Foto das pernas de pessoa pedalando em cima de uma bicicleta laranja e com uma floresta no fundo

Ciclismo: tudo que você precisa para começar a prática

Bicicleta, capacete e outros: veja os itens necessários para aderir ao ciclismo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Seja qual for o seu motivo para aderir ao ciclismo, uma coisa é certa: a prática traz uma série de benefícios para saúde e bem-estar. Não é à toa que o esporte tem conquistado cada vez mais espaço na rotina dos brasileiros. E, ao contrário do que se imagina, não é preciso de uma bicicleta de última geração e centenas de equipamentos para embarcar nessa aventura, viu?

Pensando nisso, nós conversamos com o personal trainer Lucas Moreira para reunir tudo o que você precisa saber antes de começar o ciclismo. Além de dicas para turbinar os treinos, separamos sugestões de acessórios fundamentais, como capacete ciclismo, para praticar o esporte. Desliza a tela para conferir!

Antes de aderir ao ciclismo, conheça os diferentes tipos de bicicleta e para que servem!

Os benefícios do ciclismo

Assim como qualquer outro esporte, o ciclismo pode oferecer uma série de benefícios para o seu organismo. Para surpresa de alguns, essas vantagens vão muito além da estética e do shape do corpo.

"A prática pode melhorar o condicionamento físico e promover o emagrecimento. Mas, além disso, esse esporte também pode trazer melhorias cardiorrespiratórias, assim como controle da glicemia, da pressão arterial e do colesterol", conta Lucas.

E não para por aí: assim como outros esportes, o ciclismo também pode contribuir para a sua saúde mental. Isso significa que, além de melhorar a aptidão física, a prática também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de estresse em geral.

"O ciclismo estimula a melhora do humor e da disposição do atleta. Esse esporte ainda pode diminuir o estresse, a ansiedade e ajudar no combate da depressão", revela o especialista.

Antes de aderir ao ciclismo, veja algumas dicas do especialista

De acordo com o personal trailer, o primeiro passo para quem deseja entrar no mundo do ciclismo é sempre o mesmo: consultar um médico para um check-up. Pode até parecer óbvio, mas é importante estar seguro de que você está apto para a prática da atividade.

Dessa forma, você garante um bom desempenho nas pedaladas e evita qualquer tipo de dano à sua saúde, que possa te prejudicar a longo prazo. Ah, e outra dica importante é em relação a regulagem da bicicleta de ciclismo. Isso porque a maioria das lesões no esporte estão ligadas ao manuseio da bike.

"Desde os primeiros dias de treino, lembre-se de fazer a regulagem correta da bicicleta, incluindo banco e guidão", aconselha Lucas.

E não importa se você está começando ou busca apenas turbinar os treinos, outro conselho importante é buscar um profissional de educação física capacitado e respeitar os seus limites.

"O ciclismo não se baseia apenas em subir na bicicleta e pedalar por aí. É preciso ter um treino bem elaborado para melhorar o desempenho e diminuir o risco de lesões. Lembre-se: o excesso levado pela pressa em alcançar bons resultados pode prejudicar a sua saúde", reforça.

Por último, aposte em outras modalidades para garantir um upgrade nos treinos. A musculação, por exemplo, ajuda no fortalecimento dos músculos e pode melhorar o seu desempenho, assim como diminuir as lesões. Por outro lado, o ciclismo indoor ajuda a promover treinos que não são possíveis no esfalto, além de possibilitar as pedaladas em dias chuvosos.

Fique atento as contraindicações para o ciclismo

Ainda que o ciclismo não apresente muitas contraindicações, é importante redobrar a atenção em relação ao assunto. De acordo com o especialista, pessoas com condições de saúde diagnosticadas, como quadros cardiovasculares ou ortopédicos, não devem começar o exercício sem a autorização prévia de um médico responsável.

6 sugestões de produtos para começar o ciclismo

Depois de descobrir tudo sobre o ciclismo, chegou o momento de garantir os produtos certos para a prática. Além da bicicleta, existem alguns acessórios fundamentais para garantir sua segurança durante as pedaladas. Para te ajudar, nós reunimos alguns itens com a ajuda do especialista. Dá uma olhada!

1. Bicicleta Mountain Bike Caloi Moab 2021 18 Marchas Aro 29

Se o seu objetivo é praticar ciclismo em terrenos irregulares, vale apostar em uma mountain bike. A Moab 2021, da Caloi, é uma excelente opção de entrada para quem deseja pedalar em trilhas e estradas de terra. Ela tem um quadro feito de alumínio que garante uma postura estável, diminuindo o esforço e cansaço durante o passeio. Outra vantagem é que a suspensão dessa bike trava com acionamento remoto no guidão. Em contrapartida, é preciso lembrar que essa bicicleta é pensada para o uso recreacional, e não para competições.

Características dessa bicicleta de ciclismo:

  • Possui 18 marchas
  • O seu quadro e guidão são produzidos com alumínio
  • Conta com um aro 29
  • Apresenta freios à disco

2. Bicicleta KSW MTB XLT 2019

Outro modelo muito interessante para quem está começando a se arriscar no ciclismo é a XLT 2019, da KSW. Ela é ideal para passeios leves e também tem uma estrutura pensada para oferecer mais conforto, estabilidade e segurança aos iniciantes na modalidade. O aro 29 oferece boa tração e estabilidade em terrenos mais irregulares, além de manter a velocidade em terrenos lisos e asfalto. O seu freio funciona a disco mecânico, o que garante uma frenagem mais segura e até mesmo suave.

Características dessa bicicleta de ciclismo:

  • Apresenta 21 marchas
  • O seu quadro é feito de alumínio
  • Conta com disco mecânico
  • Possui um valor mais acessível

3. Bicicleta Speed Groove Overdrive 50

Foto de bicicleta Speed Groove Overdrive 50
Speed Groove Overdrive 50 oferece segurança e conforto durante pedaladas (Foto: Divulgação)

Se o objetivo é praticar ciclismo nas estradas, o ideal é optar por uma bicicleta speed, como a Groove Overdrive 50. Com um quadro X-lite de dupla espessura, ela oferece mais segurança e conforto durante as pedaladas. Outra vantagem é o seu garfo de carbono, que traz maciez ao absorver pequenos impactos e vibrações. Apesar do valor mais elevado, essa bicicleta oferece todas as características necessárias para um bom desempenho nas competições.

Explore os melhores preços para bicicleta Speed Groove Overdrive 50!

Características desse bicicleta de ciclismo:

  • Recomendada para ciclismo nas estradas
  • Oferece conforto e segurança para os usuários
  • Conta com freio a disco mecânico
  • Não é um dos modelos mais acessíveis do mercado

4. Bicicleta Oggi Lazer Rd-M4000

A Rd-M4000, da marca Oggi, é uma ótima opção de bicleta para ciclismo. Recomendada para quem quer pedalar na cidade, ela tem uma ótima performance e desempenho. Com essa bicicleta, você consegue aproveitar todos os bons recursos da marca, como o quadro de alumínio superresistente, e ainda a estrutura mais leve do que a outros modelos. Além disso, essa bicicleta tem um design incrível para manter sempre o seu estilo em alta.

Características desse bicicleta de ciclismo:

  • Conta com 27 marchas
  • A sua estrutura é feita com alumínio
  • Possui aro 29, o que permite mais tração e estabilidade nas pedaladas
  • Exige um investimento mais alto, já que o seu valor ultrapassa a faixa de R$ 4.000

5. Capacete Clispeed Esportivo Adulto

Foto de capacete Clispeed
Capacete Clispeed é resiste e garante segurança e durabilidade (Foto: Divulgação)

O penúltimo item da nossa lista é um dos mais importantes para prática do ciclismo. O capacete Clispeed promete proteger a região da cabeça sem abrir mão do conforto. Com apenas 210g e diversas aberturas nas laterais, ele é indispensável para iniciantes e profissionais do esporte. Uma das principais vantagens desse acessório é o seu material resistente e de alta qualidade. Na prática, isso garante a sua segurança e a durabilidade do produto. Se você estiver procurando um capacete para mountain bike, ele é a escolha certa.

Fique por dentro das ofertas para o capacete de bicicleta Clisspeed Esportivo Adulto!

Características desse capacete de bicicleta:

  • É leve, respirável e confortável
  • Recomendado para praticar mountain bike
  • Produzido com um material resistente e durável
  • Disponível em diferentes cores, incluindo azul e vermelho

5. Capacete Absolute Nero Pisca/LED

Foto de Capacete Absolute Nero Pisca/LED
Absolute Nero Pisca/LED é uma excelente opção de capacete com LED sinalizador e viseira (Foto: Divulgação)

Ainda falando sobre capacete de ciclismo, esse modelo da marca Nero é outra excelente opção. A sua estrutura conta um LED sinalizador, uma viseira e um forro removível, com velcros para higienização. Outro destaque desse produto é a catraca de ajuste, que facilita o manuseio e traz mais estabilidade para o ciclista. Por fim, a tecnologia In-Mold torna o acessório mais resistente aos impactos.

Encontre as promoções para o capacete de bicicleta Absolute Nero Pisca/LED!

Características desse capacete de bicicleta:

  • Possui uma viseira removível
  • Conta com 22 entradas de ar para maior refrigeração
  • Produzido com polímero, termoplástico e poliamida
  • Apresenta um tamanho único (57 a 61 cm)