo sonoro, talvez não fique satisfeito com a Echo Dot, seja a da 3ª geração ou com relógio. Afinal, ambos os dispositivos contam com um alto-falante de 1,6 polegadas.

Isso significa que os aparelhos vão ser capazes de dar conta de um cômodo pequeno, ainda que não de uma maneira muito expressiva. Contudo, para quem busca por volumes altos (e talvez já tenha uma caixa de som potente), é possível fazer a conexão via Bluetooth ou por meio de um cabo de 3,5 mm. Peça para a Alexa tocar aquela playlist do Spotify e, se a smart speaker estiver conectada a um dispositivo mais potente, a experiência sonora será incrível.

Por fim, para garantir que a Alexa seja capaz de ouvir distâncias maiores, a Amazon investiu em quatro microfones de longo alcance.

Custo-benefício

Qual vale mais a pena comprar: Echo Dot 3 ou Echo Dot com relógio?

Com a análise feita, é possível notar que, no aspecto físico e tecnológico, a única diferença entre os dois dispositivos está na presença do display digital em LED do modelo mais recente, que garante a exibição do horário, temperatura, timer, entre outros. Mas, justamente por contar com esse diferencial, a Echo Dot de 2020 pode ser encontrada com um preço relativamente mais salgado.

Enquanto a Echo Dot 3ª Geração custa, em média, R$ 299,00, a Echo Dot com relógio pode ser comprada por R$ 399,00. A diferença de preço, como pode ser vista, não costuma ser muito grande – ainda que variações de preços possam ocorrer devido às oscilações do dólar. Por isso, caso o usuário deseje por uma opção mais completa, a Echo Dot com relógio é a melhor opção.

Mas se o preço for um fator decisivo para a compra e a ausência de um relógio não afete a experiência, a Echo Dot 3 continua sendo uma alternativa bastante viável.

Leia também: