Mulher dissolvendo proteína no copo d’água

Suplementos proteicos: 12 opções para ajudar no aporte de proteína

Veja as indicações da nutricionista e conheça bons suplementos proteicos para comprar e inserir na rotina

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Optar pelo uso dos suplementos proteicos é uma ótima opção para ter um corpo saudável e para conseguir um bom resultado na busca por hipertrofia. Isso porque, na prática, eles são indicados para o ganho de massa muscular e para suprir o déficit de proteínas no corpo. No entanto, os suplementos alimentares proteicos podem ser encontrados em diversas formas - e isso pode gerar algumas dúvidas na hora da compra. Mas não se preocupe, ok?

Para te ajudar a entender melhor os seus benefícios, restrições e como escolher o mais indicado para o seu caso, conversamos com a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela). Continue lendo para tirar suas dúvidas com as dicas da especialista e, de quebra, ainda confira algumas indicações de suplementos hiperproteicos para comprar!

Precisando de mais disposição? Veja opções de suplementos que dão energia

O que são os suplementos proteicos e quais são seus benefícios?

Como adiantamos, os suplementos alimentares proteicos são opções de itens com alto índice de proteína que podem auxiliar no déficit desse componente no organismo. Em geral, segundo a nutricionista, eles são usados para auxiliar no ganho de massa muscular.

“Os suplementos proteicos possuem um índice elevado de proteínas na composição e servem para complementar a dieta e/ou suprir as necessidades que não são alcançadas via alimentação", explica a nutri.

A especialista ainda detalha que, de forma ampla, os principais benefícios dos suplementos hiperproteicos são: o auxílio no aumento e na manutenção do ganho de massa muscular e o aumento da saciedade.

Quem pode e quem não pode tomar os suplementos proteicos?

Como citado pela especialista, os suplementos proteicos são indicados para quem possui dificuldade em alcançar a quantidade diária necessária de proteína no organismo. Mas, é importante lembrar que o uso só deve ser feito com a avaliação e orientação de um nutricionista, ok? Apenas esse profissional poderá avaliar cada caso.

“Existem situações, como em idosos acamados, que o uso de suplementação é interessante como prevenção, para manter os níveis de massa magra. Justamente porque, muitas vezes, eles não alcançam a quantidade diária necessária no organismo", exemplifica Bruna.

Além disso, os suplementos proteicos podem ser uma estratégia para recuperação muscular de atletas que praticam atividade física intensa. Mas, a nutri reforça, nem todo mundo pode consumir todos os tipos de suplementos proteicos.

"Indivíduos que possuem restrições proteicas, problemas hepáticos e renais, pessoas com fenilcetonúria, veganas e intolerantes a lactose, devem se atentar aos rótulos e composição”, alerta a profissiona.
Dois sabores de suplementos proteicos derramados com os scoops
Os suplementos alimentares podem te ajudar a potencializar seu resultado (Imagem: Shutterstock)

Como escolher o suplemento proteico ideal?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é qual suplemento escolher. A nutricionista explica que é preciso prestar atenção na composição e lista de ingredientes dos produtos.

“Quanto menor a lista de ingredientes e maior o grau de pureza, melhor a qualidade do suplemento. Além disso, é importante verificar se o item está dentro da lista de aprovação de suplementos da ANVISA, órgão regulamentador", aconselha.

E, ainda, verifique a porção e a dosagem de proteína, e teste o sabor, caso o suplemento seja em pó, por conta da palatabilidade. "Mas não se esqueça: a suplementação só deve ser feita com o auxílio e orientação de um médico ou nutricionista de forma individualizada”, indica a nutricionista Bruna.

Se você precisa potencializar seu ganho muscular, confira opções de kit suplementos para o pré ou pós-treino

12 opções de suplementos proteicos para comprar

Agora que você já sabe para que serve os suplementos proteicos, chegou a hora de conferir algumas das melhores opções do mercado! Confira a nossa seleção abaixo!

1. Whey Protein Isofort Vitafor

Com alta concentração de proteína, o primeiro suplemento proteico da nossa lista é o Whey Potein Isofort da Vitafor. O produto é fonte de BCAA, L-glutamina, L-prolina e L-arginina, e ainda contém alfa-lactoalbumina, lactoferrina e glicomacropeptídeos (GMPs).

Dentre seus principais diferenciais está o alto valor biológico e a alta absorção. Com zero adição de açúcar, o suplemento está disponível nos sabores baunilha, chocolate, frutas vermelhas e neutro, em embalagens de 900 gramas.

Características do Whey Protein Isofort Vitafor:

  • Alta concentração de proteína
  • Rápida absorção
  • Alto valor biológico
  • Disponível em diferentes sabores

2. Whey Protein Isolado Dux

Quem também está na lista de tipos de suplementos proteicos é o Whey Protein Isolado da Dux. Um produto 100% puro e duplamente filtrado, ele possui baixo teor de gorduras e carboidratos e não contém adoçantes artificiais. O item está disponível em cinco sabores diferentes: chocolate, coco, baunilha, cookies e morango, e pode ser encontrado em embalagens de 900g.

Características do Whey Protein Isolado Dux:

  • Produto 100% puro
  • Possui 24g de proteína do whey
  • Sem ingredientes inferiores
  • Duplamente filtrado

3. Whey Protein Essential Nutrition

O terceiro item da lista é da Essential Nutrition. Esse Whey Protein Hidrolisado e Isolado contém 22g de proteína, 4,4g de BCAA, peptídeos de colágeno e adoçantes naturais. Ele não possui corantes, açúcar, glúten ou lactose. O produto pode ser encontrado nos sabores baunilha e cacau, e está disponível em potes de 900 gramas.

Características do Whey Protein Essential Nutrition:

  • Produto hidrolisado e isolado
  • Contém 22g de proteína
  • Possui adoçantes naturais
  • Não possui lactose, açúcar ou glúten

Ainda não sabe qual opção comprar? Veja o nosso artigo com as melhores marcas de Whey do mercado

4. Complete Whey Sanavita

O Complete Whey da Sanavita é mais um item das opções de suplementos proteicos. Uma combinação do whey com colágeno, o produto tem como objetivo complementar o cuidado com a massa muscular, articulações e pele. Ele oferece 24g de proteína por dose, ricas em BCAA e glutamina.

Além disso, Complete Whey da Sanavita tem rápida absorção e protege contra os danos causados pelos radicais livres na pele. Não contém açúcar, corantes ou glúten. O produto está disponível nos sabores chocolate suíço e baunilha, em embalagens de 900g.

Características do Complete Whey Sanavita:

  • Ideal para auxiliar a massa muscular, articulações e pele
  • 24g de proteína por dose
  • Rico em BCAA e glutamina
  • Não contém açúcar, corantes ou glúten

5. Proteína Vegana Isolada Mother

Pote da Proteína Vegana Isolada Mother de frente
Proteína Vegana Isolada Mother é ideal para atletas (Foto: Divulgação/Mother)

Produto 100% vegano, a proteína isolada Mother é ideal para atletas. O item é composto por 23g de proteína isolada e microfiltrada de ervilha, 630mg de ômega 3, aromas naturais e estévia. Não possui açúcar ou glúten, e está disponível nos sabores chocolate, doce de leite, morango, baunilha e neutro. Cada embalagem tem 544g.

Características da Proteína Vegana Isolada Mother:

  • Produto 100% vegano
  • Não contém açúcar ou glúten
  • Proteína isolada e microfiltrada de ervilha

6. Whey Protein Concentrado Mu

Outra excelente opção da lista de suplementos proteicos é o Whey Protein Concentrado da marca Mu. Composto por 18g de proteínas concentrada do soro de leite e zero adição de açúcares, o produto ajuda a saciar a fome por mais tempo.

E, ainda, ele tem rápida absorção, fortalece o sistema imunológico, é fonte de BCAAs e ajuda na manutenção e ganho da massa magra. O produto está disponível em potes de 450g, nos sabores chocolate, brownie, cookies’n cream, baunilha e morango.

Características do Whey Protein Concentrado Mu:

  • Contém 18g de proteína concentrada
  • Não contém açúcar
  • Possui rápida absorção
  • Fortalece o sistema imunológico

7. Creatina Max Titanium

Outro produto que faz parte dos tipos de suplementos proteicos é a creatina da Max Titanium. Ela tem origem não animal e dispensa o uso de glúten, lactose, adoçantes e corantes. O produto é composto de arginina, glicina e metionina, e é indicado para o aumento do desempenho físico. O Max Tiatium está disponível em pote de 300g.

Características da Creatina Max Titanium:

  • Não tem original animal
  • Não possui glúten, lactose ou corantes
  • Possui arginina, glicina e metionina

Você sabe a maneira certa de ingerir creatina? Veja o nosso artigo e saiba o melhor horário para tomar o suplemento

8. Creatina IntegralMedica

A Creatina IntegralMedica é um dos exemplos de suplementos alimentares proteicos da nossa lista. Um produto 100% puro, a creatina é indicada para quem pratica atividade física constantemente e busca evolução. O item não contém glúten. Disponível em potes de 150g, 300g ou 1kg.

Características da Creatina IntegralMedica:

  • Produto 100% puro
  • Não contém glúten
  • Indicado para quem pratica atividade física constante

9. Creatina Nutrify

Se você busca opções de suplementos alimentares proteicos de boa qualidade, a Creatina Nutrify pode ser uma boa opção. Feita com a mais pura matéria-prima, ela é um produto vegano de origem alemã. Não contém glúten ou açúcares. A embalagem está disponível em 300g.

Características da Creatina Nutrify:

  • Não contém glúten
  • Não contém açúcar
  • Feita com matéria-prima pura
  • Produto vegano de origem alemã

10. BCAA Lift Essential Nutrition

O BCAA Lift da Essential Nutrition faz parte dos tipos de suplementos proteicos da nossa lista. Ele combina os aminoácidos essenciais BCAA com a vitamina B6 em sua forma ativa. Seus aminoácidos são 100% puros e de origem vegetal - e a tecnologia usada é japonesa. Não contém adoçantes ou corantes artificiais, glúten, açúcar ou lactose. A embalagem pode ser encontrada com 210 gramas.

Característica BCAA Lift Essential Nutrition:

  • Possui tecnologia japonesa Ajinomoto
  • Contém alta concentração de L-Leucina
  • Aminoácidos 100% puros de origem vegetal
  • Não contém adoçantes, corantes ou açúcar

Você sabe para que serve o BCAA? Entenda os benefícios desse suplemento

12. BCAA Powder DUX

O penúltimo item da nossa lista é o BCAA Powder da Dux. O item possui uma fórmula 4:1:1, o que significa que ele tem quatro partes de leucina, uma de isoleucina e uma de valina. Sua matéria-prima é importada, obtida de fermentação 100% vegetariana. Não contém ingredientes inferiores e possui corantes 100% naturais.

O BCCAA Powder é indicado para treinos de força ou com carga, esportes de alto rendimento e de explosão e parada. A embalagem possui 200 gramas.

Características do BCAA Powder DUX:

  • Possui matéria-prima importada
  • Feito de fermentação 100% vegetariana
  • Não contém ingredientes inferiores
  • Possui corantes 100% naturais

12. BCAA Growth

Por fim, o último item da nossa lista de suplementos hiperproteicos é o BCAA da Growth. O produto em questão auxilia no desempenho físico, nas ações do sistema imunológico e estimula a síntese proteica. Ele é composto por L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina. Não contém glúten em sua formulação, mas contém corante. O item pode ser encontrado em embalagens com 120 cápsulas gelatinosas.

Características do BCAA Growth:

  • Composto por L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina
  • Não contém glúten
  • Contém corante

Sabia que os alimentos também ajudam no ganho muscular? Confira sete alimentos que ajudam no ganho de massa