Chromecast não conecta no Wi-Fi? Veja como resolver

Confira principais causas de falha na conexão do aparelho

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O chromecast é um aparelho capaz de transformar a TV em smart, sendo possível espelhar diversos conteúdos de mídia e se divertir vendo séries e filmes por meios de apps de streaming, como a Netflix, Spotify, Prime Video, Telecine Play, entre outros. E isso tudo pode ser feito através do smartphone, tablet ou notebook.

No entanto, para ter em mãos essas facilidades, é necessária uma boa conexão com a internet, e o meio mais prático de navegação é através da rede sem fio. Mas o que fazer quando o chromecast não conecta no wi-fi?

A seguir, listamos possíveis causas de falha na conexão e os procedimentos a serem seguidos para resolver o problema, tanto no chromecast quanto no modem e no celular.

1. No modem

Verifique a rede Wi-Fi da casa

O primeiro passo é simples: certifique-se de que o modem de internet da casa esteja funcionando corretamente. Para isso, basta testar a conexão Wi-Fi no celular ou notebook. Caso esteja tudo ok e funcionando nesses aparelhos, mas ainda assim o chromecast não conecta, então desligue o modem de internet por 10 segundos e tente novamente.

Ponto bem importante: o celular e o chromecast precisam estar conectados na mesma rede wi-fi. Então, fique ligado nisso!

O Google recomenda uma aproximação mínima de até 5 metros do roteador, isso significa que quanto mais longe o chromecast estiver do ponto de acesso Wi-Fi, mais instável fique a conexão.

Observação: como essas dicas variam de acordo com o modelo do modem, entre em contato com sua operadora de internet para o suporte necessário ou confira o passo a passo no manual do aparelho.

2. No celular:

Configure a rede do dispositivo para receber o chromecast

Se o modem funcionar normalmente, é hora de conferir a internet no celular. Dê uma olhada se o smartphone e o aplicativo Google Home estão na mesma rede wi-fi particular.

Lembrando que não é possível acessar o chromecast através de uma rede aberta, de visitante, ou naquelas que pertencem a estabelecimentos comerciais.

2.1. Problemas de Data e Hora

Algumas falhas na conexão com o chromecast acontecem quando o smartphone não está com o mesmo fuso horário do app na TV. Para resolver, ative o funcionamento automático do recurso. Faça o seguinte:

  • Acesse as configurações do celular;
  • Vá para “Gerenciamento Geral”;
  • Escolha “Data e Hora”;
  • Ative a opção "Data e Hora Automáticas”
Chromecast não conecta no wi-fi? Tente ajustar a data e a hora do smartphone. | Foto: Roberto Caligari/Zoom
Chromecast não conecta no wi-fi? Tente ajustar a data e a hora do smartphone. | Foto: Roberto Caligari/Zoom

2.2. Limpar cache do app

Logo após o procedimento anterior:

  • Desconecte o chromecast da televisão e o modem de internet da tomada por 2 minutos;
  • Limpe o cache do Google Home;
  • Desinstale o aplicativo;
  • Reinicie o aparelho;
  • Acesse a Google Play e baixe novamente o app.

Para limpar o cache no Android:

  • Identifique o ícone do app do Google Home, aperte e segure em cima por alguns segundos até aparecer uma janela com 4 opções;
  • Clique em “inform. do App”;
  • Depois vá para “Armazenamento”. Na parte inferior desta tela, escolha “limpar cache”.
Um dos passos para fazer o chromecast conectar no wi-fi é limpar o cache do app Google Home. O processo foi feito em um Samsung Note 9. | Foto: Roberto Caligari/Zoom
Um dos passos para fazer o chromecast conectar no wi-fi é limpar o cache do app Google Home. O processo foi feito em um Samsung Note 9. | Foto: Roberto Caligari/Zoom

No iPhone não existe a opção de "limpar cache" tão facilmente. O que pode ser feito:

  • Entrar em Ajustes > Geral;
  • Clique em "Armazenamento do iPhone";
  • Procure o app do Google Home e clique nele;
  • Clique em "Apagar app"

Vale ressaltar que essa opção não é para limpar apenas o cache, mas sim apagar tanto o app quanto tudo salvo no celular referente a ele.

2.3. Crie uma nova casa no Google Home

É possível que tenha dado algum erro na conexão na hora que criou a casa ao configurar pela primeira vez o chromecast na televisão. Por isso, é indicado que tente refazer esse processo, para que a conexão de internet seja feita.

Para esse procedimento, é importante ativar o Bluetooth no celular.

  • Entre no aplicativo “Google Home” em seu celular;
  • Clique em "Configurações";
  • Dentro da seção "Ambientes, grupos e dispositivos" clique em "Criar uma nova casa";
  • Em Apelido e endereço da casa, defina um novo ambiente com nome e endereço onde você mora (essa última parte não é precisa ser preenchida, só caso você queira que Google Home te ajude em rotas e ao falar o clima da cidade onde mora, por exemplo);
  • Depois clique no botão azul retangular escrito “próxima”;
  • Se o bluetooth estiver ativado e o Wi-Fi configurado, o celular vai automaticamente para a tela “Procurando dispositivos”;

Importante: isso tudo precisa ser feito com a televisão ligada, para que o chromecast também esteja ligado e conectado ao app Google Home.

  • Logo após vai aparecer a frase “Dispositivo encontrado, gostaria de configurar esse dispositivo?";

Depois é só seguir os passos mostrados pelo aplicativo. Caso ainda tenha dúvidas, você pode dar uma olhadinha no nosso artigo de como conectar o chromecast na televisão clicando aqui!

Se a rede local está ativada e a do Chromecast também, mas mesmo assim não há conexão ou o Google Home não reconhece o Wi-Fi da casa, a fabricante recomenda novamente reiniciar o modem e a TV Box.

Para reiniciar o Chromecast, tire o cabo de força do aparelho conectado no televisor, depois de 2 minutos ligue novamente ao dispositivo.

Para verificar se as dicas anteriores deram certo, tente acessar a internet no Chromecast. Depois de fazer esses passos, atualize o smartphone. Os procedimentos foram realizados em um Samsung Note 9 com Android 10 instalado.

3. Na TV

Como resolver problemas no app do chromecast

Está tudo ok no modem, você acessa normalmente a rede sem fio no celular, mas nada da TV box da Google conectar. E agora, o que fazer quando o Chromecast não reconhece o Wi-Fi?

O primeiro passo é saber se o app na TV está com o wireless ativado. Se sim, mas não aparece o Wi-fi da casa na lista das redes disponíveis, considere resetar o aplicativo no televisor.

Para fazer o reset do app na televisão:

  • Clique e segure o único botão que tem no aparelho do chromecast durante 20 segundos;
  • Uma luz de led vai piscar por alguns instantes e mudará de cor para branco, e a tela da TV vai apagar;

Este procedimento desinstala o aplicativo do Chromecast no televisor; portanto, é necessário reinstalar a ferramenta. Proceda como se fosse a primeira vez que você instala o sistema operacional da TV box da Google. Caso tenha dúvidas, explicamos esse passo a passo em outro artigo nosso: é só clicar aqui.

Caso tenha feito todos os passos e o problema ainda não tenha sido resolvido, entre em contato com o serviço de suporte da fabricante.

Leia também: