IPTV: o que é? Como funciona? Saiba mais sobre essa tecnologia

O IPTV é o serviço que oferece canais de televisão através da internet: conheça mais sobre ele aqui

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já ouviu falar em IPTV? Essa é uma nova forma de consumir conteúdos que, antigamente, a gente só conseguia marcando na agenda o horário em que os canais iam transmitir. A alternativa de TV on demand (ou seja: a TV que você assiste em qualquer horário ou momento) tem crescido cada vez mais.

Mesmo que tenha crescido em popularidade, ainda existem muitos questionamentos girando ao redor da IPTV. Afinal de contas, como ele funciona? É ou não é pirataria? Hoje o Zoom vai tirar todas as suas dúvidas: dá uma conferida e conheça mais sobre a tecnologia, a Lista IPTV e o app Smart IPTV.

IPTV: o que é?

IPTV é uma sigla em inglês para Internet Protocol Television (algo como Televisão por Protocolo de Internet em português), mas mesmo se você não souber o que ela significa, é fácil de entender o propósito. Ela é a TV que chega até você pelo IP do seu computador, ou seja: pela internet, em vez de por satélites e cabos.

De forma simples, podemos considerar o IPTV um streaming de vídeo, como Disney+, Netflix e Amazon Prime - a diferença é o tipo de conteúdo exibido pelos aplicativos para TV, celular, computador e pelos TV boxes (que são como os receptores de TV a cabo que instalam na sua casa sempre que você assina um pacote).

Isso também garante a facilidade na instalação do IPTV: os apps de TV e celular só precisam ser baixados, enquanto os TV boxes são instalados nas televisões, geralmente, por meio de um cabo HDMI.

Lista IPTV: como escolher?

As listas de IPTV são conhecidas por quem já usa esse formato de consumo de TV e elas centralizam o debate sobre pirataria na IPTV. Elas funcionam como "playlists" que reúnem sites da internet que distribuem os sinais de diferentes canais e podem ser acessados por dispositivos e aplicativos compatíveis, como o Smart IPTV.

Na hora de buscar a sua, vale a pena optar por listas que tenham uma boa reputação e são retiradas de sites confiáveis para não correr o risco de apoiar o consumo ilegal de programação de TV. Para te ajudar a identificar o que é ou não uma lista IPTV pirata, vale lembrar que usar essa tecnologia para consumir canais de sinal aberto, como a Rede Globo e o SBT, não é um problema.

A situação muda quando as listas de IPTV transmitem o sinal de canais a cabo, que são pagos, de forma gratuita ou paga de forma irregular. Nesse último caso, o lucro não vai para os canais, mas para as pessoas responsáveis pela distribuição ilegal deles. Com bastante pesquisa e cuidado, você vai conseguir encontrar listas confiáveis e legalizadas!

Quer saber quais são os melhores modelos de TV box para comprar nos últimos meses? Nós montamos uma lista aqui no Zoom!

Algumas empresas já transmitem diferentes tipos de conteúdo de vídeo usando tecnologia IPTV por meio de planos de assinatura e esse é um dos caminhos para usar essa modalidade de forma legal. Além disso, você também pode buscar por apps em lojas oficiais, como a Play Store e a App Store. Elas disponibilizam verões gratuitas e pagas desses aplicativos com a garantia de legalidade.

Smart IPTV: como funciona um dos principais apps de IPTV do mercado

Para ter acesso ao IPTV, você precisa de uma TV box ou de um aplicativo para celular e TV - e, nesse caso, um dos mais populares é o Smart IPTV. Ele pode ser baixado pelo Android TV box (na Play Store), diretamente na loja de aplicativos da sua smart TV ou no computador, pelo site oficial do app. Nesse último caso, você vai precisar de um pendrive para instalar na TV, ok?

Depois de baixar e instalar o Smart IPTV na sua televisão, você vai precisar ativar o aplicativo. Para isso, você vai precisar:

  • do endereço MAC da sua TV - ele aparece na tela assim que você abre o app instalado;
  • da URL da lista de canais que vai usar.

Com esses dois dados, basta entrar na aba "My List" do site oficial do Smart IPTV, inseri-los, selecionar o país e clicar em "Send".

A tela de canais do Smart IPTV vai ficar assim na sua televisão (Imagem: Divulgação/Smart IPTV)
A tela de canais do Smart IPTV vai ficar assim na sua televisão (Imagem: Divulgação/Smart IPTV)

O app Smart IPTV pode ser usado gratuitamente por um período de teste de 7 dias. Depois disso, na aba "Activation" do site oficial, você consegue pagar uma taxa única e vitalícia para continuar usando o aplicativo naquela televisão. Ela custa € 5,49 euros - convertido, esse valor fica, em média R$ 35,00.

Vale lembrar que o pagamento é associado ao número MAC da sua TV, ou seja: se você mudar de aparelho ou quiser instalar o Smart IPTV em outra televisão, vai precisar pagar novamente.

Se quiser conhecer outras opções de serviços de IPTV, a gente contou como assistir TV online, confira.

O funcionamento do TV box é bem mais simples do que você imagina e nós já explicamos o passo a passo aqui no Zoom!

Leia mais: