Entenda: como funciona uma TV Box?

Dispositivo faz com que televisões convencionais tenham funcionalidades de modelos smart.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Se você está procurando entender como funciona uma TV Box veio ao lugar certo! Este aparelhinho traz recursos de uma smart TV para uma televisão normal que não tem acesso à internet, e por isso vem se tornando cada vez mais popular.

Hoje, a experiência de assistir televisão exige mais interatividade e essa é exatamente a função da TV Box. Para isso, basta uma entrada HDMI, Wi-Fi disponível na casa e, é claro, escolher um bom aparelho.

Leia também:

Aparelho insere sistema operacional na TV

Quer assistir a um filme na Netflix ou curtir uns vídeos no Youtube e sua TV não é smart? Sem problemas! É para isso mesmo que as TVs Box foram criadas. Grandes marcas como Xiaomi, Apple e Google já exploram este mercado e oferecem aparelhos de alta qualidade, sendo possível encontrar tanto modelos mais em conta quanto mais salgados.

De forma geral, dá para comparar o funcionamento desta caixinha com o de um computador, ou notebook, já que ele conta com processador interno e memória RAM para rodar os aplicativos (você pode até brincar com alguns joguinhos), e a diferença é que, neste caso, o monitor é a TV. Assim como no caso dos computadores, a qualidade do processador e a quantidade de memória RAM vão determinar o desempenho do aparelho. Por isso, preste bastante atenção às especificações.

Além disso, vale ficar ligado também na resolução máxima da TV Box, visto que é possível encontrar modelos que rodam vídeos em 4K e outros em Full HD. Para transmitir conteúdos em ultra definição, por exemplo, é preciso que a televisão aceite esta resolução, do contrário a TV Box vai reproduzir o máximo que a TV aceitar.

TV Box é um aparelho que transforma TV convencional em smart. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
TV Box é um aparelho que transforma TV convencional em smart. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como escolher uma TV Box?

Como já dissemos, você vai precisar de, pelo menos, uma entrada HDMI na TV. Mas, fique tranquilo! Mesmo os modelos mais antigos, como as de tubo, conseguem se conectar à uma TV Box já que contam com saídas Áudio e Vídeo.

Fique ligado também no tipo de conexão disponível na TV Box. Alguns têm Bluetooth e saídas ópticas para ligar uma soundbar ou um home theater, por exemplo, e turbinar o áudio na hora de ver séries e filmes.

Outro ponto importante é o sistema operacional usado pela caixinha. A maioria delas usa versões do Android TV (a mais atual é a 8.1), por isso procure um aparelho que conte com versões pelo menos próximas à essa.

A maioria dos aparelhos também conta com memória interna. Se você quer gravar filmes e séries para ver depois, verifique a quantidade de memória que o aparelho oferece e veja se há possibilidade de expansão via cartão microSD. Quanto mais memória, melhor!

Outro ponto importante para se levar em consideração na hora de adquirir uma TV Box é a assistência técnica. Isso porque existem muitos aparelhos no mercado hoje que são de fora do Brasil e acabam que não tem assistência técnica oficial e autorizada aqui dentro. Mas, para facilitar, podemos adiantar que a maioria das fabricantes hoje tem suporte aqui, como Xiaomi, Apple, Aquário e Amazon.

Modelos de TV Box que valem a pena

Como dissemos acima, temos hoje no mercado diversos modelos de TVs Box, das mais baratas até as mais caras, atendendo à diversos tipos de público. E, para te ajudar nesta jornada de escolher o modelo ideal, montamos uma lista com diversas opções para comprar em 2020: é só clicar aqui!

Além disso, destacamos dois modelos bem bacanas:

Xiaomi Mi Box S é uma TV Box cheia de recursos

A gigante chinesa Xiaomi faz bonito com o Mi Box S, que tem sistema Android 8.1 e Chromecast integrado. O processamento de imagens 4K reproduz cenas de até 60FPS em alta qualidade e em uma velocidade bem rápida. Outro detalhe bacana é o suporte à assistente virtual do Google, que permite fazer consultas apenas por comando de voz.

Apple TV 4K é campeã de qualidade

Esta é uma verdadeira central de mídia, com suporte à resolução 4K e tecnologia HDR, combo que garante uma boa qualidade na transmissão de filmes e séries, já que as imagens vão vir com mais detalhes e cores mais vivas. O áudio é Dolby Atmos, você pode controlar a TV a partir da assistente virtual Siri e também tem acesso ao iTunes e à Apple Store para baixar novos aplicativos. Bem legal!

Leia também: