Computador aberto no site Curious Cat com a sombra de um gato e fundo laranja

Curious Cat: o que é e como usar a rede social

Conheça o Curious Cat, saiba usar a rede social para curiosos e confira os melhores celulares para aproveitar a plataforma

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Curious Cat pode ser a sua rede social ideal se você é uma pessoa curiosa. Perguntar o que você sempre quis para aquele seu amigo e responder perguntas de usuários anônimas são algumas das ferramentas que você vai encontrar no site.

Muitos usuários encontram na plataforma um lugar para contar aquele segredo que está escondido, mas sem se preocupar com exposição. Caso você queira usar a rede social anônima, te explicamos o que é o Curious Cat e mostramos algumas dicas para o seu perfil.

O que é o Curious Cat?

A rede social do gato curioso foi desenvolvida em 2016 por um programador espanhol que atua sob o apelido de "NiciusB". Ela seguiu a tendência de algumas plataformas que também davam espaço para usuários responderem perguntas anônimas. Ali, você pode fazer perguntas aos usuários sem precisar expor que foi você quem questionou. Claro que você também pode receber essas perguntas de anônimos e responder no seu perfil.

Mesmo criado há mais de cinco anos, o Curious Cat ainda é muito utilizado na internet. Para atrair o público, ele conta com funções interessantes de uso. Muitos perfis compartilham as perguntas e respostas em suas contam em outras redes sociais. Sendo assim, é uma boa forma de interagir com outros usuários pela internet.

Como usar o Curious Cat?

Antes de começar a usar o Curious Cat, é preciso ter uma conta no Twitter ou no Facebook. A rede social sincroniza os dados e cria o usuário a partir do perfil de alguma das duas plataformas. Para isso, é preciso autorizar o Curious Cat a acessar algumas informações do seu perfil.

Assim que a sua conta for criada, o Curious Cat vai sugerir que você siga outros perfis com base nos seus amigos do Facebook ou seguidores do Twitter. Isso pode ser uma boa ideia para quem quer conversar de forma anônima (ou não) com gente já conhecida.

Como fazer uma confissão?

Um dos recursos mais legais e que melhor engaja no Curious Cat são as confissões. Você pode usar o seu perfil para confessar algo da sua rotina, de forma semelhante a colocar um status na conta.

Basta abrir a página do seu perfil, clicando no ícone da pessoa no canto inferior da tela, e digitar o que você tem em mente. Esse recurso ainda não pode ser feito de forma anônima.

Confissão no Curious Cat que diz "Hoje eu atrasei o meu despertador por uma hora e perdi o ônibus"
Fazer uma confissão é um dos recursos do Curious Cat (Foto: Reprodução)

Como fazer uma pergunta anônima?

Para fazer uma pergunta para alguém no Curious Cat, é preciso entrar no perfil do usuário. Assim, haverá um campo de perguntas com a frase "Pergunte-me qualquer coisa". Digite a pergunta e deixe o campo "Anônimo" selecionado.

Pergunta anônima no Curious Cat que diz "Qual seria a primeira coisa que você diria ao conhecer uma pessoa?"
A maioria dos usuários do Curious Cat faz perguntas anônimas (Foto: Reprodução)

Como responder uma pergunta?

Para responder às perguntas do seu perfil, é necessário entrar na aba de perguntas, sinalizada pelos links do balão de fala.

Caixa de entrada do Curious Cat com pergunta do dia em inglês
Na caixa de entrada, todas as perguntas feitas ao perfil ficarão à mostra (Foto: Reprodução)

Para responder, basta digitar a sua resposta no campo indicado e selecionar os modos de compartilhamento que você preferir. A resposta pode ser compartilhada diretamente no seu perfil do Twitter. Para deixar a sua página ainda mais divertida, você pode usar emojis e GIFs.

Resposta à pergunta do dia do Curious Cat dizendo "Eu prefiro ser amado" com uma carinha estrelada
É possível compartilhar respostas no Curious Cat e em outras redes sociais (Foto: Reprodução)

Como baixar o aplicativo?

Inicialmente, o Curious Cat foi criado para ser usado nos navegadores e não contava com um aplicativo. Todo o layout da plataforma foi organizado para uma melhor experiência pela web no computador ou no celular. Mas a falta de um app se tornou um problema para o desenvolvimento da rede social.

Por isso, mais recentemente, o Curious Cat passou a contar com um aplicativo próprio para usuários aproveitarem em smartphones e tablets. Ele é compatível com celulares Android e com iPhones. Para baixar, basta acessar a Play Store, para celulares com o sistema do Google, ou a App Store, para smartphones da Apple.

Prints do aplicativo Curious CAT mostrando como ele funciona
Curious Cat está disponível em aplicativos para Android e iOS (Foto: Reprodução)

Dicas úteis

A rede social parece ser muito simples, mas existem algumas formas de usar o Curious Cat que deixam a experiência ainda melhor. Por isso, listamos cinco dicas para deixar a rede social mais divertida e segura. Confira!

Encontre amigos para interagir

O Curious Cat exige que os usuários criem uma conta com base no perfil do Twitter ou do Facebook. Assim, logo no início do uso, é possível sincronizar os seguidores ou amigos dessas redes sociais que possuem conta e já começar a fazer perguntas para eles.

Compartilhe respostas em outras redes

Ao responder uma pergunta, você pode compartilhar a sua resposta em outras redes sociais. Assim, o alcance e exposição do assunto serão ainda maiores. A plataforma tem recurso para compartilhamento automático pelo Twitter. Para outras redes, como o Instagram, é possível salvar a pergunta e resposta em forma de imagem.

Responda à pergunta do dia

Todos os dias, o Curious Cat seleciona alguma pergunta do dia para que seus usuários compartilhem as respostas na rede. Ela é uma ótima forma para ficar por dentro de assuntos em alta na rede social.

Use a privacidade da rede social

Aproveite para usar o modo anônimo se quer fazer uma pergunta para um amigo e não quer revelar a sua identidade. Caso não se importe com isso, você também pode fazer a pergunta com a assinatura do seu perfil, sem problemas.

Cuidado com a exposição virtual

É sempre importante lembrar que tudo o que é compartilhado na internet tem grande alcance. Por isso, tenha cuidado com o que você compartilha na sua conta. Certifique-se, também, de usar o modo anônimo quando não quiser revelar sua identidade. Vale ressaltar também a necessidade de não fazer perguntas que ofendam outros usuários.

Celulares para usar o Curious Cat

Não é necessário ter os smartphones mais avançados do mercado para usar o Curious Cat, já que o aplicativo é bem leve e roda em aparelhos com configurações mais simples. Por isso, selecionamos alguns modelos que fazem parte da lista dos melhores celulares intermediários para melhorar o uso da rede social.

O Curious Cat também é uma boa para tablets, e vale conferir também a lista com os melhores tablets pelo custo-benefício. Veja abaixo celulares que vão atender bem o uso da rede social: