Entenda antes de comprar em Câmera Digital

O que é megapixel?

Conheça a importância dos megapixels na hora de fotografar com sua câmera digital.

O que é megapixel
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Muita gente acha que quanto mais megapixel uma câmera digital tem, mais poderosa ela é. Na verdade, existem muitos outros fatores que podem influenciar a qualidade final das fotografias, sendo os megapixels apenas um deles. Mas para que serve exatamente esta medida? Afinal, o que é megapixel? É o que você vai descobrir agora.

Câmeras digitais para você

Toda a imagem digital é composta de pixels, a menor unidade representada pela tela de um computador. Isso significa que, quanto maior a resolução da foto, isto é, quanto mais pixels ela apresentar, maior será o número de detalhes disponíveis no momento da captura com uma câmera digital. Entretanto, nem todos são imediatamente beneficiados por isso.

Muita gente costuma descarregar suas câmeras digitais e usar as fotos diretamente na internet. Para isso, não é necessário que a câmera possua uma quantidade muito grande de megapixels.

Geralmente, 1 ou 2 megapixels já são suficientes para que as imagens fiquem em um bom tamanho para o upload em redes sociais ou até mesmo para o envio por e-mail.

Quando você diminui o número de megapixels de suas fotos capturadas, elas passam a ocupar um espaço bem menor dentro do cartão de memória. Um cartão de memória de 1GB de espaço é capaz de comportar pelo menos 400 fotos de 5 megapixels.

Porém, caso elas sejam tiradas com a resolução de 1 megapixel, o número de arquivos em um cartão pode ultrapassar a casa dos 5 mil, dependendo da forma com que a câmera digital funciona. Ainda assim, as fotos em alta resolução possuem algumas vantagens únicas.

Qual resolução deve ter sua câmera digital?

Entre as câmeras compactas e as câmeras semiprofissionais você encontra uma variedade de resolução. É possível encontrar máquinas fotográficas com menos de 10MP até câmeras com 18MP ou mais.

Já no mundo das câmeras profissionais, a resolução geralmente é mais robusta, assim como esse tipo de máquina fotográfica.

A maioria das câmeras DSLR conta com resolução superior a 18MP, mas também é possível encontrar uma resolução um pouco menor entre esses tipos de máquina, como uma câmera 16MP.

Usar toda a resolução disponível na câmera digital permite que você possa editar suas fotos em diversos programas específicos, como é o caso do Photoshop. Assim é possível recortar partes da imagem, aproveitando somente alguns pontos específicos e mantendo uma resolução boa o suficiente para o uso na internet e, às vezes, até para imprimir ou "revelar".

Algumas máquinas fotográficas, inclusive, possuem dentro do seu pacote de programas softwares específicos para a edição, que apesar de oferecerem algumas vezes poucos recursos, são bastante práticos.

Ter uma foto em alta resolução, isto é, com muitos megapixels, é garantia de revelações digitais de melhor qualidade. Existem lojas especializadas na revelação de fotos deste tipo e, dependendo da quantidade máxima de megapixel presente na câmera, é possível até mesmo imprimir grandes pôsteres, apresentando um ótimo resultado.

Tabela de megapixel para câmera digital

Lembre-se: a quantidade de megapixels necessária vai depender muito de como as fotos serão usadas. Por um lado, fotos com menor resolução ocupam menos espaço no cartão de memória e são mais bem utilizadas na internet, em álbuns virtuais ou até mesmo no envio por e-mail.

Porém, se o seu objetivo é fazer boas impressões e montar belos álbuns com fotos de suas viagens, festas ou família, ter uma quantidade razoável de megapixel acaba sendo a melhor opção. Sendo assim, é fundamental ficar de olho nos megapixels da câmera digital que você quiser investir na hora da compra.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital