Mulher segura aro de bicicleta em balcão de oficina mecânica

Como regular marcha de bicicleta?

Saiba como regular marcha de bicicleta e confira dicas de bikes para comprar em 2021

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

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Uma das coisas que mais incomoda quem gosta de pedalar, é quando a marcha fica desregulada, não é mesmo? Além dos problemas como marchas pulando, fazendo barulho e dando trancos, que atrapalham o passeio, ainda existe o risco de o cambio traseiro soltar e ir para entre os raios da bike, o que pode terminar em uma queda. Ainda bem que regular marcha de bicicleta não é tão difícil assim, e nós vamos te ensinar.

O processo é simples, mas deve ser feito com atenção, por isso criamos um passo a passo, para deixar tudo bem explicadinho e você conseguir regular a marcha da sua bike facilmente. Então se você percebeu que as marchas não estão entrando facilmente, demorando para subir ou descer, fique com a gente e confira o nosso tutorial.

Como regular marcha de bicicleta: passo a passo

Mecânico apoiado em bicicleta sem a roda da frente em oficina
Veja como regular marcha de bicicleta em um passo a passo / Reprodução Shutterstock

Antes de começar o tutorial, você vai precisar de algumas ferramentas, mas fique tranquilo, são apenas três e bem comuns, provavelmente você já deve ter na sua casa. São elas: chave phillips, chave de boca de 9mm e uma chave allen de 5mm.

Agora que já está com as ferramentas, acompanhe com a gente o passo a passo de como regular marcha de bicicleta:

Cambio Traseiro

Passo 1: Apoie a bike de forma que as peças fiquem visíveis e coloque a marcha na alavanca esquerda no número 1 e na alavanca direita no 6, 7, 8, 9 ou 10;

Passo 2: Olhando por trás do câmbio traseiro, confira se ele está perpendicular a engrenagem menor;

Passo 3: Caso não, use a chave phillips no parafuso H para alinhar, girando no sentido horário para ele entrar do lado esquerdo da cassete ou no sentido horário para entrar do lado direito;

Passo 4: Após alinhá-lo à engrenagem menor, você deve o colocar na engrenagem maior para fazer o mesmo processo. Gire o parafuso com a letra L no sentido horário para o câmbio ir para a direção do cassete ou anti-horário para ir na direção dos raios.

Muita atenção nesta etapa, para deixar o câmbio bem alinhado. Caso aperte demais, ele não vai conseguir botar a corrente na maior cassete e se soltar demais, a corrente vai cair ao botar na primeira marcha.

Tensão do Cabo

Mãos de mecânico regulando marcha de bicicleta
Como regular marcha de bicicleta: corrigindo tensão do cabo / Reprodução Shutterstock

Um dos problemas mais comuns é a tensão do cabo, que pode estar frouxa demais, atrapalhando de você subir a marcha, ou esticado demais, atrapalhando que você desça a marcha. Veja agora como resolver:

Passo 1: Tente encontrar o regulador do cabo. Ele pode estar em dois lugares, na marcha traseira ou na parte da frente da bicicleta;

Passo 2: Se não resolver, solte o parafuso que prende o câmbio ao cabo;

Passo 3: Em caso de cabo frouxo, puxe o cabo até que ele fique tensionado, e aperte o parafuso novamente;

Em caso de cabo muito esticado, faça o contrário, solte o cabo até que ele fique com a tensão correta;

Passo 4: Troque de marcha para ver se funcionou. Aumente ou diminua a tensão com o regulador até a marcha entrar, sempre aos poucos.

Câmbio Dianteiro

Peças de bicicleta desmontada em cima de mesa de madeira
Cambio dianteiro também deve ser regulado / Reprodução Shutterstock

O processo para regular o câmbio dianteiro é bem parecido com o traseiro, veja agora o passo a passo:

Passo 1: Para começar, você deve deixá-lo disposto na menor engrenagem do pedivela. Já o cambio traseiro, na maior engrenagem do cassete;

Passo 2: Veja a distância entre a corrente e a placa interna do câmbio. O correto é que ela passe a meio milímetro de distância.

Passo 3: Caso ela esteja mais próxima, gire o parafuso L em sentido anti-horário. Caso o contrário, gire no sentido horário;

Passo 4: Agora, com o câmbio dianteiro na maior engrenagem do pedivela e o traseiro na menor da cassete, observe a distância que a corrente passa da placa externa;

Passo 5: Se ele estiver muito próxima a placa externa, gire o parafuso H no sentido anti-horário, já se ela estiver passando longe, gire em sentido horário até a distância fique em 0,5mm;

Tensão do Cabo

O câmbio dianteiro também pode ser desregulado pela tensão do cabo, para verificar a tensão correta, siga mais um passo a passo:

Passo 1: Deixe o câmbio dianteiro na engrenagem do meio e o câmbio traseiro na engrenagem menor.

Passo 2: Observe a distância entre a corrente e a placa externa do Câmbio dianteiro;

Passo 3: Se ela estiver muito próxima a placa externa, mova o regulador do cabo no sentido anti-horário. Já se a corrente estiver muito distante, gire o regulador no sentido horário até que a distância fique em 0,5mm.

Se mesmo com todas estas dicas de como regular marcha de bicicleta, ela ainda não ficar 100%, vai ser necessário a ajuda de um profissional especializado, pois existem outras regulagens, como o alinhamento da gancheira, que apenas um mecânico poderá resolver.

Dicas de bicicletas para comprar em 2021

Não conseguiu resolver o problema da sua bike e resolveu comprar uma nova? Então confira várias opções para você escolher!

Caloi Velox

Esta bike da Caloi tem aro 29, indicada para trilhas, mas também pode ser usada em passeios. Conta com pneu mais largo, que gera maior estabilidade e segurança. Conta com ajuste do assento, tecnologia Quick Release, para trocar os pneus de forma fácil, além de freios V-Brake, de fácil manutenção.

Características da Caloi Velox:

  • Tipo de Bicicleta: Passeio/Mountain Bike
  • Tamanho do Aro: 29
  • Número de Marchas: 21
  • Material do Quadro: Aço
  • Material do Guidão: Aço
  • Sistema de Suspensão: Suspensão dianteira
  • Tipo de Freio: V-Brake

Track & Bikes Niner

Esta bicicleta, possui design moderno e prático, com construção em aço carbono, que garante segurança e qualidade. Tem aro 29, assento ajustável, 21 ajustes de velocidade, além de contar com kit de refletores, que deixa ela ainda mais segura para os seus passeios noturnos.

Características da Track & Bikes Niner:

  • Tipo de Bicicleta: Passeio
  • Tamanho do Aro: 29
  • Número de Marchas: 21
  • Material do Quadro: Aço
  • Material do Guidão: Aço
  • Sistema de Suspensão: Suspensão dianteira
  • Tipo de Freio: Disco mecânico

Viking Tuf25

Já se o que busca é uma mountain bike, confira este modelo feminino. Ela é uma aro 26, com recursos incríveis, como câmbio Shimano, 21 marchas com quadro muito resistente, sem contar neste design arrojado. Com tudo isso, você vai fazer as suas trilhas de forma bem mais fácil, com muita variedade de velocidade e de pesos nas pedaladas.

Características da Vikingx Tuff25:

  • Tipo de Bicicleta: Mountain Bike
  • Tamanho do Aro: 26
  • Número de Marchas: 21 marchas
  • Material do Quadro: Alumínio
  • Material do Guidão: Aço carbono MTB
  • Sistema de Suspensão: Suspensão dianteira
  • Tipo de Freio: Disco mecânico

Lotus Aluminium

Outro modelo mountain bike, a bicicleta Lotus Aluminium tem aro 29 e 21 velocidades diferentes, câmbio Shimano, sendo ótima tanto para trilhas leves quanto para o asfalto, com a sua construção resistente de alumínio. Ela conta com assento ajustável, suspensão dianteira, sistema de freio a disco mecânico, garantindo uma frenagem mais segura.

Características da Lotus Aluminium:

  • Tipo de Bicicleta: Mountain Bike
  • Tamanho do Aro: 29
  • Número de Marchas: 21 marchas
  • Material do Quadro: Alumínio
  • Material do Guidão: Alumínio
  • Sistema de Suspensão: Suspensão dianteira
  • Tipo de Freio: Disco mecânico