Chromecast com Google TV é anunciado; confira mais detalhes

Dongle da Google chega com controle remoto e comando de voz.

Yulli DiasEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A Google anunciou hoje, quarta-feira (30), em um evento online o seu mais novo dongle, o Chromecast com Google TV, que anteriormente estava sendo chamado de Sabrina. O aparelho chega com grandes novidades ao compararmos com seu irmão mais novo: controle remoto com bluetooth, suporte à assistente pessoal da marca e Google TV como sistema operacional.

É possível perceber, também, uma mudança no design do aparelho, que deixou de ser redondinho e agora, apesar de seguir a mesma linha, é um pouco mais oval e comprido.

Chromecast com Google TV chega nas cores branco, azul bebê e salmão. (Imagem: Reprodução/Google)
Chromecast com Google TV chega nas cores branco, azul bebê e salmão. (Imagem: Reprodução/Google)

O aparelho já está disponível em lojas dos Estados Unidos pelo valor sugerido de US$ 49,99, mas ainda não temos notícias sobre quando o modelo vai chegar ao Brasil. Além do chromecast, a empresa também anunciou outros produtos, como smartphone e caixa de som. Para saber mais sobre esses outros lançamentos, é só clicar aqui.

A grande sacada desse novo aparelho capaz de transformar a TV em smart é que ele deixa de ser o que conhecemos hoje como chromecast, ou seja, ele deixa de depender do smartphone e agora tem um sistema operacional próprio e pode ser comandado através do controle remoto, ficando bem parecido com as TVs Box que conhecemos.

Google TV é um dos diferenciais do novo Chromecast

Um dos pontos que mais chamou a atenção nesse lançamento do Google é a inclusão do sistema operacional. Como dito anteriormente, ele não precisa mais ser utilizado com celulares, já que consegue transformar a TV em smart sozinho.

Ao invés de vir com o Android TV, como é visto na maioria das TVs Box, o Google escolheu colocar seu sistema próprio, e novo, no chromecast atual: o Google TV. De acordo com a empresa, ele vem com o intuito de facilitar a usabilidade do usuário ao utilizar diversos serviços de streaming.

Chromecast chega com o novo sistema operacional do Google, o Google TV. (Imagem: Reprodução/Google)
Chromecast chega com o novo sistema operacional do Google, o Google TV. (Imagem: Reprodução/Google)

Como é visto em algumas TVs Box, esse Chromecast com Google TV também vem com suporte ao 4K - lembrando que é necessário que a TV que o dongle for inserido também consiga reproduzir tal resolução -, além de outros recursos para melhorar a qualidade de imagem, como HDR 10+, Dolby Vision e Dolby Atmos, como melhorias de imagem e som, respectivamente.

Outro detalhe bacana, dentre os demais, é que com esse novo Chromecast vai ser possível salvar vídeos, filmes ou séries para "assistir mais tarde". Isso tudo pode ser feito através do smartphone Android.

E não para por aí. Como já visto nos chromecasts lançados anteriormente pela marca, o Chromecast com Google TV também vem com o Modo Ambiente, sendo possível escolher fotos que podem ser exibidas na tela ao invés de ficar preta quando a TV estiver em stand by. Para isso, basta escolher imagens através da galeria do celular, ao se conectar com o chromecast.

Controle remoto também esta presente no novo Chromecast

Como muitos já almejavam anteriormente, finalmente o Google trouxe ao seu novo aparelho o controle remoto, não sendo mais necessário comandar o aparelho através do smartphone, como acontece com todos os outros modelos lançados anteriormente.

O controle remoto funciona através da tecnologia Bluetooth e chega com botões específicos para duas plataformas de streaming, Netflix e Youtube. Através dele também é possível acionar a Google Assistente, assistente pessoal da marca, que é capaz de controlar tanto a reprodução dos conteúdos quanto outros dispositivos inteligentes e integrados ao Google Home.

Uma das grandes novidades do Chromecast com Google TV é o controle remoto. (Imagem: Reprodução/Google)
Uma das grandes novidades do Chromecast com Google TV é o controle remoto. (Imagem: Reprodução/Google)

Leia também: Casa Conectada: Google Assistente é capaz de comandar toda a sua casa, através do comando de voz

O recurso de comando de voz já funcionava no Chromecast 3, mas só era possível através do smartphone. Agora, tudo é feito por meio do controle remoto.