Cartas usadas para diferentes jogos de baralho em destaque

7 jogos de baralho para você se divertir com família e amigos

Os jogos de baralho são grandes aliados para reunir pessoas em momentos de descontração

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Os jogos de baralho fazem parte da nossa vida, não é mesmo? Dificilmente alguém não tem um baralho em casa ou conhece alguém que tenha! O mais legal é que com ele você pode apostar em diferentes tipos de jogos – e, dependendo da sua sagacidade, até apostar uma graninha mesmo!

Portanto, um só baralho pode abrir um leque de possibilidades, seja em um dia chuvoso, em uma reunião entre amigos ou no finalzinho daquele churrasco em família onde todos se reúnem para demonstrar seus talentos com as cartas. E, para lhe inspirar, separamos boas opções de jogos que prometem bons momentos.

Jogos de baralho: sugestões para ter em casa!

Antes se seguirmos adiante com a lista dos possíveis jogos de baralho, nada mais justo do que investir nele – ou seja, no próprio baralho! Como você já deve saber, é com ele que você poderá diversificar no entretenimento e propor jogos diferentes.

Baralho 139 Bridge Size Naipe Grande – Copag

Provavelmente esse seja o baralho mais fácil de encontrar em casa ou na casa de amigos e familiares. O mais legal é que ele tem os números e naipes maiores, portanto, sem aquela velha desculpa do “eu estava sem óculos e não percebi que descartei a carta errada”. Quem nunca?

As cartas são fabricadas em papel couché de 290 gramas, portanto, ele agrega boa resistência. A caixinha é unitária, ou seja, cada um vem com 55 cartas (incluindo dois curingas e a carta de garantia). Nesse caso, recomendamos que você invista em duas caixinhas – isso faz diferença, pois permite diversificar ainda mais nas possibilidades de jogo!

Estojo - Jogo de Baralho e Kit com 48 Fichas de Poker Numeradas

Como anda seu poder de blefar? Se você já imaginou aquelas cenas de filmes clássicos onde o cassino é o pilar do enredo e grandes personagens estão em uma mesa de poker, essa pode ser uma baita inspiração! E, para fazer isso acontecer, a dica é esse kit aqui!

O estojo contém 48 fichas redondas confeccionadas em plástico e numeradas, bem como um baralho e ainda uma ficha de dealer, portanto, itens suficientes para uma boa partida de poker. Caso o jogo seja com várias pessoas, a sugestão é somar o baralho anterior que indicamos!

Agora que você já tem todos os insumos para, hora de conhecer algumas sugestões de jogos com baralho!

Truco

Mesa com jogos com baralho com pessoa segurando três cartas
O truco é dos jogos com baralho mais populares (Foto: Shutterstock)

Esse primeiro jogo até mesmo dispensa apresentações, afinal, ele já é quase patrimônio cultural das reuniões familiares, boteco da faculdade e encontros entre amigos, não é mesmo? Mas, se você ainda não foi devidamente apresentado a ele, vamos tentar resumir aqui!

Cada rodada um jogador deverá depositar uma de suas cartas na mesa e aquele que apresentar a mais forte é o ganhador da rodada – e ganha o direito de emitir um sonoro “truco” – mas, apenas se lhe for pedido. É possível pedir truco, seis, nove e doze, o que aumenta o valor da rodada em questão.

Para jogar, basta usar apenas um baralho simples, ou seja, exatamente o mesmo que recomendamos anteriormente. Nesse caso, você deverá retirar as seguintes cartas: 8, 9 e 10. A sequência das cartas mais fortes é: 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4 (considerando todos os naipes). Como resultado, tirando as manilhas, o 4 é a carta menor, enquanto o 3 é a maior.

Paciência

Jogos de cartas de baralho em uma mesa de Paciência
Entre os jogos de baralho, a paciência é um ótimo passatempo (Foto: Shutterstock)

O que seria do nosso tempo ocioso sem ela: a Paciência! O clássico jogo dos procrastinadores diante do computador também pode ser devidamente jogado com um baralho comum! Aqui, você deverá criar quatro pilhas de cartas, ou seja, uma para cada naipe e em ordem decrescente – comece pelo Ás e termine no Rei.

Além disso, é preciso apenas um baralho completo, ou seja, 52 cartas. Faça um monte com sete cartas viradas para baixo, em seguida com seis (à esquerda) e faça isso sucessivamente até que lhe sobre apenas uma carta na mão. O que sobrar deverá ser colocado no monte para compra (também virado com a face para baixo). Lembre-se também de reservar quatro espaços para a fase que finaliza o jogo, ou seja, a montagem!

Então, vire a primeira carta de cada um dos montes e tenha as sete cartas reveladas. Aí, é só usar a cuca e suas habilidades com jogos de cartas de baralho!

Sueca

Pessoas com jogos de cartas em uma mesa de Sueca
A Sueca é um dos jogos de cartas mais comuns entre os jovens (Foto: Shutterstock)

Outro entre os jogos de baralho que promete bons momentos de descontração é a sueca. Aqui você precisará de quatro jogadores que deverão compor duas duplas em volta da mesa e preparar o baralho, tirando as cartas 8, 9 e 10. O jogo deve ser no sentido anti-horário e cada jogador recebe 10 cartas, portanto, o baralho será todo usado.

A ordem da forças das cartas é a seguinte: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A (da menor para a maior). Além disso, as cartas têm pontos previamente definidos, sendo eles:

  • Ás – 11 pontos
  • Sete – 10 pontos
  • Rei – 4 pontos
  • Valete – 3 pontos
  • Dama – 2 pontos
  • Outras cartas – 0 pontos

Para ficar mais claro, imagine que os jogadores são A, B C e D (no sentido anti-horário), onde A e C são uma dupla e B e D outra. Portanto, o jogador A embaralha, C corta, D distribui as cartas e A comece. Cada rodada a “mão” deverá rodar para a direita, então, a sequencia será com B embaralhando, D corta, A distribui e B começa.

Buraco

Pessoas em uma mesa de jogos de baralho se divertindo
O Buraco é um dos jogos de baralho mais legais para reuniões entre familiares e amigos (Foto: Shutterstock)

No caso do buraco, será necessário usar dois jogos de baralho completos, incluindo os curingas. É possível jogar com dois ou até seis jogadores. O objetivo central é chegar ao limite dos pontos previamente estabelecido, que pode ser 1.500, 3.000 ou 5.000. Os pontos são somados da seguinte forma: a batida vale 100 pontos, a canastra real 200 pontos e a canastra simples ou suja (que usa um curinga) 100 pontos.

Além disso, as cartas usadas nas canastras também valem pontos: Curinga 20 pontos, Ás 15 pontos, 2, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei 10 pontos cada uma e 3, 4, 5, 6, 7 contabilizam 5 pontos cada. Além disso, a dupla que não pegar o morto será punida com -100 pontos. Já as cartas que restarem na mão dos jogadores também precisam ser contadas e o total subtraído dos pontos.

Poker

Mesa de poker para exemplificar jogos de cartas de baralho
O Poker é um dos maiores clássicos entre os jogos de baralho (Foto: Shutterstock)

O grande clássico! O poker é um jogo que aposta fichas, inteligência e capacidade de blefar e conduzir o seu oponente dentro da sua estratégia! É possível jogar de dois até 10 jogadores, além de usar um baralho completo com 52 cartas.

Cada jogador receberá duas cartas fechadas em sua mão, além de poder contar com mais cinco comuns – elas serão viradas durante as rodadas. Além disso, cada “mão” tem seu valor (da maior para a menor):

  • Royal straight flush: é uma sequência das cinco melhores cartas, ou seja, o 10, Valete, Dama, Rei e Ás.
  • Straight flush: todas as cartas devem estar em sequência e com os mesmos naipes.
  • Quadra: composto por quatro cartas iguais.
  • Full house: refere-se a uma trinca e um par e também é considerado um dos melhores jogos.
  • Flush: composto por cinco cartas com naipes iguais, sem importar as numerações.
  • Sequência (Straight): envolve cinco cartas na sequência, sem importar os naipes.
  • Trinca: entre as cinco cartas, é necessário ter três iguais.
  • Dois pares: entre as cinco cartas possíveis, é necessário ter duas iguais
  • Um par: mão com qualquer par.
  • Carta alta (High Card): apenas uma carta alta entre as 5 melhores.

Em cada rodada, os jogadores poderão apostar suas fichas! E, aqui vale todo o talento: blefar, saber parar e tentar ler muito bem a estratégia do seu oponente! Agora, se você está com uma mão imbatível, pode até mesmo realizar o famoso “All In”, que é justamente apostar todas as suas fichas!

Desconfio

Grupo de pessoas com jogos de baralho nas mãos se divertindo
Desconfio é um dos jogos com baralho ideais para uma boa dose de diversão (Foto: Shutterstock)

Algumas pessoas conhecem o “Desconfio” como “Duvido”, e ele é considerado um dos jogos de baralhos mais divertidos – aliás, dá para duvidar que os jogadores não vão rir ao menos em um momento da rodada! O objetivo é descartar todas as cartas da mão e, assim, vencer. Aqui, é preciso usar apenas um baralho completo, ou seja 52 cartas e há possibilidade de jogar com três ou 10 jogadores.

O jogo começa ao colocar o Ás de espadas virado para cima e, em seguida, embaralhar e distribuir as demais cartas (divida igualmente pela quantidade de jogadores). O primeiro jogador deverá separar suas cartas de números dois e colocar viradas para baixo sobre o Ás de espadas e dizer “dois, dois”, “três, três” e assim por diante.

Se ele não tiver tais cartas, poderá blefar. Mas, se o oponente desconfiar que você esteja mentindo, pode dizer “desconfio” ou “duvido”. Se você tiver mentido, deverá pegar as cartas da mesa. Agora, se você falou a verdade, a pessoa que o desafiou é que pegará todas as cartas da mesa!

Games (ou Kemps)

Grupo de pessoas com jogos de baralho Kemps em uma sala
Kemps ou Games é um dos jogos de baralho que depende de boa estratégia (Foto: Shutterstock)

Conhecido por Kemps ou Games, esse é um dos jogos de baralho que exige uma boa dose de estratégia. Cada jogador deverá usar seu poder de discrição para se comunicar secretamente com a sua dupla quando tiver quatro cartas iguais em sua mão.

Aqui também se utiliza apenas um baralho completo, portanto, 52 cartas. Quando um membro da dupla tiver a quadra em mão e conseguir avisar o outro em que a dupla oponente perceba, esse precisará falar o nome do jogo em voz alta.

Cada jogador recebe quatro cartas e, se quiserem, cada um poderá trocar uma delas por outra do monte central.

Agora sim você tem um repertório completo para propor jogos de baralho sempre que tiver oportunidade! Mas, se você acha que sete opções é pouco, vale conferir outras sugestões: