Google Nest Mini: como funciona a caixa de som inteligente do Google?

A Google Nest Mini é uma das mais recentes caixas de som inteligentes do mercado e você precisa conhecê-la!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Lançado no final de 2019, a Google Nest Mini ainda é uma novidade – tanto no Brasil quanto no mundo afora. A caixa de som inteligente, aliás, chegou para rivalizar diretamente com a Echo Dot, da Amazon, também lançada no País há não muito tempo.

À primeira vista ela se parece muito com a sua antecessora, a Google Home Mini. Porém são nas funcionalidades que o novo alto-falante tem se destacado. Ficou curioso? Neste artigo vamos explicar como ele funciona.

Ficha técnica da Google Nest Mini:

  • Conexões: Wi-Fi e Bluetooth 5.0;
  • Alto-falante: um driver de 40 mm com som em 360 graus;
  • Microfone: três microfones com tecnologia de campo distante;
  • Compatibilidade: Android 4.2 e superior, iOS 9.1 ou superior;
  • Cabo de alimentação: 1.5m
  • Vem com: Chromecast integrado
  • Processador: CPU ARM Quad Core de 64 bits 1,4 GHz (mecanismo de aprendizado)
  • Dimensões: 98 x 42 mm (diâmetro x altura);
  • Peso: 181 gramas

Funcionalidade

Como o Google Nest Mini funciona na prática?

Para começar, podemos adiantar que a Nest Mini já vem com a Google Assistente, que desde 2017 funciona em português. E com menos de dez centímetros de diâmetro e pesando cerca de 200 gramas, a caixa de som inteligente não demanda muito para entrar em funcionamento.

Ela é tão simples que você nem precisa clicar em algum botão para ela funcionar. Para iniciá-la, você precisa:

O novo smart speaker busca oferecer todos os benefícios da Google Assistente para dentro de casa. Desde auxílios básicos, como consultar a agenda e marcar compromissos ou reproduzir uma playlist do Spotify, até atividades mais complexas. Conectando-se via internet com outros dispositivos inteligentes (que também tenham acesso à Google Assistente), é possível ligá-los ou desligá-los apenas com o comando de voz.

Vale destacar, ainda, que a caixa de som apresenta a Google Assistente mais rápida, levando menos tempo para concluir comandos comuns. Para acelerar um pouco as coisas, foi inserido um chip de aprendizado de máquina dentro da Nest Mini. Assim, a assistente inteligente conseguirá aprender os comandos que você usa com mais frequência e irá processá-los mais rapidamente.

Por exemplo: que tal criar uma rotina? A depender de como a Nest Mini for configurada, é possível, ao dizer uma frase como “Ok, Google. Bom dia”, que o smart speaker personalize uma série de ações – de acender as luzes ou ligar algum outro dispositivo inteligente da casa e, até mesmo, falar sobre a previsão do tempo e de como está o trânsito da cidade. Aliás, é importante destacar que o dispositivo salva automaticamente a sua localização. Assim, ele sempre terá como ponto de referência a sua casa.

A caixa de som inteligente oferece todas as comodidades da Google Assistente para dentro de casa. (Reprodução: Shutterstock)

Áudio

Qualidade de som da Nest Mini não decepciona

Em relação à sua versão anterior, a Google Nest Mini passou por melhorias e apresenta uma boa qualidade de som. Com três microfones de campo remoto embutidos, não haverá dificuldade para o dispositivo ouvir o comando a alguns metros de distância.

Se você não estiver com o celular em mãos, por exemplo, e falar diretamente com a caixa de som bluetooth, a Google Assistente, embutido no dispositivo, dará conta de atender a sua demanda. Bem legal, não acha?

Além disso, diferentemente da Google Home Mini, a Nest Mini ajustará automaticamente o volume da caixa de som quando houver ruído ao fundo. Portanto, se o volume do alto-falante estiver baixo e você fizer uma pergunta à Google Assistente ou informar um comando, ele responderá em um nível de volume mais alto para acomodar o nível de ruído do local onde ele se encontra. Da mesma maneira, se você estiver ouvindo uma música e resolveu bater algo no liquidificador – que com certeza gerará um ruído considerável – por exemplo, o som também será ajustado.

Pensando apenas na função principal da caixa, que é o som, podemos dizer que, pelas configurações, ela parece não deixar a desejar. Você pode desde ouvir os hits famosos até do momento até as notícias das últimas horas sem interrupções, visto que a Google Nest Mini vem com um botão físico no aparelho e que pode ser desligado, para que a assistente não interrompa, por exemplo. Ao desativar o microfone, as luzes do smart speaker ficam laranjas.

Bom, dito tudo isso, vale ressaltar que o aparelho não oferece algo além do que ele é capaz. Visto o seu pequeno tamanho e um driver de 40 mm com som em 360 graus, dificilmente ele conseguirá substituir uma caixa de som potente – destinada precisamente para festas e espaços maiores.

Saiba mais: Como usar o Google Classroom para ter aulas pelo celular

Design

Sustentável: Google Nest Mini é feita de plástico reciclado

Uma das coisas mais interessantes sobre a Google Nest Mini é ela ser fabricada de forma sustentável. O tecido na parte superior do alto-falante é 100% feito de garrafas plásticas recicladas, de acordo com a fabricante. Já o fundo é feito com pelo menos 35% de plástico reciclado pós-consumo.

Ao compararmos com a sua antecessora, a caixa de som inteligente do Google acrescentou um furo na parte inferior, sendo possível instalar o dispositivo na parede – apenas verifique se há uma tomada por perto para conectar, visto que o cabo de alimentação tem 1,5m de comprimento.

Outra novidade, aliás, são as de luzes brancas de LED quando um áudio estiver ativo e houver algum tipo de aproximação do aparelho. Assim, caso o usuário deseje ajustar o volume, é possível identificar essa função nas laterais.

Leia mais: Veja como fazer videoconferência através da TV

A caixa de som inteligente do Google também se destaca por ser fabricado com material sustentável. (Reprodução: Shutterstock)

Custo-benefício

Vale a pena comprar a Google Nest Mini?

Se você procura um alto-falante inteligente habilitado para a Google Assistente, que ofereça áudio nítido, som de boa qualidade e um tempo rápido de resposta, a Google Nest Mini é uma boa opção. O seu preço não ultrapassa R$ 350, o que não é muito caro, se considerarmos o seu potencial tecnológico e mesmo o fato de ser um produto recém-chegado ao mercado.

Para além da boa conexão com outros dispositivos inteligentes dentro de casa, integrar a assistente com outras ferramentas e dispositivos Google podem tornar a vida ainda mais simples. Afinal, não é sempre que um único aparelho é capaz de conectar a casa inteira, junto com a sua rotina, apenas com o comando de voz.

Leia também: