Logo Zoom
Logo Zoom

A Asus ganhou fama no Brasil com o Zenfone 2, lançado em 2015. E para continuar cativando os usuários que querem um celular custo/benefício, a marca repetiu a dose em 2016 com o anúncio do Zenfone 3.

Se você quer saber qual a diferença entre eles, e se vale a pena trocar o Zenfone 2 pelo Zenfone 3, confira o nosso comparativo! Ah, mas é bom lembrar que nós vamos falar do modelo do Zenfone 3 de 5,5 polegadas, que é o mesmo tamanho de tela do Zenfone 2. Mas, se você preferir, também tem o Zenfone 3 com 5,2 polegadas!

Leia também: Melhores Celulares Custo/Benefício em 2016

Zenfone 3 traz design mais sofisticado, mas tela ainda é Full HD

Logo de cara, a gente já percebe uma grande diferença entre o Zenfone 2 e o Zenfone 3: o design. O primeiro traz acabamento em policarbonato, com traseira imitando alumínio escovado. Mas ainda é plástico.

Já no Zenfone 3, a presença de materiais mais nobres confere um ar mais premium ao celular, que é feito em metal e vidro. Aliás, ele conta com a proteção Gorilla Glass tanto na tela quando na traseira, para evitar danos. E vale ressaltar, ainda, que o Zenfone 2 também é um smartphone Asus com Gorilla Glass.

E a título de curiosidade, o Zenfone 2 mede 15,2cm x 7,7cm x 1cm, e pesa 170g, enquanto o Zenfone 3 tem 15,2cm x 7,7cm x 0,7cm, pesando 155g.

As telas é que não têm muita diferença: ambas são IPS com resolução Full HD (1920x1080 pixels), o que resulta em uma densidade muito boa, de 401 pixels por polegada (ppi).

Porém, a Asus afirma que, apesar de ambos terem as mesmas especificações na tela, o Zenfone 3 usa uma versão mais recente do display IPS, que agora tem mais contraste e brilho.

USB tipo-C no Zenfone 3

A troca das portas micro USB pelas USB tipo-C é uma tendência. Isso porque a segunda é até 10 vezes mais rápida, e também é mais prática, já que não tem uma lado certo para ser encaixada, por exemplo. E o Zenfone 3 vem com essa porta! Já o Zenfone 2 ainda conta com a boa e velha micro USB.

Com a inclusão da nova tecnologia, a Asus mostra que está disposta a oferecer o que há de melhor e mais moderno ao usuário do Zenfone 3, mas sem deixar de lado o custo/benefício.

Leitor de digital é mais uma novidade no Zenfone 3

Mais um avanço visto no Zenfone 3 é a inclusão do sensor biométrico, para dar mais segurança ao usuário, uma vez que o aparelho só pode ser desbloqueado com a digital, caso a opção seja ativada, claro.

O leitor de digital fica na parte de trás do Zenfone 3, abaixo da câmera. No Zenfone 2, o mesmo local é ocupado pelos botões físicos, e ainda tem outro na borda de cima, para ligar e desligar o smartphone. Sendo assim, os botões do Zenfone 3 passaram para a lateral direita do aparelho.

Além disso, o leitor é bem eficiente, reconhecendo até 5 dedos e em 360º, o que quer dizer que você pode colocar o dedo de qualquer jeito que ele vai identificar a sua digital assim mesmo. Ele também é rápido, e lê a digital em apenas 0,2 segundo.

E no desempenho, qual é melhor: Zenfone 2 ou Zenfone 3?

Seria até estranho se o Zenfone 2 fosse mais rápido que o Zenfone 3, não é mesmo? E a gente até vai entrar em detalhes, mas já adiantando: o Zenfone 3 tem desempenho melhor que o Zenfone 2.

É que o Zenfone 3 agora traz processador da Qualcomm, assim como praticamente todos os outros celulares da linha. Mais especificamente, o Zenfone 3 traz o Snapdragon 625, sendo um smartphone octa core, com 2GHz de velocidade.

Já o Zenfone 2 é equipado com o processador Intel Atom Z3580, ou seja, é um celular quad core de 2,3GHz. Mas como a Intel abandonou a produção de chips para smartphone, e eles também tinham fama de consumirem muita energia, a Asus fechou uma parceria com a Qualcomm.

Mas não podemos tirar o mérito do Zenfone 2, já que foi o primeiro celular com 4GB de RAM a chegar ao Brasil, e apresenta um desempenho muito bom, se comparado a outros celulares intermediários.

Por falar nisso, o Zenfone 3 também conta com 4GB de RAM, e se sai melhor na hora de rodar jogos mais pesados, ou mesmo na multitarefa.

Vale lembrar, também, que o Zenfone 2 vem com Android 5.0 (Lollipop) e o Zenfone 3 já sai de fábrica rodando o Android 6.0 (Marshmallow). A promessa é de que o Zenfone 2 seja atualizado para o 6.0, e o Zenfone 3 para o 7.0. Mas, até o momento desta análise, a Asus ainda não tinha divulgado as datas.

Câmeras do Zenfone 3 ganharam boas melhorias

As câmeras do Zenfone 2 já eram boas para um celular intermediário, mas o Zenfone 3 vai mais além, entregando fotos ainda melhores. Além da resolução maior, o Zenfone 3 ainda tem estabilização óptica para fotos, o que garante imagens mais nítidas, mesmo se o objetivo estiver em movimento.

Ele também tem estabilização eletrônica para vídeos, além de um sistema de foco por detecção de fase, e um foco muito rápido de apenas 0,03 segundo. O sensor do Zenfone 3 é o Sony IMX298 com a tecnologia DTI, que promete cores mais reais. Isso sem falar que a lente é protegida por safira, um cristal muito resistente. Já o Zenfone 2 conta com um sensor da Toshiba.

No Zenfone 2, a câmera traseira tem 13MP, e no Zenfone 3 ela é de 16MP: ambas com abertura f/2.0. A mesma abertura é encontrada na câmera frontal dos dois smartphones Asus comparados aqui, mas no Zenfone 2 a resolução é de 5MP, enquanto o Zenfone 3 faz selfies com até 8MP.

Tanto o Zenfone 3 quanto o Zenfone 2 contam com a tecnologia PixelMaster, para otimizar as imagens feitas em ambientes com baixa luminosidade, por exemplo. Os dois também têm flash duplo, mas o Zenfone 3 conta ainda com um sensor de correção de cores, para balancear o branco e entregar tons mais realistas.

Outro detalhe legal no Zenfone 3 é a possibilidade de fazer fotos com longa exposição de 32 segundos, que são aquelas imagens feitas do trânsito, em que os carros aparecem como um rastro de luz, por exemplo.

Ah, e o Zenfone 3 ainda tem HDR em tempo real, que mostra já na tela como a imagem vai ficar com a aplicação do recurso, que consiste na junção de diferentes imagens para entregar uma só foto com melhores condições de luminosidade. Ou seja, é ideal para quando você quer fotografar em um ambiente com pouca luz, ou mesmo contra o sol, por exemplo.

Sobre os vídeos, são feitos em Full HD no Zenfone 2 e em 4K no Zenfone 3. E, no geral, as fotos e vídeos no Zenfone 3 têm mais detalhes, menos ruído e cores mais vivas. Então, ponto para o Zenfone 3 no quesito câmera!

Veja algumas fotos feitas com o Zenfone 3 e com o Zenfone 2 no Modo Automático:

Zenfone 2

Zenfone 3

Zenfone 2

Zenfone 3

Baterias com a mesma capacidade, mas qual dura mais?

Embora o Zenfone 2 e o Zenfone 3 tenham os mesmos 3.000 mAh de bateria, o Zenfone 2 é embalado por um chip da Intel, que tem fama de consumir muita energia.

A Asus fez um bom trabalho na otimização do consumo de energia, e o Zenfone 2 consegue aguentar um dia inteiro de uso. E depois de todo esse aprendizado com a melhoria da autonomia do Zenfone 2, temos um Zenfone 3 que consegue passar ainda mais tempo acordado, principalmente por seu processador ser mais econômico.

Enfim, qual é o melhor para você: Zenfone 3 ou Zenfone 2?

Com acabamento mais refinado, mais poder de processamento, câmeras aprimoradas, bateria com maior duração e leitor de digital, o Asus Zenfone 3 prova que chegou mesmo para suceder o Zenfone 2, e sem deixar de oferecer um bom custo/benefício.

No entanto, o Asus Zenfone 2 continua sendo um ótimo celular, e por ter sido lançado antes, pode ser encontrado por um preço melhor. E se você já tem o Zenfone 2, a troca para o Zenfone 3 talvez não valha muito a pena, a menos que você faça questão de ter sempre o último lançamento.

Saiba mais sobre o Zenfone 3 no nosso canal Dando um Zoom, no Youtube:

Veja preços do Zenfone 3 e do Zenfone 2:

Leia também: Melhores Smartphones Intermediários do Momento