Zoom indica em Sofá-Cama

Como escolher o sofá-cama ideal?

Das vantagens de ter um sofá que vira cama: saiba o que avaliar na hora da compra.

sofa cama
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Sofá ao longo do dia, cama durante a noite. De uns tempos pra cá, o sofá-cama tem se tornado um bom aliado não apenas na hora de economizar espaço, mas também por ser versátil e prático. Seja para acomodar parentes que chegaram de viagem, receber os amigos numa sessão pipoca, jogar conversa fora na sala de estar, ou, simplesmente, relaxar no escritório, este móvel pra lá de despojado traz sempre uma solução para cada tipo de ambiente e momento.

Ok, mas como escolher o sofá-cama ideal? Diante da variedade de modelos, tipos e tecidos, difícil não ficar na dúvida na hora da compra. Por esse motivo, é importante que você priorize alguns pontos fundamentais e, principalmente, avalie suas necessidades para não se arrepender depois.

Sofá-cama casal ou sofá-cama solteiro? Que tamanho escolher?

Existem vários tipos de sofá-cama e modelos variados que interferem bastante nesta questão do tamanho. Tem para casal e para solteiro, de um só lugar ou mais de dois, tem o de dois colchões (no estilo bicama, ou um em cima do outro mesmo), tem os de puxar e os que "dobram" ou reclinam o encosto para traz... Enfim, a lista é grande e tudo vai depender do seu objetivo e do espaço disponível.

Então, para não haver erros, é importante que, antes de comprar, você tire as medidas do cômodo onde você quer colocar o seu sofá-cama. Isso vai te facilitar bastante na hora de comprar.

A escolha do tecido interfere no conforto e na durabilidade do sofá-cama

Aí está outro elemento que deve ser levado em consideração na hora de escolher um sofá-cama. Por exemplo, se você tem crianças em casa, duas opções bacanas são o sofá-cama em corino ou o sofá-cama em sarja, pois são fáceis de limpar. Se tiver animais, eles também podem ser uma alternativa por conta do acúmulo de pelos, mas não ficam imunes aos arranhões e roídas.

Para quem quer dar um toque de elegância ao ambiente, pode ser que um sofá-cama de chenille ou um sofá-cama de poliéster te agradem. Sendo que, em durabilidade, o segundo tecido ganha mais.

Em relação a conforto, o sofá-cama em suede costuma ser bastante procurado. Em contrapartida, são um pouco mais difíceis de limpar. Mas se não for muito usado, servindo apenas para receber visitas e hóspedes, vale a pena testar.

E a cor? Sofá-cama claro ou escuro? Eis a questão!

Esta é a pergunta que não quer calar. Se a ideia é ousar, os coloridos e estampados são os mais cotados. Mas, para quem não quer arriscar, a dica para o seu sofá-cama ficar estiloso sem perder a graça, fica para as cores mais sóbrias. Um sofá-cama bege ou um sofá-cama cinza, por exemplo, são mais neutros, e você pode dar um toque especial com almofadas em cores mais fortes ou estampadas. Que tal?

Agora, se você não quer ter muito trabalho com o estofado, as cores mais escuras são sempre a melhor opção, pois possuem uma tendência menor de ficarem com a aparência de sujo. Um sofá-cama preto e o sofá-cama marrom, por exemplo, são boas aternativas.


Diante de todos esses fatores, é claro que o custo-benefício não pode ficar de fora. Afinal, do que adianta ter um sofá-cama dos sonhos, mas que não cabe no seu bolso. Aqui no Zoom, você pode navegar à vontade e comparar preços, tudo para que você possa fazer a melhor escolha.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!