Veja quem vence a disputa entre o Samsung Galaxy S6 e o Note 4

Não sabe se compra o Galaxy S6 ou o Galaxy Note 4? Confira o nosso comparativo e tire suas dúvidas.

Veja quem vence a disputa entre o Samsung Galaxy S6 e o Note 4
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O Galaxy S6 e o Galaxy Note 4 são dois ótimos smartphones Samsung, mas têm propostas diferentes. O Samsung Galaxy Note 4, por exemplo, é o que chamam de "phablet", ou seja, sua tela grande (5,7'') faz com que ele fique entre um celular e um tablet.

Já o Samsung Galaxy S6, como você deve saber, é um top de linha da marca, dando continuidade à sua principal série. Como tem 5,1'', ele ainda é considerado um smartphone.

Apesar dos dois serem bastante potentes, há algumas diferenças que podem pesar na hora da decisão. Para saber mais, confira o nosso comparativo e descubra qual é o melhor, o Galaxy S6 ou o Galaxy Note 4.

Tela
5,1'' Super AMOLED(2560x1440 pixels)
5,7'' Super AMOLED(2560x1440 pixels)
Processador
Octa core (quad core 1,5GHze quad core 2,1GHz)
Octa core (quad core 1,3GHze quad core 1,9GHz)
Memória RAM
3GB
3GB
Conectividade
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Armazenamento
32GB
32GB
Aceita cartão de memória
Não
Sim (até 128GB)
Câmera traseira
16MP
16MP
Câmera frontal
5MP
3,7MP
Filma em
4k
4K

Qual é mais rápido, Galaxy S6 ou Galaxy Note 4?

Se o que você quer é um celular fluido, que aguente todos os aplicativos, inclusive mais de uma tarefa ao mesmo tempo, tanto o Galaxy S6 quanto o Note 4 vão atender bem.

Porém, o Galaxy S6 está ligeiramente à frente por trazer um processador mais recente e moderno que o do Note 4.

Além disso, no Samsung Galaxy S6 a marca sul coreana enxugou a interface TouchWiz, deixando ela mais simples e, consequentemente ocupando menos espaço. Isso também contribui para que o Android 5.0 rode liso no smartphone.

Já no Galaxy Note 4, o sistema operacional que vem é o Android 4.4, e a TouchWiz é aquela mesma velha conhecida de outros aparelhos da marca, com diversos aplicativos instalados de fábrica.

Cabe também citar o armazenamento desses dois celulares Android. O Galaxy S6 e o Galaxy Note 4 comparados têm 32GB. Sendo assim, a vantagem fica com o Note 4, que tem slot para cartão de memória (até 128GB), ao contrário do Galaxy S6. Mas vamos combinar que 32GB já é bastante, espaço, né?

Tela de ótima qualidade tanto no Galaxy S6 quanto no Note 4

Um ponto em que a Samsung mandou bem nos dois aparelhos comparados foi com relação à tela. Nesse quesito, fica difícil saber qual é o melhor, o Galaxy S6 ou Galaxy Note 4, já que os dois trazem display Super AMOLED com resolução Quad HD de 2560x1440 pixels e proteção Gorilla Glass 4.

O que pode fazer diferença é a densidade de pixels da tela. Como o Galaxy Note 4 é maior, sua relação acaba sendo de 515 pixels por polegada (ppi), enquanto o Samsung Galaxy S6 entrega 577 ppi.

Na prática, não dá para notar muita diferença, sendo ambas as telas bastante nítidas, brilhantes e com cores vivas. Então, aqui, o Galaxy S6 e o Galaxy Note 4 praticamente empatam.

Alumínio e vidro de um lado, acabamento que imita couro do outro

Agora, quanto ao acabamento, não dá para negar que o Galaxy S6 é superior ao Galaxy Note 4. Feito em alumínio e vidro, o S6 é bastante elegante e bonito.

Não que o Galaxy Note 4 seja feio, pelo contrário, o aparelho também tem um design bacana, com as bordinhas em alumínio, e sua traseira que imita couro confere um ar mais profissional ao celular. Mas não dá para negar que o fato de ser feito de plástico é um ponto contra.

Um detalhe quanto a essa diferença de materiais entre o Galaxy S6 e o Note 4 é a traseira, que só é removível no segundo aparelho. Ou seja, se você gosta de andar sempre com uma bateria extra, o Galaxy Note 4 pode ser o mais indicado, uma vez que a bateria do S6 não pode ser removida.

Ah, por falar nisso, a bateria do S6 é de 2550 mAh, e a do Note 4 é de 3200 mAh, mas os dois aguentam praticamente o mesmo tempo de uso, pois o Note 4 tem tela maior (que consome mais) e o S6 tem processador mais econômico. E no Galaxy S6 o carregamento ainda é rapidinho: depois de 10 minutos na tomada ele aguenta mais 4 horas de uso.

Fotos de qualidade e vídeos em 4K em ambos, mas boas selfies com o S6

Mais um ponto em que fica difícil saber se o melhor é o Galaxy S6 ou o Note 4 é quanto à câmera traseira. Os dois fotografam com até 16MP de resolução e são celulares que filmam em 4K.

Ambos fazem ótimas fotos, têm flash, estabilização óptica e HDR para fotografar mesmo com baixa luminosidade.

A principal diferença entre o Galaxy S6 e o Galaxy Note 4 nesse quesito é mesmo quanto à câmera frontal, que tem 5MP no S6 e 3,7MP no Note 4. Ou seja, se você prefere um smartphone bom para selfies, certamente a melhor escolha será o S6.

Outra vantagem do Galaxy S6 é a abertura rápida da câmera apenas tocando duas vezes no botão Home do smartphone.

Para pessoas multitarefa, Galaxy Note 4 pode ser o ideal

Um dos destaques do Galaxy Note 4 é que ele vem com uma caneta, a S Pen, que torna o uso da telona do smartphone mais fácil. Ela ainda é bastante útil na hora de trabalhar com várias janelas ao mesmo tempo, o que também é um ponto forte do aparelho.

Não que no Galaxy S6 você não consiga dividir a tela em dois ou abrir mais de uma janelinha menor na tela. O fato é que o Galaxy Note 4 oferece mais opções e, claro, a canetinha, que é bastante precisa, reconhecendo até a força que você coloca nos movimentos para que os traços saiam mais finos ou grossos, e o botão dela ainda permite selecionar um texto ou arquivos de maneira bastante prática.

O Galaxy Note 4 ainda vem com alguns recursos legais como o de fazer anotações que, inclusive, permite que você tire uma foto e edite no aplicativo.

Além dessas funções, tanto o Galaxy S6 quanto Galaxy Note 4 têm sensor de batimentos cardíacos, bom para quem gosta de sair para malhar ou se exercitar com o celular.

Os dois também são equipados com leitor de digitais, mas o do Galaxy S6 traz uma melhoria. Nele, basta encostar o dedo no sensor que ele já faz a leitura, enquanto no Galaxy Note 4 é preciso passar o dedo para que a digital seja reconhecida.

Hora de escolher: qual é melhor, o Galaxy S6 ou o Glaxy Note 4?

Bom, agora que você já conhece melhor os dois smartphones, é só colocar na balança as características de cada um para saber qual deles é o ideal para o seu dia a dia.

Entre os pontos positivos do Galaxy S6, destaque para o acabamento metálico e bonito, sendo mais fino que o Note 4 (7mm contra 8,5mm). Ele também tem câmera frontal melhor e um processador mais atual.

Já o Note 4 sai na frente se o que você quer é, realmente, um celular com tela grande. Para quem usa muito o aparelho para trabalhar ou estudar fazendo anotações e usando mais de um aplicativo ao mesmo tempo, ele também se mostra mais prático. Ele ainda tem slot para cartão de memória, o que é bom para quem guarda muitos arquivos no aparelho.

Ficou mais fácil decidir se o melhor para você é investir no Galaxy S6 ou no Galaxy Note 4? Então, continue no Zoom, veja mais produtos e compare os preços!