Segmentação parece ser a palavra de ordem da Apple em 2019. Durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece entre os dias 03 e 07 de junho, a empresa anunciou o novo WatchOS 6.

Entre os destaques da nova versão do sistema para smartwatches destaca-se a inclusão de uma App Store própria, eliminando a necessidade de um iPhone para baixar aplicativos. Recursos focados em saúde e condicionamento físico também foram aprimorados. A seguir, conheça os principais recursos do WatchOS 6.

Leia também: Apple anuncia iPadOS, um sistema pensado para as telas maiores

WatchOS

WatchOS é o sistema operacional da Apple para smartwatches - Foto: Reprodução/Apple

Saúde e Bem-estar

De acordo com Jeff Williams, diretor de operações da Apple, o relógio da Maçã é aliado indispensável para os fãs da marca. “O watchOS 6 amplia nosso compromisso de ajudar os usuários a cuidar melhor da saúde e da forma física com ferramentas poderosas e personalizadas”, explica.

Entre os recursos com foco em saúde, está o monitor de ciclo menstrual que fornece informações sobre período fértil e previsão de quando ocorrerá a próxima menstruação. A função também estará disponível no iPhone com a chegada do iOS 13.

Apple Watch

Apple Watch ganha App Store própria com WatchOS 6 - Foto: Divulgação/Apple

O WatchOS 6 também pode auxiliar nos cuidados com a saúde auditiva do usuário por meio de um medidor de decibéis, o que pode ser útil para pessoas que trabalham em locais muito barulhentos ou mesmo para evitar problemas ao se expor a altos níveis sonoros em ambientes como shows e eventos esportivos. Com o sistema, o relógio inteligente envia uma notificação quando o nível de decibéis chega a 90 dB.

Outra função relacionada ao bem-estar é o monitor de progresso em atividades físicas, que fica na nova aba Trends do app Atividade no iPhone. Por lá, é possível entender os benefícios a longo prazo caso você mantenha a sua rotina de exercícios (ou ser alertado de que é preciso aumentar o ritmo para alcançar um objetivo).

Aba Trends

Aba Trends permite acompanhar possíveis benefícios de exercícios a longo prazo - Foto: Divulgação/Apple

App Store própria, Siri, novos mostradores e mais

Com o loja de aplicativos da Apple diretamente no smartwatch, você pode instalar apps mais facilmente usando a Siri, o Ditado ou escrita à mão. O resultado aparece diretamente na tela do relógio. A medida confere maior liberdade os desenvolvedores, que poderão criar apps diretamente para o relógio inteligente da marca.

A Siri também ficou mais inteligente no sistema, ganhando conectividade com o Shazam para identificar músicas no ambiente ao ser acionada com a frase “Que música é essa?”. Além disso, a Maçã disponibilizou novos mostradores dinâmicos para conferir ainda mais personalidade ao smartwatch.

WatchOS

WatchOS 6 traz calculadora para a tela do Apple Watch - Foto: Divulgação/Apple

Com o app Gravador instalado diretamente no Apple Watch, é mais prático fazer notas de voz sempre que houver a necessidade, bem como a Calculadora chega ao sistema para facilitar na hora de dividir a conta do jantar entre amigos.

O recurso Audiolivros também dispensa o iPhone e permite ouvir os audiolivros adquiridos no Apple Books diretamente no relógio. Por fim, ainda é possível visualizar páginas da web completas no Apple Watch com os resultados de busca da Siri.

Novas pulseiras

Apple Watch

Pulseira “Orgulho” tem parte da receita arrecadada doada à instituições de apoio à causa LGBT - Foto: Divulgação/Apple

A Apple aproveitou o evento para apresentar novas cores de pulseiras esportivas e loop esportivas: amarelo-canário, pitaia e azul-centáurea são os nomes dos modelos que estão disponíveis a partir da última segunda-feira (03).

Além disso, a marca destaca uma outra pulseira loop esportiva chamada “Orgulho”, que tem parte da receita doada para organizações de defesa da causa LGBT.

Disponibilidade

O WatchOS 6 começou a ser liberado para desenvolvedores esta semana, e a previsão é de que seja lançado entre setembro e dezembro para o público final, através de uma atualização de software que contemplará do Apple Watch series 1 em diante, que estiverem emparelhados com iPhone 6S ou posterior.

Encontre as melhores ofertas para Apple Watch no Zoom:

Smartwatch Apple Watch Series 4 44mm

Smartwatch Apple Watch Series 3 38 mm

Smartwatch Apple Watch Nike+ Series 4 42mm

Leia também: