CES 2021: TCL anuncia videochamadas por Google Duo nas smart TVs

TCL anuncia a chegada de câmeras para as novas smart TVs

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O Google Duo, aplicativo de chamadas de vídeo do Google, ganhou uma nova nova possibilidade de uso: agora, ele pode ser acessado diretamente das novas smart TVs da TCL. A comunicação por vídeo se tornou comum no dia a dia de usuários de diferentes idades por conta do isolamento em 2020 e a nova função disponível nos aparelhos da TCL torna as videoconferências ainda mais práticas.

Modelos como a QLED 8K X915, lançamento de TV 8K da TCL, já vêm com uma câmera pop-up retrátil embutida. Nesses casos, você só vai precisar baixar o aplicativo na sua TV para realizar as videochamadas. Nas versões 4K, por sua vez, o Google Duo pode ser usado com o auxílio de uma câmera externa - conectada à TV por cabo USB ou HDMI.

A nova TV TCL chegará com câmera para realização de videochamadas, mesma tecnologia abordada pela Samsung na CES 2021. (Imagem:Divulgação/TCL)
A nova TV TCL chegará com câmera para realização de videochamadas, mesma tecnologia abordada pela Samsung na CES 2021. (Imagem:Divulgação/TCL)

Vale lembrar que o Google Duo Web já podia ser usado em qualquer smart TV com navegador de internet, mas o lançamento do aplicativo torna o processo mais simples e prático. A Samsung apostou em um sistema parecido e também anunciou a chegada de câmeras às novas TVs QLED da marca. Para conhecer as outras tecnologias divulgadas pela fabricante, veja aqui.

Google Duo já estava disponível no sistema Android TV

O sistema Android TV já era compatível com o Google Duo, visto que são desenvolvidos pela mesma companhia. (Imagem:Divulgação/TCL)
O sistema Android TV já era compatível com o Google Duo, visto que são desenvolvidos pela mesma companhia. (Imagem:Divulgação/TCL)

Por mais que seja muito vantajosa, a disponibilidade do Google Duo nas TVs TCL não é pioneira: em outubro de 2020, as smart TVs equipadas com o sistema operacional Android TV ganharam acesso ao aplicativo de chamadas de vídeo.

Desde então, o uso da funcionalidade não para de crescer: a cada semana, 10 milhões de inscritos são adicionados ao app para televisão. Por isso, a TCL defende a importância da atualização - a ferramenta vai ajudar ainda mais a facilitar uma comunicação mais "próxima", mesmo que os interlocutores estejam separados físicamente.

Tem uma TV TCL e não consegue conectar seu celular na tela? Aqui a gente te ensina!

TV TCL é boa? Vale a pena comprar o modelo 8K em 2021?

Mesmo que a novidade do Google Duo seja uma funcionalidade a favor dos modelos de TV TCL smart, antes da compra, é sempre bom considerar se o alto investimento vai valer a pena. Anunciada nos EUA durante a CES 2021 como um modelo de TV 8K com preço acessível, depois da conversão para o real, a QLED 8K X915 pode custar até R$ 14.000,00 no mercado brasileiro.

Por ser uma tecnologia nova, boa parte dos conteúdos produzidos para TV não são otimizados para a resolução 8K e, por isso, pode ser cedo demais para investir nos modelos: mesmo com a possibilidade de qualidade altíssima, a TV vai acabar entregando um resultado abaixo de sua capacidade.

A câmera para chamadas de vídeo também vai vir embutida em modelos em 4K como o UHD 4K P715 e o QLED 4K C715. Por isso, se a sua intenção é investir em um aparelho completo, sem a necessidade de comprar um acessório a parte, vale a pena esperar pelo lançamento dessas versões no Brasil. Caso contrário, investir na câmera com USB pode ser suficiente para elevar sua smart TV TCL a um outro nível e experimentar a comunicação por vídeo na tela grande da televisão.

Leia também: