Logo Buscapé
Logo Buscapé

Você já sentiu o seu celular esquentando muito? Esse é o tipo de problema que qualquer aparelho eletrônico pode apresentar. E o celular quente deve ser evitado porque o superaquecimento pode causar danos sérios ao aparelho.

Os motivos podem ser vários, como uso prolongado de aplicativos pesados, bug no sistema operacional, bateria com defeito, componente interno com erro, entre outros. É importante monitorar para que isso não aconteça. Pensando em te ajudar, preparamos um guia para mostrar os motivos de celular esquentando. Também vamos mostrar como resfriar o celular.

Um iPhone esquentando muito pode até mesmo pegar fogo (Foto: Shutterstock)

Por que o celular esquenta?

Celular esquentando: entenda por que o celular esquenta (Foto: Shutterstock)

Vamos começar entendendo os motivos pelos quais o celular esquenta. São três as partes do celular que precisam de mais atenção: bateria, tela e processador. Elas estão diretamente relacionadas com a corrente elétrica que percorre os condutores por um tempo. Quanto maior o poder de processamento, mais consumo de energia e calor gerado.

Dessa forma, se você estiver assistindo a um filme no smartphone com a tela no brilho máximo, por exemplo, o aparelho vai esquentar. Se você estiver jogando um game pesado por várias horas ininterruptas, irá acontecer o mesmo.

Celular esquentando ao carregar, por exemplo, nem sempre é sinônimo de problema. Principalmente, se estiver usando o carregamento rápido. Isso vai deixá-lo com temperatura mais alta, já que naquele momento o aparelho recebe diretamente energia de outra fonte.

Além disso, também existem condições externas que ajudam num celular quente. Outras situações podem contribuir para que ele esteja mais quente que o normal, como usar o celular sob sol forte ou em um local quente, usar capinha protetora que isole o calor no aparelho, etc.

Quando o celular esquenta muito o que pode ser?

Esses são apenas alguns dos casos, mas existem outros fatores que contribuem para um celular esquentando. São eles:

  • Muitos apps em segundo plano
  • Bug no sistema operacional
  • Bug em aplicativo que esteja em execução
  • Ligações telefônicas longas
  • Apps muito pesados para o processador
  • Restauração com backup
  • Papéis de parede com animações 3D
  • Bateria defeituosa
  • Celular infectado por vírus

Quando devo me preocupar com o celular esquentando

Celular esquentando nem sempre é um problema, mas é preciso ficar atento (Foto: Shutterstock)

É preciso ficar atento apenas quando o celular estiver mais quente que o normal. Isso porque existe uma temperatura considerada aceitável para aparelhos eletrônicos. Especialistas apontam que o nível deve estar entre 37°C e 43°C. Dentro desse patamar, o usuário não precisa ficar alerta.

Uma dica para verificar iPhone esquentando muito é baixar aplicativos como Cooling Master e CPU-Z para fazer esse acompanhamento.

Celular esquentando: consequências das altas temperaturas

Caso o celular esteja muito quente, você verá que funções básicas vão travar com frequência, além de a bateria ser consumida rapidamente. Esses são alguns problemas de software mais comuns, mas o superaquecimento também pode danificar componentes internos. É o caso de transistores, processador, tela e até mesmo bateria, que é a mais perigosa.

Celular esquentando? Superaquecimento pode prejudicar as funções do smartphone (Foto: Shutterstock)

iPhone esquentando muito

Os motivos e riscos de um iPhone esquentando muito são os mesmos de outros smartphones. O aquecimento pode ser causado, por exemplo, por uso contínuo de algum recurso, como GPS ou ligação. O uso de aplicativos que exigem muito do processador ou da placa gráfica, ou ainda jogar durante o carregamento, também podem causar aquecimento.

Mas o iPhone se diferencia por ter um monitoramento constante de temperatura. O aparelho avisa ao usuário quando o celular está esquentando a ponto de causar problemas. O próprio smartphone se "autodesliga" para evitar que componentes internos sejam danificados pela alta temperatura.

Se isso acontecer com frequência, é recomendado levar o iPhone em uma assistência técnica para investigar a causa do aquecimento.

  • Na busca por um novo celular, confira boas opções de celulares com tela grande em 2023.
  • Mas se busca recursos em especial, como a conexão NFC, veja os melhores celulares com a tecnologia
iPhone esquentando muito: celular da Apple mostra mensagem quando está muito quente (Foto: Shutterstock)

Celular esquentando: como evitar e o que fazer?

Agora que já entendemos o problema e quais as causas de um celular esquentando, vamos à solução. Para evitar um celular quente demais, listamos algumas coisas simples do que fazer quando o celular esquenta muito.

  • Deixe o celular descansar: dar pausas durante o período de jogos para que o aparelho possa "recuperar a forma". O mesmo vale na hora de assistir a séries e filmes;
  • A hora de carregar é sagrada: não usar o smartphone enquanto ele carrega, principalmente em tarefas pesadas;
  • Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados;
  • Não use muitos apps ao mesmo tempo;
  • Menos é mais: diminua o brilho da tela;
  • Desative funções que não estejam em uso, incluindo apps que rodam em segundo plano; e
  • O celular também sente calor: evite usar o celular por horas seguidas em locais com temperaturas muito altas. Até mesmo deixar o celular em locais fechados e quentes, como um carro, pode causar superaquecimento.

Veja como resfriar o celular: o que fazer?

Com o iPhone esquentando muito veja como resfriar o celular (Foto: Shutterstock)

Se o problema já está acontecendo e o celular está esquentando muito e descarregando rápido, veja algumas dicas a seguir. Resfriando o celular, você pode evitar que o aparelho passe por problemas de superaquecimento.

Se o celular atingir temperatura elevada, feche os aplicativos, tire a capinha protetora e o deixe esfriar. Em hipótese alguma coloque o celular na geladeira, congelador ou qualquer outro lugar com a temperatura muito baixa, pois o choque térmico irá danificá-lo.

Caso você suspeite que seja algum problema de software, como bug em aplicativo ou sistema operacional, procure na internet se outras pessoas já tiveram o mesmo problema e como resolveram.

Caso seja vírus, faça o backup dos arquivos pessoais e volte o aparelho para as configurações de fábrica. Procure também o passo a passo de como remover vírus do smartphone.

O que fazer quando o celular está muito quente?

Além dessas dicas, veja mais o que fazer com celular esquentando:

  • Leve-o para um local fresco e ventilado
  • Diminua a taxa de atualização da tela
  • Verifique se o carregador ou cabo estão com problemas
  • Faça uma limpeza de aplicativos e arquivos que não esteja usando
  • Desative funções que não estiver usando (Bluetooth, GPS)
  • Reduza o brilho da tela

Melhores ofertas de celulares

Agora se você tentou todas as dicas acima de como resfriar o celular, mas não teve resultado, recomendamos que leve o aparelho em uma assistência técnica profissional. É possível que algum componente interno não esteja funcionando como deveria. Se nada der certo, outra opção é comprar um smartphone novo.

Confira algumas das melhores ofertas a seguir:

Ferramentas do Buscapé

É sempre bom estar de olho nas ofertas, novidades e melhores preços. Por isso, você pode instalar a extensão para navegador do Buscapé e usar o Cashback para ganhar crédito na compra de outro produto.

O Buscapé também conta com a ferramenta Histórico de Preços para você monitorar a variação dos valores dos produtos que você procura. Dessa forma, é possível criar um Alerta de Preço e ser notificado quando o valor estiver batendo com o que cabe no seu bolso.

O Buscapé ainda disponibiliza cupons de desconto para te ajudar a chegar em um preço melhor para você. E com os especialistas Buscapé, você pode tirar dúvidas e fechar a melhor compra. O Buscapé traz muitas ferramentas para te ajudar a comprar. Veja como!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!