Logo Buscapé
Logo Buscapé

Depois de certo tempo de estudos ou diversão, chega a hora de trocar a corda do violão, para que a sonoridade continue afinada e com boa harmonia.

Embora pareça complicado, esse processo pode ser bem simples, principalmente depois que você já pegou alguma intimidade com o instrumento.

Veja um passo a passo de como colocar corda no violão:

Leia também: Os Melhores Violões para Iniciantes

1. Remova as cordas antigas

É bem provável que o violão ainda esteja com as cordas antigas. Para retirá-las, você pode girar as tarrachas até conseguir soltar as cordas do eixo ou cortá-las com um alicate ou tesoura resistente.

Em seguida, remova os pinos da ponte que prende as cordas no corpo do violão ou apenas desamarre as cordas, de acordo com o tipo de modelo.

Você pode escolher entre soltar todas as cordas ou trocar uma por vez, e vale a pena observar bem a posição de cada uma, para que o resultado fique bem parecido. Também é legal ordenar as novas cordas de acordo com a posição em que você vai prendê-las.

2. Prenda a corda nova na ponte

Na hora de prender a corda, você começa pela ponte.

Se o seu violão tiver ponte com pinos, entre com uma das pontas das cordas no buraco e prenda o pino.

Em modelo sem pinos, é só passar a corda pela frente do furo da ponte, dar um nó com a volta por trás da corda e seguir enrolando pela parte de cima, para oferecer maior firmeza.

3. Leve a corda até a tarracha correspondente

Depois de prender a extremidade da ponte do violão, estique a corda até a tarracha correspondente, certificando-se de que ela passe pelo vão correto da pestana do violão.

Passe a outra ponta pelo buraco da tarracha e use a chave para apertar bem, de forma que a corda dê várias voltas por cima do eixo da tarracha.

4. Repita o processo com todas as cordas

Repita os passos anteriores com todas as cordas do violão.

5. Apare as pontas das cordas

Pode ser que, depois de amarrar, você repare que sobrou muita corda no braço do violão. Se você quiser, pode cortar esse excesso, caso use cordas de nylon.

Mas é indicado que você deixe, pelo menos, cerca de 1 cm de sobra, para evitar que a corda escorregue pela tarracha.


Leia também: Os Melhores Violões do Momento

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!