Celular Samsung A72 de cor branca sobre tecido jeans

Galaxy A72 vale a pena? Conheça a ficha técnica do Samsung

Conheça o Galaxy A72, melhor celular da linha A, com destaque para a sua câmera com zoom óptico de 3x e bateria para 2 dias

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançado em abril junto com os modelos A32, A52 e A52 5G, o Samsung Galaxy A72 é o grande destaque da linha A. Os recursos que mais chamam a atenção são as suas câmeras. O sensor teleobjetivo com zoom digital de até 30x é um diferencial.

A bateria de 5.000 mAh e a tela com tecnologia Super AMOLED também são pontos positivos. Mas não é só isso. Ele tem muitos outros recursos interessantes, e nós vamos te contar sobre cada um deles nessa análise de ficha técnica.

O Galaxy A72 conta ainda com recursos extras de segurança, como o Samsung Knox. Trata-se de plataforma de segurança da gigante coreana, que adiciona uma camada extra de proteção. Ela vai desde o hardware até os programas, protegendo totalmente o seu smartphone. Curtiu e quer conhecer mais sobre ele? Então confira a nossa análise da ficha técnica. Vamos te ajudar a responder se ele vale a pena para você!

Características do Samsung Galaxy A72

Separamos todos os principais recursos do Samsung Galaxy A72. Vamos falar sobre cada detalhe em relação ao design, tela, desempenho do aparelho, conjunto de câmeras e bateria. Veja agora as principais características do celular mais completo da linha A.

Design do Galaxy A72 é elegante e discreto

Celular Samsung A72 em diferentes ângulos
Design do Galaxy A72 é elegante e discreto (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy A72 é todo construído em plástico com as laterais em pintura brilhante e a traseira fosca. Ainda que tenha o acabamento em plástico, mantém o aspecto de um celular premium. Na parte de trás, fica o seu maior destaque. É o módulo de câmeras, que é feito na mesma cor e material. Isso dá a impressão de que os sensores ficam "soltos".

Já na parte frontal, o Samsung Galaxy A72 possui um grande aproveitamento da tela. Isso se deve às suas bordas finas e ao seu pequeno notch (furo na tela). O display conta ainda com leitor biométrico integrado. Outro ponto legal do aparelho é que ele tem proteção contra água e poeira, com certificação IP67. O modelo é encontrado nas cores preta, azul, violeta e branca.

Tela do Galaxy A72 é de Super AMOLED

Parte frontal do celular Samsung A72 exibindo pessoas festejando
Tela do Galaxy A72 é de Super AMOLED (Foto: Divulgação/Samsung)

A tela do Galaxy A72 tem 6,7 polegadas. Ela conta com a tecnologia Super AMOLED, que entrega cores com mais vida e contrastes mais intensos. Possui ainda resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Isso deixa as imagens mais fluidas, fazendo dele uma boa opção de celular para jogar.

Outros destaques que chamam a atenção nesta tela são os seus 800 nits de brilho. Eles contribuem para uma melhor nitidez. O Real Smoth é outro recurso presente nele. A ideia com isso é deixar as transições de imagem ainda mais suaves.

Desempenho do Galaxy A72 surpreende para um intermediário

Parte frontal do A72 exibindo um jogo de celular
O Galaxy A72 roda bem alguns jogos (Foto: Divulgação/Samsung)

Falando em desempenho, o Galaxy A72 se destaca entre os intermediários. Ele consegue rodar bem, sem travamentos, até alguns jogos mais pesados. Ajuda neste ponto a presença do Game Booster. Trata-se de um aplicativo que melhora o desempenho dos jogos e ainda contribui para uma economia de bateria.

O Samsung Galaxy A72 tem o processador Qualcomm Snapdragon 720G, memória RAM de 6 GB e armazenamento interno de 128 GB, expansível para até 1 TB, com cartão SD. Com tudo isso, ele não fica devendo a nenhum intermediário disponível atualmente no mercado.

Câmera do Galaxy A72 tem zoom óptico de 3x

Parte traseira do A72 exibindo infográfico sobre as câmeras
O Galaxy A72 tem quatro câmeras traseiras (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy A72 tem um conjunto quadruplo traseiro de câmeras. O sensor principal tem 64 MP. Ele conta com estabilização óptica de imagem e abertura de f/1.8. O segundo sensor tem 12 MP e é um ultra-grande angular, ideal para fotos de paisagens ou de grandes grupos. O terceiro é um macro de 5 MP. Este tipo de lente é ideal para imagens com o foco próximo a câmera. E o que mais se destaca é o seu quarto e último sensor. É um teleobjetivo de 8 MP, que possui zoom óptico de 3x e zoom híbrido de até 30x.

O conjunto faz filmagens em até 4K a 30 fps ou Full HD a 30 fps com recursos de super estabilização. Sua câmera de selfies tem 32 MP e conta com modo retrato realizado por inteligência artificial. Ela também filma em 4K. Outros recursos legais das câmeras são suporte a HDR, o 4K Video Snap, que cria fotos a partir de vídeos, modo noturno, modo panorâmico e reconhecimento facial.

Bateria do Galaxy A72 dura até dois dias

Parte frontal do A72, com foco nos dizeres "5000mAh"
Bateria do Galaxy A72 dura até dois dias (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy A72 teve um upgrade da bateria em relação ao modelo da geração anterior, o A71, aumentando 500 mAh. Com isso, hoje ele tem 5.000 mAh de potência, garantindo uma autonomia de até dois dias longe das tomadas, em uso moderado, segundo o fabricante. Ele conta com suporte a carregamento rápido de 25W, que faz todo o processo em pouco mais de uma hora. E o melhor: o carregador vem incluso na caixa.

Mais recursos do Samsung Galaxy A72

Parte frontal do A72 exibindo um jogo e um infográfico destacando temperatura, memória e duração da bateria
Galaxy A72 conta com Game Booster (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy A72 conta com o Android 11. É a versão mais recente do sistema operacional. A fabricante garante ainda atualização para as próximas três gerações do Android e 4 anos de atualizações de segurança. Ele possui ainda a interface One UI 3.1, uma versão exclusiva e personalizada pela Samsung, que é reconhecidamente uma das mais belas e intuitivas do momento. Conta também com Bluetooth 5.0, sensor biométrico integrado a tela, conexão NFC, para pagamentos e conexões por aproximação e certificação IP67, contra poeira e respingos d’água.

Outros recursos de destaque, como já mencionamos, são o Game Booster, para melhorar desempenho de jogos, o 4K Video Snap, para fazer fotos a partir de vídeos, e o Quick Share, recurso para enviar vídeos e fotos diretamente pelo Wi-Fi Direct.

Afinal, o custo-benefício do Galaxy A72 é bom?

Depois de saber tudo isso sobre este smartphone, podemos dizer que sim, o Galaxy A72 vale a pena. Ele é encontrado a partir de R$ 1.979*, um preço que não foge muito de outros modelos intermediários. O smartphone conta com recursos importantes, que não são encontrados em todos os modelos, como tela de Super AMOLED com taxa de atualização de 90 Hz e câmera com zoom óptico de 3x. Conta ainda com bateria bem duradoura, carregamento rápido incluso na caixa e desempenha bem para jogos.

Já se o que busca é um smartphone mais completo, com recursos ainda mais avançados ou um modelo mais simples, com um preço mais em conta, o ideal é procurar outra opção. E, para te ajudar nesta missão, confira as nossas listas a seguir. Conheça os melhores smartphones de 2021, os melhores Samsung do ano e conheça os outros modelos da linha Galaxy A. Além disso, temos um artigo com celular barato da Samsung.

*Alerta de flutuação de preços: valor de R$ 1.979 é menor encontrado no Zoom no dia 21 de julho de 2021, portanto, pode variar.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A72

  • Tela: 6,7" com painel Super AMOLED, resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz
  • Processador: Snapdragon 720G octa-core de até 2,3 GHz
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmeras traseiras: 64MP OIS (f/1.8) + ultra-wide 12 MP (f/2.2) + macro 5 MP (f/2.4) + telefoto 8 MP (f/2.4)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Filma em: 4K
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Reconhecimento facial: Sim
  • Cores: preto, violeta, azul e branco
  • Outros Recursos: Samsung Knox, NFC, Wi-Fi, 4G, Bluetooth 5.0, USB-C e GPS