Chromecast não conecta no Wi-Fi? Veja como resolver
Confira principais causas de falha na conexão do aparelho
Publicado e atualizado 5 min. de leitura.
O chromecast é um aparelho capaz de transformar a TV em smart, sendo possível espelhar diversos conteúdos de mídia e se divertir vendo séries e filmes por meios de apps de streaming, como a Netflix, Spotify, Prime Video, Telecine Play, entre outros. E isso tudo pode ser feito através do smartphone, tablet ou notebook.
No entanto, para ter em mãos essas facilidades, é necessária uma boa conexão com a internet, e o meio mais prático de navegação é através da rede sem fio. Mas o que fazer quando o chromecast não conecta no wi-fi?
A seguir, listamos possíveis causas de falha na conexão e os procedimentos a serem seguidos para resolver o problema, tanto no chromecast quanto no modem e no celular.
1. No modem
Verifique a rede Wi-Fi da casa
O primeiro passo é simples: certifique-se de que o modem de internet da casa esteja funcionando corretamente. Para isso, basta testar a conexão Wi-Fi no celular ou notebook. Caso esteja tudo ok e funcionando nesses aparelhos, mas ainda assim o chromecast não conecta, então desligue o modem de internet por 10 segundos e tente novamente.
Ponto bem importante: o celular e o chromecast precisam estar conectados na mesma rede wi-fi. Então, fique ligado nisso!
O Google recomenda uma aproximação mínima de até 5 metros do roteador, isso significa que quanto mais longe o chromecast estiver do ponto de acesso Wi-Fi, mais instável fique a conexão.
Observação: como essas dicas variam de acordo com o modelo do modem, entre em contato com sua operadora de internet para o suporte necessário ou confira o passo a passo no manual do aparelho.
2. No celular:
Configure a rede do dispositivo para receber o chromecast
Se o modem funcionar normalmente, é hora de conferir a internet no celular. Dê uma olhada se o smartphone e o aplicativo Google Home estão na mesma rede wi-fi particular.
Lembrando que não é possível acessar o chromecast através de uma rede aberta, de visitante, ou naquelas que pertencem a estabelecimentos comerciais.
2.1. Problemas de Data e Hora
Algumas falhas na conexão com o chromecast acontecem quando o smartphone não está com o mesmo fuso horário do app na TV. Para resolver, ative o funcionamento automático do recurso. Faça o seguinte:
- Acesse as configurações do celular;
- Vá para “Gerenciamento Geral”;
- Escolha “Data e Hora”;
- Ative a opção "Data e Hora Automáticas”

2.2. Limpar cache do app
Logo após o procedimento anterior:
- Desconecte o chromecast da televisão e o modem de internet da tomada por 2 minutos;
- Limpe o cache do Google Home;
- Desinstale o aplicativo;
- Reinicie o aparelho;
- Acesse a Google Play e baixe novamente o app.
Para limpar o cache no Android:
- Identifique o ícone do app do Google Home, aperte e segure em cima por alguns segundos até aparecer uma janela com 4 opções;
- Clique em “inform. do App”;
- Depois vá para “Armazenamento”. Na parte inferior desta tela, escolha “limpar cache”.

No iPhone não existe a opção de "limpar cache" tão facilmente. O que pode ser feito:
- Entrar em Ajustes > Geral;
- Clique em "Armazenamento do iPhone";
- Procure o app do Google Home e clique nele;
- Clique em "Apagar app"
Vale ressaltar que essa opção não é para limpar apenas o cache, mas sim apagar tanto o app quanto tudo salvo no celular referente a ele.
2.3. Crie uma nova casa no Google Home
É possível que tenha dado algum erro na conexão na hora que criou a casa ao configurar pela primeira vez o chromecast na televisão. Por isso, é indicado que tente refazer esse processo, para que a conexão de internet seja feita.
Para esse procedimento, é importante ativar o Bluetooth no celular.
- Entre no aplicativo “Google Home” em seu celular;
- Clique em "Configurações";
- Dentro da seção "Ambientes, grupos e dispositivos" clique em "Criar uma nova casa";
- Em Apelido e endereço da casa, defina um novo ambiente com nome e endereço onde você mora (essa última parte não é precisa ser preenchida, só caso você queira que Google Home te ajude em rotas e ao falar o clima da cidade onde mora, por exemplo);
- Depois clique no botão azul retangular escrito “próxima”;
- Se o bluetooth estiver ativado e o Wi-Fi configurado, o celular vai automaticamente para a tela “Procurando dispositivos”;
Importante: isso tudo precisa ser feito com a televisão ligada, para que o chromecast também esteja ligado e conectado ao app Google Home.
- Logo após vai aparecer a frase “Dispositivo encontrado, gostaria de configurar esse dispositivo?";
Depois é só seguir os passos mostrados pelo aplicativo. Caso ainda tenha dúvidas, você pode dar uma olhadinha no nosso artigo de como conectar o chromecast na televisão clicando aqui!
Se a rede local está ativada e a do Chromecast também, mas mesmo assim não há conexão ou o Google Home não reconhece o Wi-Fi da casa, a fabricante recomenda novamente reiniciar o modem e a TV Box.
Para reiniciar o Chromecast, tire o cabo de força do aparelho conectado no televisor, depois de 2 minutos ligue novamente ao dispositivo.
Para verificar se as dicas anteriores deram certo, tente acessar a internet no Chromecast. Depois de fazer esses passos, atualize o smartphone. Os procedimentos foram realizados em um Samsung Note 9 com Android 10 instalado.
3. Na TV
Como resolver problemas no app do chromecast
Está tudo ok no modem, você acessa normalmente a rede sem fio no celular, mas nada da TV box da Google conectar. E agora, o que fazer quando o Chromecast não reconhece o Wi-Fi?
O primeiro passo é saber se o app na TV está com o wireless ativado. Se sim, mas não aparece o Wi-fi da casa na lista das redes disponíveis, considere resetar o aplicativo no televisor.
Para fazer o reset do app na televisão:
- Clique e segure o único botão que tem no aparelho do chromecast durante 20 segundos;
- Uma luz de led vai piscar por alguns instantes e mudará de cor para branco, e a tela da TV vai apagar;
Este procedimento desinstala o aplicativo do Chromecast no televisor; portanto, é necessário reinstalar a ferramenta. Proceda como se fosse a primeira vez que você instala o sistema operacional da TV box da Google. Caso tenha dúvidas, explicamos esse passo a passo em outro artigo nosso: é só clicar aqui.
Caso tenha feito todos os passos e o problema ainda não tenha sido resolvido, entre em contato com o serviço de suporte da fabricante.