Logo Buscapé
Logo Buscapé

Com o fim do ano chegando, é normal se perguntar se vale a pena comprar na Black Friday 2022. Conhecida pelas promoções com descontos em produtos diversos, a data é o momento ideal para comprar celulares, notebooks, eletrodomésticos e coisas variadas por preços mais baixos. Mas, nos últimos anos, você pode ter ouvido falar na chamada "black fraude" no Brasil. O termo se refere a quando lojas anunciam promoções falsas para tentar atrair clientes desavisados.

Muitos consumidores se preocupam com esse tipo de prática. Por isso é normal que eles se perguntem se se realmente vale a pena comprar ofertas Black Friday. Se você faz parte desse grupo, não precisa se preocupar. A gente conta quais produtos valem mais a pena esperar para comprar na data e como fugir de ofertas falsas.

Vale lembrar que, neste ano, a Black Friday será no dia 25 de novembro. Por isso, se você quer garantir que vai aproveitar as melhores ofertas quando a data chegar, comece a pesquisar os preços dos produtos que você pretende comprar desde agora.

Confira as nossas apostas de desconto para a Black Friday, dicas para aproveitar a data e mais na nossa página exclusiva sobre o evento

Melhores produtos para comprar na Black Friday (Foto: Shutterstock).

O que é a Black Friday?

Grande sucesso nos Estados Unidos, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e foi conquistando os consumidores por aqui. Desde as primeiras edições, as vendas online foram as que mais fizeram sucesso, mas nos últimos anos as lojas físicas entraram na festa e a cada edição tem uma participação mais ativa. Segundo análises do SemRush, o Brasil foi o país que teve maior crescimento de buscas pelas ofertas Black Friday em 2020 - com 47% a mais de buscas online que em 2019.

Além disso, de acordo com uma pesquisa do Google, em 2014 apenas 27% das pessoas conheciam o evento, já em 2018, 99,5% das pessoas já o conheciam. Isso é apenas uma amostra do tamanho do sucesso da Black Friday Brasil. E, como grande especialista na comparação de preços e tendo participado de várias edições, o Buscapé garante que vale a pena comprar na Black Friday.

Leia também: Black Friday no Brasil: quando é e como funciona?

O que vale a pena comprar na Black Friday?

Em 2019, segundo pesquisa da plataforma Promobit, os produtos que mais valeram a pena comprar na Black Friday Brasil foram os livros e e-books (média de 77% de desconto), seguido pelos eletrodomésticos (média de 51% de desconto) e os artigos de informática (com 42% de desconto, em média). Também valeu bastante a pena comprar televisões, câmeras, relógios e smartphones.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Conversion, empresa especializada em SEO para negócios digitais, os produtos mais procurados na Black Friday 2020 foram, em primeiro lugar, os eletrônicos e eletrodomésticos, citados por 60% dos entrevistados. Em seguida, os celulares eram objeto de desejo de 59% das pessoas. Já em terceiro lugar, os artigos de moda e acessórios foram buscados por 47% dos entrevistados.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Confira nossa ferramenta de Histórico de Preços (Foto: Buscapé/Shutterstock)

Nem sempre os produtos mais desejados são aqueles com os melhores descontos. Então, para conseguir as melhores ofertas para comprar na Black Friday, a dica é: defina antes os produtos que deseja comprar e acompanhe as mudanças de preços antes dos dias Black Friday. Para isso, o Buscapé tem a ferramenta perfeita: o Histórico de Preços. Com ele, você acompanha o preço dos produtos nos últimos 40 dias ou nos últimos 6 meses.

Outra ferramenta do Buscapé para não se enganar com uma promoção Black Friday é o Alerta de Preço. Com ela, ao selecionar um produto, você pode ligar um alerta para ser avisado quando o produto alcançar o valor que você deseja pagar.

Conheça mais sobre essas ferramentas e arrase na Black Friday Brasil 2022:

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!