Creatina: para que serve, o que é e quais os benefícios

Conheça mais sobre a creatina, para que serve e como ela pode ajudar nos resultados dos seus treinos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

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Se você pratica exercícios físicos, principalmente aqueles que exigem o uso da força, como a musculação ou a corrida, já deve ter ouvido falar na creatina. É possível até que você já tenha se perguntado: "Para que serve a creatina?". Para quem não conhece, a creatina é um composto produzido no nosso corpo pelos rins, fígado e pâncreas. Ela apresenta a função de fornecer energia e desenvolver fibras musculares, com o benefício de ganhar massa muscular e melhorar o desempenho físico.

Mesmo sendo uma substância produzida naturalmente pelo organismo, ainda é comum que atletas façam uso da creatina para auxiliar na performance de forma geral. Isso porque o suplemento é recomendado para o aumento da força, potência e massa muscular, além de trazer um ótimo custo-benefício. Ao escolher a creatina ideal para você, é importante levar em consideração fatores como o formato do produto (em pó ou em cápsulas) e o seu próprio objetivo. Quer entender um pouco mais sobre para que serve, o que é e quais os benefícios da creatina? Confira aqui!

Vale lembrar que é fundamental consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é a melhor creatina para você? Explore aqui o nosso artigo com as melhores creatinas de 2021!

Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios da creatina (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios da creatina (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Creatina: o que é?

A creatina é uma substância produzida pelos rins, fígado e pâncreas. Ela é formada pela junção de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina), Além disso, o composto está presente em alimentos como carne, frango, ovo, peixe, leite e derivados.

No corpo, a creatina é armazenada nos tecidos musculoesqueléticos e, também, no cérebro, coração, testículos e músculos lisos. Essa é uma substância derivada de aminoácidos, com efeito de aperfeiçoamento do desempenho físico e performance de atletas.

Creatina: para quem é indicada?

A creatina é ideal para atletas de alta intensidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A creatina é ideal para atletas de alta intensidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A creatina é indicada para atletas de alta intensidade, que buscam aumento de força e potência, melhorando, assim, o desempenho físico. O suplemento não aumenta a massa muscular, mas eleva a tolerância do atleta e retarda a fadiga.

É importante lembrar que o consumo da creatina deve ser aliado a uma rotina de exercícios físicos e dieta balanceada para que os ganhos sejam positivos para o corpo e, assim, o objetivo seja alcançado como esperado.

Para inclui-la no seu dia a dia, é importante passar pela avaliação de um nutricionista. Esse profissional saberá dizer com propriedade se a creatina é indicada para você.

Nesse artigo, nós explicamos como tomar creatina, seja ela em pó ou em cápsulas.

Creatina: quais são os tipos?

A creatina mais popular entre os atletas é a monohidratada, que apresenta uma absorção mais lenta e um processo de filtragem mais simples. Além dela, existe a creatina micronizada, que entrega resultados mais rápidos, já que é quebrada em partículas menores e, também, absorvida mais rapidamente pelo organismo.

Outra diferença entre as creatinas é que você pode optar por duas formas distintas de consumo: em cápsulas ou em pó. Alguns atletas costumam optar pela creatina em pó, já que é possível dilui-la em bebidas, mas ambos os formatos têm efeitos positivos e satisfatórios para o corpo.

Creatina: para que serve?

A creatina melhora o desempenho do treino, entre outros benefícios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A creatina melhora o desempenho do treino, entre outros benefícios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A creatina apresenta uma série de benefícios para além das academias de musculação. Confira:

1. Melhora o desempenho na atividade física

O suplemento funciona fornecendo energia para as fibras musculares, melhorando o desempenho e evitando as fadigas, além de ajudar no aumento de volume dos músculos. Diversos atletas optam pelo consumo da creatina pois os benefícios para os treinos são positivos, já que ela ajuda na performance e diminui o risco de lesões.

2. Ajuda a tratar doenças musculares

Assim como a creatina ajuda a fortalecer os músculos e trazer energia e força para os atletas, ela também pode colaborar no tratamento de doenças como a distrofia, por exemplo. Isso porque o suplemento aumenta a capacidade de realizar movimentos, de forma a melhorar a força muscular.

3. Ajuda a prevenir doenças crônicas

Quando associada à prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada, a creatina pode ajudar a prevenir doenças crônicas. O suplemento favorece o ganho de massa muscular livre de gorduras, melhorando, assim, a densidade óssea.

Agora, se você quiser entender se deve tomar creatina antes ou depois do treino, confira aqui!

Creatina: quais são os benefícios?

A creatina traz benefícios para o corpo de quem o consome, aliado, é claro, à prática de atividades físicas regularmente. Veja:

1. Treino mais intenso

O suplemento ajuda a fornecer mais energia para o organismo e, portanto, a manter a força por mais tempo. Isso faz com que o atleta possa aumentar o volume e a carga dos exercícios físicos, já que ela garante que os músculos não se cansem devido, justamente, à falta de energia.

2. Explosão muscular

A fonte de energia que utilizamos para ajudar na explosão muscular é o ATP, mas ele só pode fornecer energia por 10 segundos. A creatina ingerida pelo atleta garante a continuidade da contração, formando mais moléculas e entregando energia por mais tempo para o corpo.

3. Recuperação muscular

Outro ponto benéfico no uso da creatina é a recuperação muscular, que ocorre porque o suplemento pode reduzir a inflamação e danos às células musculares após treinos intensos. Dessa forma, há uma melhora na recuperação do corpo depois de realizar exercícios físicos de alta intensidade.

Creatina: qual é a melhor?

A melhor creatina deve atender aos seus objetivos pessoais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A melhor creatina deve atender aos seus objetivos pessoais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A creatina ideal para você é aquela que se encaixa com os seus gostos e objetivos pessoais. É importante avaliar para qual tipo de treino aquela creatina é indicada antes de fazer a compra, para, assim, você garantir a melhor creatina para você. Só não se esqueça de avaliar isso com a ajuda de um nutricionista de confiança, hein?

Nessa lista, você conhece 10 opções de creatina para comprar!

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