Google Nest Audio com parede de tijolos ao fundo e selo "Avaliado por Especialistas" carimbado na imagem.

Google Nest Audio: design moderno e som potente

Vem conhecer o Nest Audio, smart speaker da Google

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Google lançou recentemente seu novo smart speaker, o Nest Audio, com design moderno e som potente. O aparelho, que ajuda a conectar outros dispositivos inteligentes na sua casa com o Google Assistente, também promete ter som de alta qualidade. Mas será que ele cumpre o que promete?

Para descobrir se vale a pena apostar no Google Nest Audio e se esse ele cumpre o que promete, nós testamos o novo smart speaker do Google com base em quatro critérios: design, desempenho, microfone, áudio e custo-benefício. Vem conferir nossas principais impressões sobre ele.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras do Google Nest Audio:

O Google Nest Audio tem som mais potente que seu irmão mais barato, o Google Nest Mini, além de ter ajuste automático do áudio de acordo com o ambiente. Outra vantagem desse smart speaker é ter Google Assistente e Chromecast integrado. Por outro lado, o preço do aparelho é um pouco alto, quando comparado a outros modelos populares.

Confira as melhores ofertas para o Nest Audio no Zoom.

Ficha técnica do Google Nest Audio

Design

O Google Nest Audio vem com cabo de força (Foto: Zoom)
O Google Nest Audio vem com cabo de força (Foto: Zoom)

Assim como o Google Nest Mini, o Nest Audio tem design simples e minimalista. Ele tem três botões acessíveis touch na parte da frente, para aumentar e abaixar o volume e dar play/pause. Na parte de trás, fica um botão físico para bloquear o microfone, além da entrada para o cabo de energia. Esse visual minimalista ajuda essa smart speaker a combinar com qualquer ambiente, independentemente do estilo da decoração.

Embora seja maior que outros smart speakers, como o Nest Mini e o Echo Dot, o Nest Audio ainda é compacto e não chama muita atenção. Por isso, ele pode ser usado em qualquer cômodo, ficando bem discreto.

O Google Nest Audio tem um botão para desligar o microfone (Foto: Zoom)
O Google Nest Audio tem um botão para desligar o microfone (Foto: Zoom)

O Google Nest Audio está disponível em duas cores: giz e carvão. Assim como nos outros produtos da linha, o Google usa materiais reciclados nesse smart speaker. O Nest Audio é feito de 70% de plástico reciclado. Isso garante pontos extras para o design do aparelho.

Quer conhecer o Google Nest Mini? Confira nosso review sobre o smart speaker de entrada do Google.

Desempenho

É muito fácil usar o Google Nest Audio e sua conexão inicial é feita pelo aplicativo Google Home. Para isso, você só precisa fazer login com uma conta Google e, em seguida, o aplicativo busca dispositivos disponíveis nas proximidades. Um ponto positivo para esse dispositivo é que, além de ser muito intuitivo, o passo a passo para a conexão é exibido no app.

Você pode escolher conectar aplicativos - como o Spotify - à sua conta logo no primeiro uso ou deixar isso para depois. Outro ponto positivo desse sistema é que, como eu já havia usado o Google Nest Mini anteriormente, não precisei fazer o reconhecimento de voz novamente. O Google Home usou o reconhecimento que já existia na minha conta.

Para sincronizar outros aparelhos - como seu celular ou a TV - com o Nest Audio é preciso que os dois estejam na mesma rede de Wi-Fi. Assim, você pode, por exemplo, reproduzir músicas do seu celular no smart speaker. Minha única crítica a essa função é que, quando uma playlist ou álbum acabava de tocar e eu selecionava outra, tinha que conectar o celular ao smart speaker de novo. Se preferir, você pode pedir para o Google Assistente tocar músicas no serviço de streaming de sua preferência e ouvir suas músicas favoritas mesmo se o celular estiver longe.

Além disso, o Nest Audio também tem várias skills. Você pode pedir para o Google Assistente fazer ligações e falar com seus contatos diretamente pelo smart speaker, além de montar uma agenda, saber a previsão do tempo para a sua cidade, criar um timer para te ajudar na cozinha, entre uma grande variedade de funções. Eu não tive nenhuma dificuldade para usar as funções do Google Assistente pelo Nest Audio e tudo pode ser feito por comando de voz.

Microfone

Luzes LED se acendem quando o Google Nest Audio é acionado (Foto: Zoom)
Luzes LED se acendem quando o Google Nest Audio é acionado (Foto: Zoom)

O novo smart speaker do Google tem 3 microfones de campo distante, ou seja, o aparelho promete captar os comandos de voz mesmo quando você está distante do aparelho. Testei os microfones dando comandos ao Google Assistente em diferentes locais da casa, mesmo em outros cômodos.

O Nest Audio captou muito bem a minha voz e atendeu aos comandos dados e respondeu às minhas perguntas. Por isso, não tenho nenhuma reclamação quanto ao microfone desse smart speaker.

Quer montar uma casa conectada? Confira o que você precisa ter para fazer isso!

Áudio

O som do Google Nest Audio é muito mais potente que o do Nest Mini, smart speaker de entrada da fabricante. O novo modelo conta com um woofer de 75 mm e tweeter de 19 mm, o que garante um som mais intenso e com maior qualidade. De fato, a experiência ouvindo música neste aparelho foi muito boa e ele alcançou volumes altos sem distorcer o som.

Esse smart speaker tem um software de ajustes de áudio, que adapta o som de acordo com o ambiente em que ele está sendo usado. Isso ajuda a ouvir músicas ou mesmo as notícias do dia com muito mais clareza. Embora não seja aquele som de cinema que o Google promete, o Nest Audio realmente tem muito mais qualidade e potência de som que o irmão mais barato.

Além disso, esse modelo traz uma novidade muito interessante: se você tiver dos Google Nest Audio, é possível parear os dois dispositivos para aproveitar um som estéreo. Como eu só tinha um aparelho, não pude testar essa função.

Custo-benefício

O Google Nest Audio pode ser encontrado a partir de R$ 760 reais, o que garante um bom custo-benefício para esse smart speaker. Embora existam modelos mais em conta, esse preço ainda é acessível e, considerando os recursos disponíveis e a potência e qualidade do som, o custo-benefício fica muito bom.

Ele é compatível com Android e iOS, o que faz com que seja um produto bastante versátil. Além disso, o Nest Audio é uma boa opção para quem já usa Google Assistente e quer continuar com essa assistente virtual para integrar os dispositivos inteligentes da casa.

Confira a lista com os melhores smart speakers para comprar em 2021.

Produtos similares

Se você ainda está em dúvida se o Google Nest Audio é o smart speaker ideal para você, separamos dois outros aparelhos que podem te agradar. Para quem busca um dispositivo mais simples, com bom custo-benefício e áudio mais básico, o Google Nest Mini é uma ótima escolha. Ele também tem Google Assistente, perfeito para quem já usa essa assistente virtual.

Para quem prefere usar a Alexa e busca um smart speaker potente e com boa qualidade de áudio, o Echo Studio é a escolha ideal. Esse aparelho tem Dolby Atmos, graves intensos e equalização automática. Além disso, ele ajuda a integrar outros dispositivos inteligentes. Confira as melhores ofertas para os dois smart speakers aqui no Zoom:

Aproveite para ver o review do Nest Audio no nosso canal no Youtube: