Entenda antes de comprar em Sofá

Aprenda a limpar sofá de tecido

Além dos produtos baratos e de fácil acesso, tarefa é simples e pode ser realizada por qualquer pessoa

como limpar sofá de tecido
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Seu sofá está sujo, manchado ou rabiscado? Você não está sozinho nessa! Parece que quanto mais limpamos, mais ele fica sujo – principalmente quando se tem crianças em casa. E o que muita gente pensa é que precisa desembolsar uma fortuna para ter seu lindo sofá de volta.

Mas isso não é verdade!

Com as dicas certas e alguns produtos que são vendidos em farmácias e supermercados, é possível deixar seu sofá com a cor e o brilho que ele tinha quando foi comprado.

Está preparado para ter o seu cantinho da sala de volta? Confira!

Como limpar sofá de tecido muito sujo

Se o tecido do seu sofá está muito sujo, vamos precisar de aspirador, água, sabão de coco (líquido) e uma escova de cerdas macias.

Primeiro, aspire toda a superfície do sofá e, em um recipiente, coloque água morna e uma colher (de sopa) de sabão de coco líquido. Depois, com a escova, aplique a solução em todo o estofado.

Para terminar, retire com água o excesso. Se o sofá continuar sujo, repita o procedimento.

Você pode fazer uma solução para as manchas mais difíceis do sofá

Para remover manchas do sofá de tecido, precisaremos de água morna, detergente neutro, pano seco, escova de cerdas macias e batedor de ovos ou batedeira.

O primeiro passo é diluir o detergente neutro na água morna. Para isso, será preciso bater a mistura utilizando um batedor de ovos até que se forme espuma.

Em seguida, aplique a espuma em toda a superfície do sofá com a escova. Nesse momento, esfregue suavemente a espuma no sofá.

Para finalizar, com um pano umedecido, remova o excesso de espuma e passe um pano seco para absorver o líquido.

Manchas de gordura? Sem problemas!

Para remover manchas de gordura do sofá de tecido, você precisa de talco, escova de cerdas macias, papel toalha, pano seco e água morna.

Quando estiver com todo o material, coloque uma ou duas folhas de papel toalha em cima da mancha e coloque o talco em cima do papel. Deixe essa aplicação agir por cinco minutos.

Depois desse tempo, retire o papel com o talco e remova a mancha com a escova de cerdas. Para finalizar, passe um pano úmido com água morna e deixa secar naturalmente.

Como limpar sofá de tecido

Vinagre também pode ajudar a limpar seu sofá de tecido

Para limpar um sofá de tecido com vinagre, misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco.

Em seguida, pegue um pano limpo e macio, umedeça-o e passe, suavemente, no tecido do sofá.

Se, mesmo assim, permanecer sujo, repita o processo utilizando, no lugar do pano, uma esponja e, depois, passe um pano seco para tirar o excesso.

Veja também como tirar mancha de gordura do sofá de tecido com vinagre

Para tirar mancha de gordura do sofá de tecido com vinagre, adicione 100 ml de vinagre branco em um litro de água morna e coloque duas colheres (de chá) de bicarbonato de sódio.

Em seguida, borrife a solução no local da mancha.

Deixe agir por 10 minutos e, depois, retire o excesso com um pano levemente úmido de água.

E também dá para tirar riscos de caneta do sofá

Para tirar mancha de caneta do sofá de tecido com vinagre, misture uma colher (de sopa) de detergente neutro, duas colheres (de chá) de vinagre branco e uma xícara de água.

Borrife no local da mancha e deixe agir por 10 minutos.

Quando acabar, retire o excesso com um pano levemente umedecido.

O que não utilizar na limpeza do sofá

Todos os procedimentos acima são bastante fáceis de serem aplicados. Mas existem alguns produtos que não devem ser aplicados em nenhum tipo de sofá.

Produtos que contenham cloro, sabão em pó e água sanitária não devem ser utilizados para limpar sofá, em nenhuma hipótese. Isso porque esses três produtos podem causar manchas que não poderão ser tiradas de jeito nenhum. Portanto, tenha cuidado e use os produtos com bastante cautela.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!