Zoom indica em Ar Condicionado

Qual a potência do ar condicionado para um quarto?

Saiba como calcular a capacidade do ar condicionado para deixar o seu quarto na melhor temperatura.

Ar condicionado para quarto

Escolher corretamente a potência do ar condicionado de acordo com o cômodo da casa é importante para garantir o conforto e refrigeração ideais. Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da recomendada irá trabalhar em excesso, aumentando o consumo de energia e diminuindo a vida útil do aparelho.

Escolha seu ar condicionado

O BTU - British Thermal Unit ou Unidade térmica Britânica - é a unidade que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado.

Para sabermos a capacidade correta do condicionador de ar, devemos:

- Saber quantas pessoas e equipamentos eletrônicos estão no ambiente, como computadores e televisões;

- Considerar a relação do ambiente com a exposição ao sol: se recebe o sol da manhã, da tarde ou o dia todo.

No caso de um ar condicionado para quarto podemos utilizar a regra de 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, mais 600 BTUs por pessoa ou equipamento que emita calor. Em um quarto de 12m² em que durmam duas pessoas e que tenha uma televisão ligada durante boa parte da noite, o cálculo seria:

12m² x 600 BTUs = 7.200 + 600 BTUs = 7.800 BTUs

Caso o quarto com ar condicionado sofra com a exposição ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas. Para o mesmo exemplo, teríamos:

12m² x 800 = 9.600 + 600 = 10.200 BTUs

Então, no primeiro exemplo, a escolha poderia ser um ar condicionado 7500 BTUs e, no segundo exemplo, você poderia optar por um ar condicionado 10000 BTUs.

Sabendo como fazer o cálculo, basta analisar sua necessidade e calcular corretamente a quantidade de BTUs que o ar condicionado do seu quarto deve ter.

Qual tipo de ar condicionado comprar para o seu quarto?

Aqui no Zoom, você pode conferir diversos aparelhos de ar condicionado. O ar condicionado de janela, modelo mais tradicional, pode ser uma boa escolha para o seu quarto. Na hora da compra, além da capacidade, fique também de olho em alguns recursos que esses aparelhos oferecem. Alguns, por exemplo, já vêm com controle remoto (acessório tão comum no ar condicionado split). Com isso, você não precisa se levantar da cama só para ligar o condicionador de ar ou mudar a temperatura, por exemplo. Ou seja, bem mais cômodo.

Agora, se você busca um modelo mais moderno, o ar condicionado split oferece algumas vantagens. Ele geralmente é mais silencioso e também gasta menos energia do que outros tipos de ar condicionado. É comum, entre os splits, você encontrar modelos com filtro HEPA ou filtros que eliminam fungos, ácaros e bactérias do ar, recursos bem úteis para pessoas alérgicas. Mas lembre-se: a instalação é mais cara e também mais trabalhosa.

Porém, se você não quer complicação na hora de instalar um condicionador de ar, o ar condicionado portátil pode ser a melhor solução. Com ele, você não precisa quebrar paredes – isso pode ser ideal para quem mora em edifícios antigos ou mora de aluguel e não pode mudar a estrutura do cômodo. A mobilidade desse aparelho permite que você resfrie não apenas o quarto, mas também outros ambientes da casa.

Essas dicas certamente vão ajudar a sua escolha na hora da compra. Assim você pode escolher o melhor ar condicionado para o seu quarto e garantir muito conforto naquele cômodo que você provavelmente passa boas horas do dia.

Top 5 em ar condicionado