Siri, Cortana e Alexa: quem são e como funcionam as assistentes virtuais?

Quem são Siri, Cortana e Alexa?

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

As assistentes virtuais já se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas, especialmente de quem prefere usar comandos de voz para dar ordens aos dispositivos, como TVs, smartphones ou mesmo computadores. Além da Siri e da Alexa, que já são muito conhecidas, a Cortana também faz parte do grupo.

Originalmente lançada para o Windows Phone 8.1, a Cortana é a assistente de produtividade pessoal da Microsoft que acompanha o Windows 10 desde seu lançamento em 2015. Ela funciona da mesma forma que as assistentes virtuais mais famosas. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

Ainda não sabe como usar a Siri? Confira 18 coisas úteis que a assistente virtual da Apple pode fazer por você.

Cortana é a assistente presente no Windows (yougoigo/Shutterstock)
Cortana é a assistente presente no Windows (yougoigo/Shutterstock)

Quem são Siri, Cortana e Alexa?

As três são assistentes virtuais com inteligência artificial para poderem operar através de comandos de voz. A Siri é assistente digital da Apple, presente em toda a linha da marca, desde iPhone e MacBooks até o Apple Watch. Ela atende pelo comando de voz “E aí, Siri” e pode auxiliar com sua agenda, pesquisas, ligações para contatos e mais. Se você tiver uma casa inteligente é possível controlá-la com a Siri.

A Alexa é a assistente digital criada pela Amazon e é bastante popular por acompanhar os dispositivos da linha Echo, os smart speakers da Amazon. Suas funcionalidades são semelhantes a outras assistentes virtuais e para ativá-la basta falar seu nome. Ela possibilita o controle de dispositivos inteligentes por comandos de voz, realiza pesquisas na internet, cria lembretes e alarmes e lê notícias.

Curte praticidade no dia a dia? Conheça 7 das funções mais úteis da Alexa.

A Cortana, por sua vez, que é a assistente criada pela Microsoft, responde também a comandos por voz e serve para executar uma série de tarefas para deixar seu dia a dia mais prático. O sistema é passível de configuração, que pode ativar ou desativar o sistema de reconhecimento de voz, marcação, digitação e o rastreador de localização.

Confira, a seguir, algumas das principais funções que você pode fazer com essas três assistentes virtuais.

Veja o que você pode fazer com ajuda das assistentes virtuais (Foto: Shutterstock)
Veja o que você pode fazer com ajuda das assistentes virtuais (Foto: Shutterstock)

Organize sua agenda

Se você associar um endereço de e-mail à sua conta, você pode utilizar qualquer uma das assistentes virtuais para criar uma agenda. Assim, a Cortana, Siri ou Alexa terá acesso ao calendário associado à sua caixa de entrada e poderá agendar compromissos e fazer lembretes.

É só acionar a assistente virtual de sua escolha e, em seguida, dizer o comando desejado: “Agende um compromisso” ou “me lembre de”. Bem mais fácil do que ter que digitar tudo pelo celular ou computador, né?

Fique por dentro dos principais acontecimentos

Manter-se informado com as assistentes virtuais é bem simples. A Cortana, A Alexa e a Siri podem responder desde perguntas mais específicas até as mais gerais. Para saber o vencedor de algum campeonato de futebol, por exemplo, é só perguntar quem foi o campeão.

Você também pode fazer perguntas mais gerais, como "Quais são as notícias de hoje?". Além disso, quando a assistente não souber a informação, ela abrirá o navegador trazendo os resultados relevantes.

Envie E-mails

Se ficar por dentro das notícias por comando de voz parece interessante, imagine mandar um e-mail sem precisar digitar nada? Sim, com auxílio de uma assistente virtual você pode enviar mensagens importantes sem precisar abrir o navegador ou aplicativos.

É só ativar a assistente virtual e dizer “envie e-mail para” e o nome do contato. Após o comando, é só falar a mensagem a ser enviada e pronto, o e-mail será enviado pela conta vinculada à assistente virtual.

Compreenda outras línguas

A barreira linguística não existe com as assistentes virtuais. Traduza frases e expressões facilmente com o comando “o que significa...” ou “traduza…” e as palavras que você deseja traduzir.

O mesmo vale para o sentido contrário: você pode usar a Cortana, Siri ou Alexa para traduzir uma frase em português para qualquer outro idioma.

A Alexa já vem integrada nos smart speakers da Amazon (Foto: Shutterstock)
A Alexa já vem integrada nos smart speakers da Amazon (Foto: Shutterstock)

Descubra significado de palavras

Não é necessário usar um dicionário para procurar palavras desconhecidas. Basta dizer “o que significa” ou “a definição de” para acabar com o mistério das palavras com a Cortana, a Siri e a Alexa. Bem mais simples que procurar o significado em um dicionário, né?

Prepare-se de acordo com a previsão do tempo

Dentre tantas informações, as assistentes virtuais também podem pode te ajudar a se planejar para o dia de acordo com a previsão do tempo. Basta perguntar "Qual é a previsão do tempo para hoje?" para ser informado da temperatura atual e previsão do tempo para o dia.

Se você gosta de se planejar com antecedência, também dá para perguntar a previsão do tempo para o dia seguinte ou para outros locais, é só informar a data e lugar desejados.

Converta medidas

Nossos cotidianos são rodeados por diversas unidades de medidas que nos auxiliam nas tarefas, como comprimento, temperatura, volume, corrente elétrica, voltagem e outros. Mas, com ajuda da Siri, Cortana ou Alexa, memorizar tantas medidas é desnecessário.

Você pode tirar suas dúvidas e realizar conversões sempre que precisar. Experimente dizer “quantos centímetros tem um metro” ou similares.

Entretenimento

As assistentes virtuais não servem apenas para auxiliar nas tarefas do dia a dia, a Cortana também é excelente para nos entreter. A Cortana, a Siri e a Alexa podem te contar histórias e piadas, além de cantar e responder perguntas variadas.

Divirta-se com a sua assistente virtual dizendo "cante para mim", "me conte uma piada" ou "conte uma história de ninar". Você ainda pode jogar jogos com as assistentes virtuais, que vão variar de acordo com a opção escolhida por você, ou mesmo pedir para elas tocarem uma música ou playlist específica.

Funções pouco conhecidas: descubra algumas skills da Alexa que talvez você ainda não conheça.

Como desativar a Cortana no seu computador Windows

Se você tem um computador Windows com Cortana ativada, mas quer desativar a ajuda da assistente virtual, dá para fazer isso seguindo esse passo a passo bem simples.

Passo 1. Primeiro clique em “Configurações” no menu iniciar.

A Cortana pode ser desativada nas configurações (Reprodução/Thayna Cruz)
A Cortana pode ser desativada nas configurações (Reprodução/Thayna Cruz)

Passo 2. Em seguida, clique em “Aplicativos”.

Selecione a aba "aplicativos" (Reprodução/Bruno Caron)
Selecione a aba "aplicativos" (Reprodução/Bruno Caron)

Passo 3. Em “Aplicativos e Recursos” procure pelo aplicativo da Cortana e clique nele. Na sequência clique em “Opções Avançadas”.

(Reprodução/Bruno Caron)
(Reprodução/Bruno Caron)

Passo 4. Por fim, desça a barra de rolagem e clique em Terminar para encerrar a operação.

(Reprodução/Bruno Caron)
(Reprodução/Bruno Caron)

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Leia também: