Tela de central multimídia em carro sendo clicada por mão de homem

A central multimídia é um produto que tem ganhado cada vez mais o coração dos motoristas. Com suas muitas funções, ela torna a vida de quem está dirigindo muito mais confortável e tem sido muito procurada por pessoas que passam muitas horas no trânsito, como os taxistas e motoristas de aplicativo, ou por quem costuma fazer viagens.

Foto de painel de carro com foco em Central Multimídia
A central multimídia conta com interação com celular (Foto: Shutterstock)

Mas se engana quem pensa que só o motorista aproveita do equipamento, pois ele também é muito bom para a família e para os passageiros. Eles podem assistir ou ouvir conteúdos enquanto estão no trânsito. Para escolher uma boa opção, você precisa estar atento em alguns detalhes, e nós vamos te ajudar com isso. Confira com a gente e descubra qual a melhor central multimídia de 2021 dependendo do seu uso e necessidade.

Como escolher uma central multimídia

A central multimídia, como o nome já diz, é um equipamento que une vários outros em um só. Na maioria dos modelos, conta com CD e DVD Player, rádio AM/FM, entrada para pendrive e cartão de memória (para reproduzir arquivos de áudio e vídeo). Alguns possuem TV Digital, câmera de ré, sensor de estacionamento, sistema de espelhamento do celular e, em alguns modelos, o GPS integrado, além de alguns outros recursos de menor destaque.

Homem negro sentado em seu carro configurando a sua central multimídia
A central multimídia une vários dispositivos em apenas um (Foto: Shutterstock)

Escolher uma central multimídia é parecido com escolher um novo celular, já que eles têm muitas características em comum. Portanto, você deve ter atenção com a ficha técnica, especialmente com estes pontos:

Processador e memória RAM: são os responsáveis pelo desempenho da sua central, que é melhor, de acordo com uma maior velocidade do processador (medida em MHz e GHz) e com uma maior capacidade da memória RAM (medida em GB);

Memória interna: é quanto você vai ter de espaço disponível para armazenar os seus dados (músicas e filmes). Devemos dar preferência para modelos com mais memória (medida em GB);

Sistema Operacional: de nada adianta um bom processador e memórias potentes, se a central não for intuitiva, isso é, se for difícil de usar. Isso é responsabilidade do sistema operacional, que conta com diferentes tipos, mas um acaba se destacando, que é o Android. Ele é uma boa pedida, pois é compatível com a maioria dos smartphones;

Resolução da Tela: assim como o processador e as memórias, quanto maior for a resolução da tela, melhor a qualidade de imagem que você vai ter. E, assim como nos smartphones, nas centrais isso faz bastante diferença;

Conectividade: uma boa central multimídia deve contar com diferentes opções de conectividade, como Bluetooth, espelhamento por USB e através de aplicativos, como o Android Auto e o Apple CarPlay. Dessa forma, você pode usar recursos do seu celular que não existam de forma nativa em sua central, como o GPS, usando o Waze ou o Google Maps;

Corrente de entrada USB: é a quantidade de amperes que a sua porta USB dispõe. Na maioria dos smartphones mais novos esta corrente de entrada é de 2A, portanto uma corrente mais baixa da sua central, vai dificultar o carregamento, principalmente se estiver usando aplicativos pesados;

Tamanho da Central: pode parecer banal, mas saber o tamanho disponível no painel do seu carro antes de comprar a central multimídia, é muito importante. Esse tamanho é medido em DIN (17,9 x 5 cm), sendo a maioria dos modelos com a medida de 2 DIN;

Central Multimídia Automotiva Pioneer 6.8 " DMH-Z5380TV Touchscreen Bluetooth

A Central Multimídia DMH-Z5380TV da Pioneer faz valer o seu valor mais "salgado", pois conta com tela capacitiva de 6.8 polegadas, com resolução WVGA (800 x 480), TV Digital integrada, Bluetooth para fazer ligações telefônicas (Hands-free) e ouvir músicas do Spotify.

Possui entradas para câmera de ré e controles no volante, além de ser compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Web Link para você aproveitar os seus aplicativos do celular com total segurança.

Conta ainda com grande qualidade de áudio, com reforçador de graves e controle de subwoofer. É personalizável com 112 opções de cores para iluminação dos botões e 5 opções de cores de destaque.

Alguns destaques da Central Multimídia Pioneer DMH-Z5380TV

  • Compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Web Link
  • Equalizador Gráfico de 13 bandas que melhora qualidade do áudio de forma geral
  • Compatível com controles de volante

Central Multimídia Automotiva Multilaser 7 " Evolve Fit P3328

A Central Multimídia Multilaser Evolve Fit é uma opção de baixo custo, mais limitada, com poucos recursos. Não conta com TV digital e suporte a aplicativos de controle do celular (Apple CarPlay e Android Auto), apenas com mirror link, que espelha apenas smartphones Android.

Apesar disso, ela conta com uma boa tela de 7” com resolução 1080p, rádio FM, leitor USB e microSD, entrada auxiliar e boa potência de som. Com isso, ela é uma boa alternativa na sua faixa de preço.

Alguns destaques da Central Multimídia Multilaser Evolve Fit

  • Tela com resolução 1080p
  • Iluminação dos botões personalizável
  • Entrada para câmera de ré

Central Multimídia Automotiva Pioneer 7 " DMH-Z6380TV Touchscreen Bluetooth

Mais uma Central Multimídia Pioneer. Essa é ainda mais avançada que a anterior e, por isso, é mais cara. Ela conta com todos os recursos, como tela de 7” com resolução WVGA, TV Digital integrada, Bluetooth, compatibilidade com aplicativos de controle do celular e personalização da iluminação dos botões e cores de destaque.

Ele tem conexão Wi-Fi, reprodução de áudio de alta resolução, entrada USB de 3.0 A e compatibilidade com o aplicativo Pioneer CarAVAssist, para navegar em sites da web, receber notificações em tempo real sobre o seu time do coração e personalizar a tela inicial da sua central.

Alguns destaques da Central Multimídia Pioneer DMH-Z6380TV

  • Navegação na web e notificações em tempo real
  • Conexão Wi-Fi
  • Reproduz Hi-Res Audio (áudio de alta resolução)

Central Multimídia Automotiva Pioneer 9 " DMH-ZS9380TV Touchscreen Bluetooth

Agora o modelo mais completo desta lista. A central multimídia Pioneer DMH-ZS9380TV é também a mais cara desse artigo. Mas não se assuste. Ela tem qualidades que fazem valer o preço, como a sua tela capacitiva flutuante de 9”, com resolução HD.

Outro diferencial é a sua instalação modular, que é uma mão na roda para carros com profundidade limitada, podendo deixar a tela e a unidade de processamento fisicamente separadas. E conta ainda com todos os destaques do modelo anterior, como conexão Wi-Fi, reprodução de áudios de alta resolução e compatibilidade com app Pioneer CarAVAssist.

Alguns destaques da Central Multimídia Pioneer DMH-ZS9380TV

  • Tela flutuante de 9”
  • Instalação Modular
  • Resolução HD

Central Multimídia Automotiva Pósitron 6 " SP 8730 DTV Touchscreen USB

A Central Multimídia Pósitron SP8730 DTV é mais uma opção mais básica, com menos recursos, mas com um preço mais em conta. Ela possui tela de 6,2 polegadas, com resolução de 800x480 pixels, TV Digital integrada, conexão Bluetooth para HandsFree e reprodução de streaming de áudio, leitor de CD e DVD, pendrive, cartão de memória e sintonizador AM/FM. Tem ainda entrada para câmera de ré, comando de volante e espelhamento Mirror Connect para celulares Android (até a versão 10).

Alguns destaques da Central Multimídia Pósitron SP 8730 DTV

  • Leitor de CD e DVD
  • Espelhamento Mirror Connect (celulares Android)
  • Compatível com controles no volante (SWC)

Central Multimídia Automotiva Multilaser 6 " Evolve Light P3321

Assim como o último modelo da Positron, esta Central Multimídia Multilaser é um modelo básico, com um custo mais baixo. Eles têm até inclusive, características muito parecidas, como tela de 6,2 polegadas, leitor de CD e DVD, espelhamento via MirrorLink, que funciona apenas em smartphones Android (até a versão 10).

Conta ainda com conexão Bluetooth para ouvir as suas músicas do celular, direto no som do seu carro e para atender chamadas. Tem também entrada USB, para pendrives, auxiliar e cartão de memória.

Alguns destaques da Central Multimídia Multilaser Evolve Light

  • Espelhamento com celulares Android
  • Leitor para CD, DVD, pendrive, cartão de memória e auxiliar
  • HandsFree e reprodução de streaming via Blueooth

Central Multimídia Automotiva Pósitron 6" SP8530 BT Touchscreen USB

Mais uma Central Multimídia Pósitron com recursos básicos e preço mais baixo. Este modelo conta com dois anos de garantia pelo fabricante, que dá uma certa tranquilidade em relação à qualidade e durabilidade do produto.

Assim como os últimos modelos, também tem tela de 6,2 polegadas (resolução 800x480 pixels) e características comuns a modelos desta faixa de preço, como leitores de CD e DVD, cartão de memória, USB, entrada auxiliar, Bluetooth e sistema MirrorConnect de espelhamento da tela do Android. Tem conexão com controle integrado ao volante e saída de vídeo para monitor externo.

Alguns destaques da Central Multimídia Pósitron SP8530 BT

  • Integração com alarme Pósitron
  • Saída de vídeo para monitor externo
  • Entrada para câmera de ré

Central Multimídia Automotiva First Option 7 " MID-7800 Touchscreen Entrada para camêra de ré

Opção de baixo custo, a Central Multimídia First Option, ao contrário de outros modelos baratos que citamos, não é fabricada por uma empresa tão conhecida. Contudo, ela tem alguns recursos em comum, como tela de 7 polegadas, rádio FM, espelhamento com celulares Android, Bluetooth para atender chamadas e ouvir suas músicas.

Além disso, tem entrada USB e para cartão de memória. Mas, ao contrário de outros modelos da faixa de preço, não conta com leitor de CD e DVD. Com isso, ele acaba sendo uma opção apenas para quem quer um modelo com poucos recursos e não quer gastar muito dinheiro.

Alguns destaques da Central Multimídia First Option

  • Espelhamento Android
  • Tela de 7 polegadas

Central Multimídia Automotiva Pioneer 8 " DMH-ZS8280TV

A Central Multimídia Pioneer DMH-ZS8280TV conta com recursos já vistos em modelos da marca que já citamos, como instalação modular e compatibilidade com aplicativos Apple CarPlay, Android Auto e WebLink.

Ela conta também com entradas para controle do volante e câmera de ré. Tem TV Digital integrada, Bluetooth para tecnologia HandsFree e reprodução de músicas de aplicativos de streaming. Mas o seu diferencial em relação as outras, é que é a única da lista com tela de 8”, para quem acha a de 7” pequena e a de 9” grande demais.

Alguns destaques da Central Multimídia Pioneer DMH-ZS8280TV

  • Instalação Modular
  • Tela capacitiva de 8 polegadas
  • Personalização de cores

Central Multimídia Automotiva Pioneer 6 " DMH-G228BT Touchscreen Bluetooth

Modelo mais simples da Pioneer em nossa lista, e também o mais barato, ele é o único de 6,2 polegadas da fabricante. Ele conta com leitor de DVD, cartão SD e USB, além de entrada auxiliar e Rádio AM/FM.

Tem Bluetooth para recursos de Hands Free e reprodução de músicas de apps de streaming. Mas acaba deixando a desejar em comparação a outros modelos na sua faixa de preço, por não ter nenhum sistema de espelhamento da tela do celular, nem compatibilidade com aplicativos como o Apple CarPlay e Android Auto.

Alguns destaques da Central Multimídia Pioneer DMH-G228BT

  • DVD Player
  • Reforçador de Graves
  • Interface intuitiva