Zoom indica em Tablet

Para que serve e como usar o armazenamento em nuvem?

Veja como salvar espaço no seu tablet e garantir a segurança dos seus arquivos.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Tablets e o armazenamento em nuvemO armazenamento em nuvem foi uma novidade importante para o mundo da informática. A lógica é que a cada dia mais computadores passavam todo o tempo conectados, e como a rede sempre demonstrou ser um lugar muito mais seguro para se guardar os seus arquivos do que nosso falível hardware, muitos servidores e programas passaram a oferecer espaço virtual.

Além de uma forma segura, ela também liberava espaço de armazenamento nos HDs pessoais, já que teriam seus arquivos salvos em outro lugar. E para quem usa tablet, economia de espaço é sempre válida.

A tecnologia de armazenamento em nuvem não serve apenas para guardar informações. Muitas outras vantagens têm sido adquiridas por essa tecnologia que é capaz de substituir até mesmo uma boa placa de vídeo. Já é possível armazenar em nuvem jogos comercializados no mercado, onde você não precisa instalá-los no computador nem ter uma máquina poderosa, já que tudo é transmitido instantaneamente via internet.

No caso dos Tablets o armazenamento em nuvem parece ser ainda mais essencial, já que eles não costumam apresentar HDs com tanta memória disponível. O pequeno espaço oferecido nestes aparelhos praticamente obriga as pessoas a utilizar estes sistemas para não sobrecarregar seus pequenos HDs, além da facilidade de poder acessar os arquivos em qualquer lugar. Com tantas opções de armazenamento em nuvem quais são os melhores aplicativos para tablets do mercado?

Conheça os aplicativos para armazenamento em nuvem mais utilizados

  • Dropbox

Possivelmente o mais popular modo de armazenamento em nuvem e pode ser usado para qualquer plataforma (PCs, Macs, Notebooks, Tablets, smartphone e etc). Com ele você cria um novo diretório dentro do seu aparelho onde pode guardar qualquer arquivo, como se fosse seu HD. A diferença é que estas pastas também vão aparecer em qualquer lugar com o Dropbox instalado.

O Dropbox é simples, rápido e extremamente funcional. Com ele você pode acessar os arquivos em nuvem diretamente, escolher um documento na pasta de compartilhamento, editar e salvá-lo, como se estivesse em uma pasta regular. Este aplicativo é gratuito, assim como os seus primeiros 2GB de armazenamento. A partir daí você pode comprar espaço ou ganhá-lo, conforme convida mais amigos a usar o aplicativo para tablet.

  • Google Drive

Tentando ganhar espaço diante do domínio da Dropbox está o Google Drive. Ele é basicamente uma versão mais poderosa do Google Docs, que permite que todo tipo de arquivo seja compartilhado e armazenado. Assim como o Dropbox, funciona em qualquer tablet com acesso a internet.

Um de seus destaques é a capacidade do Google Drive em guardar todas as alterações que você realizar em um arquivo por até 30 dias. Ainda mais interessante é a sua relação com outros serviços da Google como o Gmail, que permite você a anexar arquivos em seus e-mails de maneira praticamente instantânea.

O Google Drive possui um modelo gratuito para armazenamento em nuvem de até 5GB de capacidade, e modelos pagos a partir de 25GB. Com força do Google e sua capacidade de operar em qualquer plataforma (sem se limitar tablets com Android) fazem dele u

m dos concorrentes mais fortes nesta briga.

 

  • SkyDrive

Desenvolvido pela Microsoft, segue uma linha muito próxima dos programas anteriores. Seu diferencial é a sua união com o Office, permitindo que você abra seus documentos em browsers de qualquer localidade (mesmo que o tablet ou PC que você esteja acessando não tenha o Office instalado).

  • iCloud

O serviço da Apple de armazenamento em nuvem tem um grande problema de cara que é a sua incapacidade de se relacionar com o Android ou o Linux de maneira apropriada, cortando uma boa fatia do mercado de tablets e celulares. Outro problema é a falta de opções para uso gratuito.

Apresenta algumas funcionalidades bem interessantes, principalmente no quesito segurança. Um tablet da Apple com iCloud instalado pode ser encontrado e rastreado pelo seu dono, caso ele perca o aparelho, e oferece a opção de travar ou apagar seu conteúdo remotamente, garantindo que seus dados não caiam nas mãos erradas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet