Entenda antes de comprar em Bicicleta

Bicicleta dobrável: vale a pena comprar?

Descubra se a bicicleta dobrável é boa para o seu deslocamento no dia a dia.

Bicicleta dobrável
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Na hora de escolher uma bicicleta nova, é normal que você tenha algumas dúvidas, principalmente se você já tem algum conhecimento no mundo das bikes e está pensando em comprar um modelo diferenciado, como no caso de uma bicicleta dobrável.

Aqui a gente vai mostrar se a bicicleta dobrável é boa para você. Afinal, se você precisa se deslocar no dia a dia por meio de uma bike, é muito importante que você leve em conta alguns fatores, como segurança, conforto e praticidade. Sendo assim, olha só estas informações:

A praticidade de uma bicicleta dobrável

Vamos começar pelo óbvio: o melhor da bicicleta dobrável é ela ser... dobrável. No dia a dia, isso pode facilitar muito. E a gente vai dar alguns exemplos:

  • Mais leve e prática de transportar;
  • Ideal para quem mora em apartamentos pequenos;
  • Mais fácil de entrar no elevador ou subir e descer escadas;
  • Simples de colocar no porta-malas do carro.

 

É interessante você procurar na sua cidade se, com uma bike dobrável, você pode entrar em transportes públicos, como ônibus, trem e metrô. Quando está dobrada, a bicicleta pode ser colocada em uma bolsa - e vira um volume comum. No geral, várias cidades aceitam, mas para você não ter nenhuma complicação, fique atento a isso, de acordo com cada meio de transporte que você for utilizar.

É uma bicicleta indicada para centros urbanos

Algumas grandes cidades, como o Rio de Janeiro, têm investido em ciclovias, e a gente pode perceber várias vantagens nisso: o ciclista pratica exercício (melhorando sua qualidade de vida), contribui com o meio ambiente (por não usar carro ou ônibus, por exemplo) e ainda consegue fugir do engarrafamento.

Para essas situações, a bicicleta dobrável é uma grande aliada, já que foi feita para você se deslocar no asfalto. Isso quer dizer que não é para uso esportivo, ok? A gente não pode comparar, por exemplo, a bicicleta dobrável com uma mountain bike. Cada uma tem a sua proposta e, claro, as suas vantagens.

Já que pode dobrar, a bicicleta é mais frágil?

Não, não pense isso! Primeiro porque você pode encontrar no mercado marcas que realmente oferecem qualidade. Além disso, a bicicleta foi desenvolvida para dobrar, e com segurança. O que torna um produto frágil não é o seu design diferenciado, mas sim os componentes utilizados.

O que você também deve levar em consideração é o fato de a bicicleta dobrável ser bem versátil, e pode ser usada por diferentes pessoas. Por exemplo: se você tiver 1,60m de altura e o seu filho 1,80m, isso não é um problema. Basta ajustar a altura do guidão e do selim e pronto: a família toda pode usar.

No manual de várias bicicletas, fabricantes indicam o peso máximo de 105kg. Na hora da compra, observe essa informação para saber se a bike dobrável suporta o seu peso.

Particularidades da bicicleta dobrável

Além da possibilidade de dobrar, é claro que esse modelo de bicicleta também tem as suas características próprias.

Bicicletas dobráveis para você

Para começar, não pense que se locomover em uma bike dobrável será igual a uma bicicleta comum. Na bicicleta dobrável, você vai precisar ter um equilíbrio maior, isso porque há uma menor distância entre os eixos e as rodas têm um tamanho menor. No início, normal sentir essa diferença. Mas, na prática, você logo pega o jeito.

Como as rodas são menores, você precisa ficar ainda mais atento com os buracos na rua. É claro que buraco na pista é sempre sinal de perigo, mas no caso de uma bicicleta dobrável, o risco é a roda ficar presa no buraco e causar um acidente.

Já que são modelos para centros urbanos, várias bikes foram criadas de olho em alguns itens: contam, por exemplo, com bagageiro e pára-lamas, que vão fazer uma boa diferença no cotidiano.

Na bicicleta dobrável, o conjunto de marchas não vai oferecer uma grande velocidade. O objetivo da bicicleta dobrável não é corrida, e sim deslocamento em grandes cidades. Se você observar um ciclista em cima da bike dobrável, isso fica mais nítido: o guidão é mais alto, a postura do ciclista fica mais levantada, na vertical. No caso de bicicletas de corrida, o ciclista se inclina, sempre em busca de alta performance.

Agora vamos falar do preço?

Um ponto que chama atenção de vários consumidores (e que pode até ser visto como algo negativo) é o preço. Aqui, vale você levar em consideração o uso que você vai fazer da bicicleta dobrável.

Se você está pensando em substituir sua moto ou o seu carro para ir ao trabalho ou ir à faculdade, sim, vale o investimento! É só a gente colocar no papel, para perceber que o investimento e a manutenção de uma bicicleta dobrável vai ser bem menor.

Agora, se for para você ter uma bicicleta apenas para usar vez ou outra, talvez você não precise investir tão alto em um modelo com design diferenciado. Mas aí é questão de preferência mesmo, do quanto um modelo que dobra pode ser útil para você.

Então, bicicleta dobrável vale a pena para você?

Depois de todas essas informações, agora ficou mais fácil saber se a bicicleta dobrável é boa para você, não ficou?

Se você mora em grandes cidades e faz uso da bike no dia a dia para se locomover, a bicicleta dobrável pode ser muito bem-vinda. Leve em consideração o investimento, sim, mas sempre de olho nas vantagens que o modelo oferece, como fácil portabilidade e a prática de exercícios físicos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta