HomePod Mini: Apple lança novo smart speaker com reconhecimento de voz

No mesmo evento de lançamento do iPhone 12, a Apple também anunciou detalhes do seu novo smart speaker.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A Apple apresentou nesta terça-feira (13), em evento que anunciou o iPhone 12, a sua mais nova caixa de som inteligente: o HomePod Mini. Trata-se de uma versão menor, tanto em dimensões quanto em preço, do HomePod, lançado em 2017. Com isso, o novo smart speaker promete ser um forte concorrente da Echo Dot, da Amazon, e da Nest Audio, da Google.

Leia também: iPhone 12 com 5G é lançado; confira todos os detalhes sobre os aparelhos

Além de caixa inteligente, o HomePod Mini também é capaz de tocar músicas, informar a previsão do tempo, entre outros recursos. (Imagem: Reprodução/Apple)
Além de caixa inteligente, o HomePod Mini também é capaz de tocar músicas, informar a previsão do tempo, entre outros recursos. (Imagem: Reprodução/Apple)

Dispondo de pouco mais de oito centímetros de altura, o HomePod Mini está disponível nas cores branca e cinza. Aliás, não muito diferente de outras caixas de som disponíveis no mercado, ela conta com um design esférico, apesar de maior, e é feito com materiais sustentáveis. Em relação ao preço, a Apple anunciou o produto por US$ 99 (ou aproximadamente R$ 551,44 com a cotação do dólar de hoje).

“O HomePod Mini tem tudo o que os clientes desejam em um alto-falante inteligente: som incrível para ouvir música, assistente inteligente que oferece uma experiência pessoal a cada membro da família e, como todos os produtos da Apple, é projetado com privacidade e segurança”, pontuou Bob Borchers, vice-presidente de Marketing de Produto da Apple.

Assistente pessoal já conhecida pelos brasileiros

Até mesmo quem não tem um iPhone já ouviu falar da assistente pessoal Siri – e é quem promete tornar o dia a dia do usuário ainda mais fácil. Ela não apenas é capaz de responder a comandos, que vão desde falar as principais notícias ou previsão do tempo, por exemplo, como consegue, também, reconhecer as vozes de comando e fornecer respostas personalizadas.

Além disso, quem dispõe de outros aparelhos inteligentes na casa terá uma boa integração (desde que os mesmos sejam compatíveis com a Siri). Apagar as luzes ou ligar a televisão, por exemplo, podem ser feitos por voz, através dessa smart speaker.

Ao aproximar o celular da caixa de som, a música pode ser reproduzida no gadget instantaneamente.(Imagem: Reprodução/Apple)
Ao aproximar o celular da caixa de som, a música pode ser reproduzida no gadget instantaneamente.(Imagem: Reprodução/Apple)

Ainda de acordo com a fabricante, o HomePod Mini tem uma boa conexão com outros dispositivos Apple, tornando mais fácil atender uma chamada, ouvir música no Mac. Ao ouvir música no iPhone, os usuários também podem simplesmente aproximar o aparelho do HomePod Mini e reproduzir a música sem perder o ritmo.

Experiência sonora 360º

Por fim, outro destaque importante do HomePod Mini é a qualidade de som que a fabricante promete. Afinal, o dispositivo conta com o processador Apple S5 e softwares avançados que analisam as características do som emitido. Desta maneira, o áudio computacional é capaz de aplicar modelos de afinação complexos a fim de otimizar o volume com relação ao ambiente.

Apesar de não ser capaz de substituir uma caixa de som potente, o novo gadget da Apple pode ajustar a forma como uma música soa em até 180 vezes por segundo. Já o seu formato esférico garante que a experiência sonora seja de 360º.

Vale mencionar, porém, que a smart speaker da Apple será lançada oficialmente, com possibilidade de compra imediata, apenas no dia 16 de novembro – a pré-venda acontecerá dez dias antes. No entanto, ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Além disso, por enquanto, o HomePod Mini é compatível apenas com celulares iOS.

Leia também: