Whey Protein: para que serve, o que é e quais os benefícios

Veja tudo o que você precisa saber sobre o Whey Protein

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

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Se você faz algum tipo de atividade física, já deve ter ouvido falar de Whey Protein. E é possível que você já tenha se questionado: "Para que serve o Whey Protein?", "Será que eu preciso do Whey Protein?" ou "Qual é o melhor Whey Protein para mim?". Para começar, o Whey Protein é um suplemento com base na proteína do soro do leite que atua potencializando a formação de massa magra e a recuperação muscular.

O Whey Protein é rico em proteína – substância responsável pela reconstrução das fibras dos músculos –, o que auxilia na regeneração do corpo após a prática de um exercício físico. No entanto, existe uma variação no nível de concentração de proteína. Por isso, cada tipo de Whey Protein (isolado, concentrado ou hidrolisado) é adequado para um perfil de treino. Quer entender um pouco mais sobre para que serve, o que é e quais os benefícios do Whey Protein? A gente conta aqui!

E lembre-se: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é o melhor Whey Protein? Explore aqui o nosso artigo com os melhores Whey Protein de 2021!

Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do Whey Protein (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do Whey Protein (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Whey Protein: o que é?

O Whey Protein é um suplemento à base da proteína extraída do soro do leite, tendo, em sua composição, principalmente, alfa-globulina e beta-globulina. Essas substâncias ajudam na coagulação do sangue no organismo e participam do sistema de defesa do corpo.

Em apenas uma dose, o suplemento oferece os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para sobreviver, mas não os produz. Além disso, o Whey Protein é rico em BCAA, substância de importância para a produção de fibras musculares.

Ele é desenvolvido para ter uma rápida absorção pelo organismo, acelerando o processo de reconstrução muscular. Por isso, o Whey Protein é um dos suplementos mais populares entre os praticantes de musculação.

Está se perguntando se o Whey Protein engorda? Confira aqui a nossa explicação para saber se o suplemento engorda ou emagrece!

Whey Protein: para quem é indicado?

O Whey Protein é ideal para quem quer ganhar massa muscular magra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein é ideal para quem quer ganhar massa muscular magra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Whey Protein é indicado para atletas e usuários que fazem musculação com o objetivo de ganhar massa muscular. Isso porque ele apresenta uma alta capacidade de ajudar na recuperação da fibra muscular após exercícios físicos.

No entanto, o suplemento também pode ser usado por quem busca emagrecer. Por ser rico em proteína, nutriente que traz saciedade, o Whey Protein ajuda na eliminação de gordura.

Para inclui-lo na sua dieta, é importante passar pela avaliação de um nutricionista. Esse profissional, saberá dizer com propriedade se o Whey Protein é indicado para você.

Whey Protein: quais são os tipos?

Existem três tipos de Whey Protein: o Whey Protein isolado, o Whey Protein concentrado e o Whey Protein hidrolisado. Entenda:

Whey Protein isolado

O Whey Protein isolado é quase que a proteína do leite pura, pois ele passa por um rigoroso processo de filtragem. Ele possui cerca de 90% de proteína e pouquíssimo carboidrato e gordura. Ideal para treinos intensos.

O Whey isolado pode ser indicado para pessoas que tenham intolerância leve à lactose, já que esse tipo de açúcar é quase inexistente no suplemento. Por fim, ele apresenta uma rápida absorção pelo organismo.

Whey Protein concentrado

No Whey Protein concentrado, o soro do leite, ou seja, a matéria-prima do suplemento, é submetido a apenas uma filtragem, mantendo, assim, os carboidratos, gorduras e minerais do leite. Ideal para atletas iniciantes e intermediários de musculação.

O Whey concentrado é menos processado, sendo o mais barato dentre as opções disponíveis. Em geral, esse tipo de Whey possui de 70% a 80% de proteína, e seu processo de absorção e digestão é um pouco mais demorado que os outros.

Whey Protein hidrolisado

O Whey Protein hidrolisado é um Whey isolado que passou por um processo de quebra de aminoácidos para deixar as proteínas pré-digeridas acelerarem ainda mais o processo de absorção do suplemento. Ideal para atletas.

O Whey hidrolisado é o mais processado dos três e, portanto, o mais caro. Ele é indicado para quem já apresentou algum desconforto intestinal, como gases ou má digestão, após o consumo dos outros tipos.

Whey Protein vegano

E será que existe Whey Protein vegano? O Whey Protein é a proteína do soro do leite e, portanto, não é vegano. No entanto, existem outros suplementos alimentares vendidos como Whey Protein no mercado destinados aos veganos. É o caso dos Whey feitos à base de proteína do arroz e da ervilha, por exemplo.

Está pensando em qual é o Whey Protein isolado ideal para você? Descubra agora quais são os melhores Whey Protein isolados do ano!

Whey Protein: para que serve?

O Whey Protein serve para diversos benefícios, como emagrecimento, nutrição e ganho de massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein serve para diversos benefícios, como emagrecimento, nutrição e ganho de massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Estudos mostram que o Whey Protein apresenta uma série de benefícios para além das academias de musculação. Confira:

Ganho de massa muscular

O Whey Protein serve para recuperação muscular após exercícios físicos de alta intensidade. O suplemento aumenta a força muscular e acelera a regeneração das fibras musculares após atividades físicas intensas. Com a ajuda do Whey, o processo de lesão e recuperação do músculo faz com que ele cresça.

Emagrecimento

Por suas características nutritivas, o Whey Protein pode ser utilizado para auxiliar no emagrecimento, principalmente o Whey isolado. Por ser rico em proteína e pobre em carboidratos e gordura, o suplemento entrega mais saciedade em um curto espaço de tempo.

Nutrição

A versão concentrada do Whey Protein é quase que uma refeição completa. Por isso, o Whey concentrado pode ser usado para suplementar a dieta de pessoas que estejam desnutridas ou com dificuldade de manter ou ganhar peso.

Recuperação de lesões

A proteína do soro do leite ajuda na regeneração de feridas na pele, acelerando o processo de cicatrização. O consumo de Whey Protein pode beneficiar pessoas que estão com feridas na pele, principalmente as ocasionadas pela diabetes.

Controle do colesterol e pressão sanguínea

Uma pesquisa feita por cientistas australianos mostrou que, após 12 semanas de consumo de Whey Protein, um grupo de 70 pessoas apresentou uma redução significativa no colesterol.

Outro estudo, feito por pesquisadores americanos, evidenciou que o consumo de Whey diminui a pressão sanguínea em pacientes hipertensos, reduzindo riscos de infartos e AVCs.

Nesse artigo, nós explicamos como tomar Whey Protein, seja para emagrecer, engordar ou ganhar massa muscular. Veja!

Whey Protein: quais são os benefícios?

O Whey Protein traz uma série de benefícios para o corpo de quem o consome, aliado, é claro, à prática de atividades físicas regularmente. O suplemento auxilia no ganho de força e massa muscular, na regeneração e produção das fibras musculares, na redução do nível de gordura corporal e na diminuição do tempo de recuperação entre os treinos.

Por isso, ele é comumente usado por atletas e pessoas que fazem atividades físicas como a musculação. O Whey Protein também pode ser usado para manter o peso, auxiliar na recuperação de queimaduras e lesões na pele, evitar a sarcopenia (perda de massa muscular com o avançar da idade) e controlar a pressão arterial e o diabetes.

Whey Protein: quando tomar?

O Whey Protein pode ser tomado a qualquer momento do dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein pode ser tomado a qualquer momento do dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antigamente, a recomendação era tomar o Whey Protein até 40 minutos após a atividade física. No entanto, com o entendimento de que o objetivo desse suplemento é ajudar a pessoa que o consome a alcançar os níveis adequados de proteína durante o dia, sua ingestão pode ocorrer a qualquer momento.

O ideal é evitar tomar o suplemento durante a atividade física ou 40 minutos antes de iniciá-la, pois ele pode provocar algum desconforto gástrico. Portanto, converse com o seu nutricionista para decidir qual é o melhor momento de incluir o Whey Protein na sua dieta diária.

O suplemento deve ser consumido, preferencialmente, com água. Misturá-lo com frutas ou leite não é proibido, porém o Whey Protein pode ficar mais calórico e sua absorção pelo corpo será mais lenta.

Vale mencionar que uma pessoa deve consumir de 1,2g a 2g de proteína por quilo de peso que possui. O Whey Protein costuma oferecer de 20 a 25g de proteína por dose. O restante deve ser consumido dentro de uma alimentação balanceada.

Whey Protein: como escolher?

Na hora de escolher o Whey Protein para auxiliar nos resultados das suas atividades físicas, é fundamental ficar atento a algumas informações, como a quantidade de proteínas oferecida por dose do produto, por exemplo. O ideal é que o Whey tenha, pelo menos, 80% de proteína.

Outro fator importante a ser observado é a lista de ingredientes do suplemento. Para aumentar o teor de proteínas, alguns fabricantes adicionam proteínas que não são originadas do leite, como as que vêm da soja ou do trigo. Elas não são tão eficazes para a construção de músculos como a proteína do soro do leite. Algumas empresas ainda adicionam açúcar e leite à fórmula.

A dica é: quanto menos ingredientes na composição, melhor!

Whey Protein: qual é o melhor?

O Whey Protein deve se encaixar com os seus gostos e objetivos pessoais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein deve se encaixar com os seus gostos e objetivos pessoais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Whey Protein ideal para você é aquele que se encaixa com os seus gostos e objetivos pessoais. É importante avaliar para qual tipo de treino aquele Whey é indicado antes de fazer a compra, para, assim, você garantir o melhor Whey Protein para você. Só não se esqueça: praticidade no uso e composição adicional de aminoácidos facilitam a obtenção dos seus propósitos.

Nessa lista, você conhece 10 opções de Whey Protein para comprar!

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