Logo Buscapé
Logo Buscapé

Se o seu Chromecast não conecta no Wi-Fi e a frase "Não foi possível estabelecer comunicação com o Chromecast" está aparecendo na tela da sua TV ou do seu celular, você chegou ao lugar certo. Nesse artigo, listamos as possíveis falhas que podem surgir na conexão com o aparelhinho do Google e ensinamos como corrigi-las. Mudar o Wi-Fi do Chromecast após trocar a rede da casa, por exemplo, é uma dificuldade comum entre os usuários do dispositivo. A seguir, descubra como resolver estes possíveis problemas e reestabelecer a sua conexão com a internet!

Leia também: Testamos o novo Chromecast 4K: imagem de qualidade e sistema operacional intuitivo

A seguir, explicamos o que fazer caso o Chromecast não conecte no Wi-Fi (Foto: Mosaico)

Verifique se o roteador está funcionando corretamente

Se o seu Chromecast não conecta no Wi-Fi, o primeiro passo para resolver o problema é simples: verificar se o modem da internet está funcionando corretamente. Para descobrir, teste a conexão com o Wi-Fi no celular ou notebook. Tudo funcionando direitinho nos dois aparelhos e mesmo assim o Chromecast não conecta à internet? Desligue o modem por 10 segundos e tente novamente.

Ah, um ponto importante de destacar é que o o celular e o Chromecast precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi. Então, fique ligado nisso! Vale lembrar, ainda, que o Google recomenda uma distância máxima de 5 metros do roteador. Isso significa que, quanto mais longe o Chromecast estiver do ponto de acesso ao Wi-Fi, mais instável será a conexão.

Falando em roteadores, confira a nossa lista dos melhores roteadores Wi-Fi do ano

Chromecast ainda não conecta no Wi-Fi? Siga estes passos no celular

Se o modem está funcionando corretamente e o Chromecast continua não conectando no Wi-Fi, é hora de checar alguns pontos no seu celular.

Veja se o celular e a TV estão com a mesma data e hora

Se o seu smartphone e a sua televisão não estiverem com a mesma data e o mesmo horário, é possível que ocorram problemas na conexão do Chromecast com o Wi-Fi. Para resolver, faça o seguinte:

  • Passo 1: acesse as configurações do seu celular;
  • Passo 2: vá para “Gerenciamento Geral”;
  • Passo 3: escolha “Data e Hora”;
  • Passo 4: ative a opção "Data e Hora Automáticas”.

Leia também: 7 funções do Chromecast que talvez você não conheça

Limpe o cache do aplicativo Google Home

Se a conexão continuar com erro mesmo após você realizar o procedimento anterior, experimente limpar o cache do aplicativo Google Home. Para isso, siga o passo a passo a seguir em celulares Android:

  • Passo 1: identifique o ícone do app do Google Home, aperte e segure em cima por alguns segundos até aparecer uma janela com 4 opções;
  • Passo 2: clique em “inform. do App”;
  • Passo 3: depois vá para “Armazenamento”. Na parte inferior desta tela, escolha “limpar cache”.

No iPhone, não existe a opção de limpar o cache dos aplicativos. O que você pode fazer para tentar corrigir a falha na conexão é apagar o app Google Home e baixá-lo novamente. Veja o passo a passo:

  • Passo 1: na tela inicial, toque no ícone do Google Home e segure por alguns segundos;
  • Passo 2: selecione "Remover app";
  • Passo 3: confirme a sua escolha clicando em "Apagar app" e, depois, em "Apagar".
  • Passo 4: agora, vá até a App Store e procure "Google Home";
  • Passo 5: clique no ícone de nuvem do lado do nome do aplicativo e espere o download do app acabar.

Com isso feito, cadastre novamente o seu Chromecast ao Google Home e configure a rede Wi-Fi do zero.

Crie uma nova casa no app Google Home

Já tentou todas as outras alternativas e mesmo assim o Chromecast não conecta no Wi-Fi? Tente criar uma nova casa no aplicativo Google Home. A internet pode ter ficado instável durante a configuração do Chromecast no app do Google. Por isso, vale configurá-lo novamente, do zero.

Comece ativando o Bluetooth do seu smartphone. Depois, siga o passo a passo:

  • Passo 1: entre no aplicativo “Google Home” em seu celular;
  • Passo 2: clique em "Configurações";
  • Passo 3: dentro da seção "Ambientes, grupos e dispositivos" clique em "Criar uma nova casa";
  • Passo 4: em "Apelido e endereço da casa", defina um novo ambiente com nome e o seu endereço;
  • Passo 5: depois clique no botão escrito “Próxima”;
  • Passo 6: se o Bluetooth do celular estiver ativado e o Wi-Fi configurado, o celular vai automaticamente para a tela “Procurando dispositivos”;
  • Passo 7: quando o seu dispositivo for encontrado, clique nele para iniciar a configuração e siga o passo a passo indicado pelo app.

Se estiver com dúvidas no processo de configuração, o nosso artigo sobre como instalar o Chromecast na TV pode ajudar. E lembre-se: a televisão precisa estar ligada durante todo este processo. Somente assim o Chromecast também estará ligado e devidamente conectado ao app Google Home.

Como mudar o Wi-Fi do Chromecast

Caso você altere a rede Wi-Fi da sua casa, é preciso mudar o Wi-Fi do Chromecast manualmente no aplicativo do Google Home para que a conexão com a internet seja reestabelecida. Se esse for o seu caso, veja abaixo como realizar o procedimento:

  • Passo 1: entre no aplicativo Google Home e selecione o seu Chromecast;
  • Passo 2: no canto direito, clique na engrenagem;
  • Passo 3: em "Wi-Fi", selecione a opção "Esquecer";
  • Passo 4: agora, volte para a página inicial do Google Home e clique no "+", no canto superior esquerdo;
  • Passo 5: selecione "Configurar dispositivo" e, depois, clique em "Configurar novos dispositivos";
  • Passo 6: escolha a casa, aguarde o Google Home encontrar o seu Chromecast e refaça as configurações do dispositivo, cadastrando a nova rede Wi-Fi.

Em último caso, resete o Chromecast para as configurações de fábrica

O modem está funcionando corretamente, você já tentou todos os passos anteriores e a frase "Não foi possível estabelecer comunicação com o Chromecast" segue aparecendo? A dica é resetar o Chromecast e configurá-lo todo de novo, do zero. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  • Passo 1: clique e segure o botão que tem no aparelho do Chromecast durante 20 segundos;
  • Passo 2: uma luz de LED vai piscar por alguns instantes e mudará para a cor branca. Na sequência, a tela da TV irá apagar;
  • Passo 3: retire o Chromecast do HDMI e insira-o novamente. A partir de agora, proceda a instalação como se fosse a primeira vez que você utiliza o dispositivo do Google.

Uma dica para evitar problemas futuros é investir em uma TV com Chromecast integrado, como é o caso das smart TVs com sistema operacional Android TV. Aproveite e confira abaixo as melhores ofertas para os modelos recentes de Chromecast:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!