Entenda antes de comprar em TV

TV com tela VA ou IPS: qual a diferença entre os displays LCD?

Entenda as diferenças entre as tecnologias VA e IPS para as TVs 4K e saiba a melhor para você.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando decidimos comprar uma nova TV 4K milhões de pequenas siglas aparecem nas listas de especificações. VA e IPS estão entre essas especificações e são referentes a tecnologia da tela de LED da TV.

Já conhecidos quando relacionados a telas de notebooks ou monitores, agora também estão presentes também nas Smart TVs 4K da Samsung, Sony e LG, , por exemplo.

Como funciona as tecnologias VA e IPS?

IPS e VA são diferentes maneiras de organizar os cristais líquidos da tela de LCD.

O IPS segue um alinhamento horizontal dos cristais, fazendo com que o LED que ilumina a tela passe pelo LCD.

A principal vantagem é a imagem ser mais fiel as suas cores e o ângulo de visão maior, que permite ao telespectador ver a tela de ângulos maiores e com maior distância da TV sem considerável perda de qualidade.

Contudo, há a desvantagem de queda na taxa de contraste. Em outras palavras: o preto não fica completamente preto devido a essa enorme quantidade de luz.

Outro ponto negativo é que a taxa de atualização mais lenta, ou seja, é ruim para quem gosta de jogar. Em situações que a tela “vai pra um lado e pro outro” muito rápido pode-se apresentar aquele aspecto de imagem arrastada ou borrada.

TV com tela IPS

TVs com tela IPS são melhores para reunir os amigos / Reprodução: Shutterstock

Já o VA é o alinhamento dos cristais verticalmente e age de maneira invertida a do painel IPS. Entre as vantagens está o melhor ângulo de visão, além da taxa de contraste e de atualização superiores.

Qual das tecnologias é melhor: IPS ou VA?

Não há melhor e nem pior nesse caso, mas sim qual tipo atende melhor a sua necessidade.

Por exemplo, se você tem uma sala grande ou costuma reunir os amigos para ver a partida de futebol, uma TV com tela IPS é a melhor opção, uma vez que seu ângulo de visão é maior em comparação ao VA.

Além disso, em TVs com tela IPS como a LG UK6520, por exemplo, as cores são bem mais fiéis, possibilitando quem está mais afastado ou mais perto ver o verde do gramado na mesma tonalidade.

Agora, se você é mais de reunir a família ou amigos para assistir filmes da Netflix, ou jogar algo no Nintendo Switch, vale a mais a pena investir em uma TV com tela VA, como a Samsung NU7100, por exemplo.

Além do tempo de resposta desse painel ser maior (ótimo para jogos), ele entrega um melhor contraste, com tons de preto mais escuros, bem próximos do real, enquanto no painel IPS essa tonalidade fica com aspecto mais “lavado”.

Saiba que independente de qual for a sua escolha, aqui no Zoom você pode encontrar o modelo que mais cabe no seu bolso e necessidades pelo menor preço.

Quer ler mais sobre TVs e Smart TVs? Chega mais e conheça a nossa página dedicada ao assunto!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv