Zoom indica em Celular e Smartphone

Como fazer uma videochamada pelo celular?

Três maneiras simples de usar o celular com videochamada para falar com seus amigos.

Videochamada pelo celular

Sim, é possível fazer videoconferências e videochamadas pelo celular. Claro que existem alguns requisitos específicos para você poder utilizar esse recurso com eficiência em um telefone celular.

Primeiro, você precisa ter um celular que suporte algum programa de videochamada (e, consequentemente, videoconferência também). Um smartphone Android ou modelos de iPhone suportam famosos programas que permitem esse recurso e, por isso, são boas opções.

Veja celulares com câmera frontal

E não se esqueça deste item fundamental: para aproveitar o celular e realizar uma videochamada, você também precisa possuir uma câmera. Nesse caso, dê preferência a um celular com câmera frontal, que permite ver a tela do aparelho enquanto conversa com os outros integrantes da videoconferência.

Essa câmera frontal é especialmente feita para videochamadas e, por isso, ela tem uma qualidade inferior à câmera traseira, que é a utilizada para tirar fotos. Esses são os recursos físicos do celular para permitir a videoconferência. Agora vamos falar das mais frequentes maneiras de fazer uma:

Videochamada na internet 3G ou 4G

Esse serviço de videochamada através da operadora é o mais comum e está presente nos smartphones 3G e também nos smartphones 4G. Por isso, usar um celular para videochamada pode ser bem simples. Para acessar, apenas use a opção de chamada de vídeo ao invés da chamada por voz. Porém, vale lembrar alguns pontos:

  • Esse recurso permite apenas a videochamada pelo telefone celular e não uma videoconferência, que seria uma chamada com mais de duas pessoas.
  • Pode haver problemas na chamada de vídeo entre celular de operadoras distintas. Apesar de o serviço permitir a comunicação entre diferentes operadoras, na prática, ele não funciona com eficiência nesse caso.
  • Esse tipo de videochamada só pode ser feita entre celulares. Veremos a seguir que alguns serviços permitem fazer videoconferências misturando pessoas no celular e pessoas usando computadores.

Facetime: videoconferência no iPhone

Outro modo de fazer uma videoconferência é pelo programa Facetime, presente no iPhone. Entenda melhor como aproveitar esse celular para suas videochamadas:

  • O programa é muito estável, possui alta qualidade de imagem e som.
  • Ele pode ser feito utilizando apenas a internet sem fio, o Wi-Fi, do celular.
  • Pode chamar pessoas no computador se elas tiverem também utilizando o Facetime.
  • Gratuito. Pode ser baixado diretamente no iPhone.
  • O Facetime é restrito aos aparelhos da Apple.

Celular com videochamada usando o Skype

O Skype é provavelmente o programa mais utilizado nos modelos de celulares para videochamada e, não à toa, ele também tem suas vantagens:

  • Ele pode ser instalado gratuitamente em quase todos os smartphones, além de poder ser instalado no seu computador.
  • O serviço funciona por 3G, 4G ou Wi-Fi.
  • Só podem receber videochamadas via Skype gratuitamente as pessoas que possuem o Skype instalado. Porém não há necessidade de contatar a operadora para liberar o serviço.

 

Com essas informações deu para perceber que é prático ter um celular com videochamada para falar com seus amigos ou mesmo usar profissionalmente.

A gente sugeriu para você alguns celulares com câmera frontal, mas no Zoom tem muitos mais modelos para você conferir, tá? Sendo assim, pode continuar sua pesquisa: compare preços e faça a escolha certa! Afinal, aqui você sempre pode conferir os melhores preços, e a gente ainda divulga tudo sobre a Black Friday, para durante o evento você aproveitar aquelas ofertas especiais.

Top 5 em celular e smartphone