Alexa Echo Show 5 apoiada em superfície cinza, com selo "avaliado por especialistas" na imagem.

Echo Show 5: Alexa com tela e câmera traz experiência completa

Testamos o Echo Show 5, a Alexa com tela e câmera frontal. Quer saber se vale a pena? A gente te conta no review

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Echo Show 5 é basicamente uma Alexa com tela. Ficou confuso? Do início, então: o Echo Show é um dos smart speakers da Amazon, as caixinhas inteligentes que vêm equipadas com a Alexa, a assistente virtual e inteligência artificial da Amazon.

Entretanto, diferente dos irmãos Echo Dot e Echo Studio, a linha Show conta com tela e câmera frontal. Como nada na vida é de graça, a presença do display encarece um pouco o produto, então minha função ao testá-lo foi justamente responder a pergunta: o Echo Show 5 vale a pena ou as vantagens da tela não compensam o gasto extra?

Echo Show 5 ao lado dos escritos "2 dias de teste" e "Nota 10", em fundo branco.

A imagem acima deu um pequeno spoiler, mas aqui vão as minhas impressões sinceras após 2 dias testando esse dispositivo Amazon Alexa e me divertindo com as respostas - às vezes inusitadas - da assistente virtual. Vale lembrar que nossos reviews são embasados em uma série de critérios avaliativos e os utilizados para testar as caixinhas inteligentes você confere clicando no link. “Alexa, bora lá?”

Prós e contras desse smart speaker

Tabela de prós e contras do Echo Show 5.

Prós: Nesse aspecto, temos um combo. A tela touch e a câmera frontal resultam no terceiro tópico da lista: as possibilidades de uso, maiores do que as presentes em smart speakers sem tais recursos. Passa a ser possível realizar chamadas de vídeo e assistir filmes, por exemplo - tudo com ajuda do comando de voz.

Contras: O sistema de som não é o foco do Echo Show 5, então ele deixa devendo graves mais bem definidos e recursos extras, como a equalização automática.

Preço do Echo Show 5

Veja abaixo as melhores ofertas para a Alexa Echo Show 5:

O que vem na caixa do Echo Show 5?

Echo Show 5 ao lado do cabo de energia do produto, ambos apoiados em superfície cinza.
A caixa traz o Echo Show, o cabo de energia e um pequeno manual de instruções (Foto: Zoom)
  • Echo Show 5;
  • Cabo de energia bivolt;
  • Manual de instrução.

Ficha técnica

Ficha técnica do Echo Show 5.

Design

O design é o grande destaque do Echo Show 5, afinal, tem a presença da tela, com direito à câmera frontal e funcionamento touch. Abrindo o jogo, eu já havia tido contato com o Echo Show anteriormente, então sabia o que esperar: um aparelho, claro, mais robusto que o Dot 3 que tenho aqui em casa, mas compacto o suficiente para não chamar tanta atenção no rack da sala, por exemplo.

Echo Show 5 posicionado levemente na lateral, mostrando a tela e a caixa de som do aparelho.
O Echo Show 5 tem o equilíbrio perfeito entre um aparelho robusto, mas discreto e simpático (Foto: Zoom)

O dispositivo tem formato de pirâmide e apenas 14 cm de largura, 8,6 cm de altura e 7,3 cm de profundidade. Na prática, a medida horizontal é menor do que um palmo bem aberto de alguém de 1,54 cm de altura - o meu singelo tamanho.

Alexa Echo Show 5 em comparação com uma mão feminina adulta.
Minha mão é pequena, mas o Echo Show 5 é ainda um pouco menor (Foto: Maria Paula Bruno)

O alto-falante pega praticamente toda lateral e a traseira do smart speaker. Na parte de trás, também estão localizadas as entradas: uma para fonte de energia, uma micro USB e uma saída de áudio 3,5 mm. Em cima, na “moldura”, estão os botões de volume, uma tampinha para a câmera, o microfone e o botão que desliga a captação de áudio.

Botões localizados na parte de cima da Alexa Echo Show 5.
Na parte de cima, temos o botão que encerra a captação de áudio, os botões de volume e a tampinha para a câmera (Foto: Zoom)

Tela

Dos 14 cm totais da largura, a tela ocupa 5,5 polegadas, com a câmera localizada no canto superior direito. Em comparação com o meu celular, um iPhone XR, o display da Alexa Echo Show 5 é menor. Ou seja, é realmente uma opção discreta - inclusive, a mais compacta da linha, que oferece ainda o Show 8 e o 10.

O painel traz 960 x 480 pixels, um pouco abaixo dos 1280 x 720 pixels que compõem a resolução HD. Na prática, a qualidade da imagem é mais que suficiente para o pequeno painel. Consegui assistir filmes e vídeos no YouTube sem grandes ressalvas.

Sobre o funcionamento, a tela é sensível ao toque - o famoso touch screen - e, todas as vezes que digitei, achei o tempo de resposta entre apertar uma letra no teclado e ela aparecer na barra de pesquisa curtíssimo. Em relação às outras funções, às vezes é preciso esperar um pouco entre o toque na tela e a execução do comando, mas nada demais.

Ela também regula o brilho conforme a luminosidade do ambiente e permite a escolha de fotos pessoais para exibir no display.

Parte frontal do Echo Show 5 com a foto de um cachorro no descanso de tela.
A tela do Echo Show 5 é personalizável. Para compor minha decoração, coloquei o dono da casa como descanso do painel (Foto: Maria Paula Bruno)

Desempenho

Ao ligar o Echo Show 5 pela primeira vez, é preciso configurar o idioma, o Wi-Fi e conectar sua conta da Amazon no dispositivo. Aqui, já faço o primeiro elogio: conforme adiantei, tenho um Echo Dot 3 e, nele, as configurações iniciais são feitas com ajuda do celular. Como essa é uma "Alexa com tela", as definições são realizadas através do painel, o que torna esse primeiro momento MUITO mais prático.

Com o Echo Show configurado, partimos para a escolha das skills, isto é, os recursos que você deseja ter no dispositivo, sejam jogos ou portais de notícias. Seguindo o mesmo elogio que fiz logo no início, a presença da tela é extremamente útil em diversos outros momentos.

Em jogos de perguntas e respostas, as opções podem ser vistas na tela; quando você pede para a Alexa colocar uma música, os botões de "avançar" e "pausar" no painel são práticos para determinadas situações; ao anotar a lista da compras, você consegue ver a lista completa e por aí vai.

Montagem com duas fotos lado a lado: uma do Echo Show 5 ligado no Show do Milhão e outra, reproduzindo música.
O Show do Milhão tem layout igualzinho ao do programa, com direito à voz do Silvio Santos (Foto: Maria Paula Bruno)

Nas outras linhas Amazon Alexa, toda a comunicação é feita por voz, o que pode ser cansativo, principalmente quando a assistente passa informações muito longas. No Echo Show 5 isso não acontece, pois a Alexa não precisa te contar quais os itens da sua lista de compras, você pode simplesmente ler a listinha se preferir.

Sei que soa contra intuitivo, afinal a proposta é justamente um aparelho que simule diálogos e enfim, mas a verdade é uma: às vezes tenho preguiça de interagir com a assistente e o Echo Show resolveu meu problema nesse aspecto.

Além dessa "praticidade às avessas", a tela atribui outra possibilidade de uso ao aparelho: o consumo de conteúdo audiovisual. Durante os testes, levei a Alexa para um passeio na cozinha. O resultado? YouTube e Prime Video à disposição enquanto cozinhava. Ah, também tem a opção de assistir TV ao vivo, que traz a programação de canais como o SBT para o aparelhinho.

Echo Show 5 reproduzindo o vídeo de uma receita no YouTube.
Com o Echo Show 5 na cozinha, acompanhei receitas enquanto cozinhava (Foto: Maria Paula Bruno)

"Ah, mas um celular faz isso", pode até ser, mas agora enalteço o comando de voz: com ele, não preciso das mãos livres para trocar o conteúdo ou pesquisar, rapidamente, quanto é uma xícara de chá em gramas.

Até aí, o Echo Show já tinha superado - e muito! - as minhas expectativas. Foi quando testei o monitoramento em tempo real. É possível acessar a câmera do aparelho através do celular - com a devida permissão, claro. Quando descobri, pensei no quanto deve ser útil para quartos de bebê, funcionando como uma babá eletrônica. Como não tenho crianças em casa, deixo abaixo a foto do teste com meu filho canino:

Print do celular aberto no monitoramento da câmera do Echo Show 5 em tempo real.
Como não tenho crianças, testei o monitoramento com meu filhote peludo. Esse foi o resultado (Foto: Maria Paula Bruno)

Também é possível fazer chamadas de vídeo com outros dispositivos Amazon Alexa similares. Usei o teste como desculpa para ligar para os meus tios e o resultado foi muito legal. O áudio é bom e a imagem me pareceu melhor do que as ligações feitas com o celular. Esperava um vídeo pixelado, mas foi diferente.

Foto de uma chamada de vídeo realizada na Alexa Echo Show.
A chamada de vídeo não tem imagem pixelada e oferece uma boa experiência. Sim, o review sobrou para todo mundo da família (Foto: Maria Paula Bruno)

Para ainda mais possibilidades de uso com a assistente, sugiro os artigos:

Microfone

O Echo Show 5 conta com dois microfones para a captar os comandos - configuração que, já adianto, se mostrou bastante eficaz nos testes. Para avaliar com precisão, coloquei o Echo Show exatamente ao lado do Dot 3 e dei o comando "Alexa" para ver qual das duas respondia primeiro. Repeti o processo várias vezes enquanto me afastava mais e mais das caixinhas.

Ambas responderam exatamente ao mesmo tempo em todas as tentativas. Na hora, achei o fato interessante, mas nada demais. Depois, pesquisando para escrever esse artigo, descobri que o Dot conta com 4 microfones de longo alcance. Ou seja, a nossa Alexa com tela representou mesmo com a metade dos captadores de áudio da irmã mais simples! Sem reclamações, dona Alexa.

O Show 5 estava na sala, eu fui mais ou menos até o meio da cozinha e ainda assim ele foi capaz de me ouvir - vale lembrar que a casa é pequena, então a distância não é tãao gigantesca assim.

Áudio

De acordo com a Amazon, o Echo Show 5 conta com um alto-falante de 4W de potência sonora. Mas, antes, preciso ser honesta: eu saco muito pouco de sistemas sonoros e afins.

Então, darei uma opinião leiga, do ponto de vista de alguém que busca uma caixinha apenas para ouvir músicas de vez em quando. Achei o volume do áudio bastante satisfatório, mas sinto falta de graves mais bem definidos.

Andei o apartamento inteiro para ver se o som atingia todos os cômodos e sim, isso acontece. Dá para deixar o aparelho na sala tocando uma musiquinha e ir cozinhar ou fazer outra atividade.

Por outro lado, como disse, não é um som com altas nuances e super imersivo, até porque essa nem é a proposta do modelo. Se busca um sistema completasso de áudio, o Echo Studio sem dúvidas é o mais indicado e já deixo o review no link.

Custo-benefício

No momento em que escrevo, o Echo Show 5 pode ser encontrado por R$ 449. Considerando esse valor e todos as surpresas que tive durante os testes, digo que o aparelho tem um bom custo-benefício. Para compararmos, o Echo Dot 4, a versão atualizada da caixinha mais simples, está em torno de R$ 320. Honestamente, acho que a diferença de mais ou menos R$ 130 compensa pelas funções oferecidas.

Me peguei inserindo a Alexa em mais situações no meu dia e custo-benefício é sobre isso: não apenas o valor investido, mas o quanto aquele valor será bem aproveitado a longo prazo.

Produtos similares

A linha Amazon Show chega com mais duas opções de smart speaker, o Echo Show 8 e o 10. Os dois também trazem a tela como diferencial, porém em tamanhos maiores.

O Google não oferece caixinhas inteligentes com painel, mas deixo também o Google Nest Audio, um dos modelos com Google Assistente, a rival da Alexa:

Para outras opções, esses artigos podem ajudar:

Conclusão

Senti que a tela alterou minha relação com a assistente, relação essa que andava um pouco desgastada graças à minha preguiça de dialogar com a coitada - faço aqui o mea-culpa. O painel faz com que o Echo Show 5 valha a pena, pois o torna versátil e mais completo que os irmãos Dot.

Por outro lado, para quem preza pela qualidade de som, esse não é o dispositivo Amazon Alexa mais indicado. Inclusive, até pensei em dar um 9 ou 9,5 para o produto por conta dessa questão, mas, honestamente, isso não atrapalhou a minha experiência. Não sou super exigente nesse ponto e em todos os outros avaliados a Alexinha brilhou.

Por essas e outras, achei justo dar a nota cheia para o Echo Show. Testá-lo foi muito divertido e, conclusão, agora tenho um novo item na minha lista de compras futuras. Finalmente: Alexa com tela, nota 10!