Casa Conectada: Google Assistente é capaz de comandar toda a sua casa, através do comando de voz

Administrar os eletrodomésticos da sua casa pela televisão ou pelo celular em português é possível!

Casa Conectada: Google Assistente é capaz de comandar toda a sua casa, através do comando de voz
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Imagine acordar pela manhã, dizer “Ok Google, hora do café”, e esperar que a própria casa acenda as luzes do banheiro, da cozinha, coloque o seu jornal matutino preferido na TV, uma música ambiente, e ainda ligue a cafeteira. A Google Assistente pode fazer isso, desde que você tenha os equipamentos corretos para a sua casa conectada.

Melhor ainda é que a Casa Inteligente é capaz de aprender com os hábitos dos habitantes da casa e até reduzir o consumo de água e energia elétrica ao otimizar o uso dos diversos aparelhos.

É bem provável que você já conheça a Google Assistente do seu smartphone Android (se você usa um iPhone, ela é similar à Siri). Ela está nos celulares em português desde 2017 e, desde então, foi aos poucos chegando às smart TVs, caixas de som e muito mais.

Leia também:

Casa conectada através do Google Assistente: um grande organismo inteligente

Quer exemplos? A smart TV LG 4K 55SM8100PSA e a caixa de som JBL Link 10 têm a Google Assistente integrada, ou seja, você pode controlar outros aparelhos a partir destes.

Você pode ir pelo caminho mais tradicional e usar o seu próprio smartphone para controlar a casa, através do comando de voz. Isso é feito por meio do aplicativo Google Home, que funciona tanto para Android quanto para iOS. Basta instalar o App, controlar todos os aparelhos que estiverem sob o mesmo Wi-Fi e, através do comando de voz, basta falar “Ok, Google”, que ele vai te responder tudo (ou quase tudo) que você deseja.

A estimativa, da própria Google, é de que, até 2021, 327 milhões de residências no mundo terão pelo menos um aparelho conectado. Uma prova do crescimento foi dada na CES 2020, considerada a maior feira de tecnologia do mundo.

O evento, realizado em janeiro em Las Vegas, teve entre os seus destaques eletrodomésticos que “conversam” entre si e com outros aparelhos, expandindo o conceito de casa inteligente.

Google Assistente

Como a Google Assistente funciona?

Hoje, a Google Assistente utiliza o machine learning, um recurso de IA (inteligência artificial) que proporciona ao aplicativo aprender com os hábitos, inclusive prevendo as necessidades de diferentes usuários e sugerindo atividades. Mas pense bem, o nosso nível de tecnologia e a interação com os aparelhos que estão à nossa volta estão prestes a mudar.

A tecnologia 5G está chegando e tem tudo para fazer com que a Internet das Coisas salte para um novo patamar. As possibilidades que a nova tecnologia traz são ilimitadas, não só para dentro da casa conectada, mas para onde quer que estivermos.

Essas possibilidades vão fazer com que novos produtos sejam criados, isso vai fazer com que novos públicos passem a consumir, gerando novas demandas e este ciclo está bem longe de se esgotar.

E, já sabemos que aparelhos inteligentes não são novidades no mercado. Aqui mesmo já mostramos: robôs que aspiram e passam pano, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e muitos outros. Isso mostra (mais uma vez) uma atenção muito especial da indústria a este ramo.

Leia também:

Conheça dois exemplos de aparelhos que chegam com Google Assistente:

  • Smart TV LG Nano Cristal 55SM8100PSA:
  • Caixa de Som Bluetooth JBL Link 10