Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 3 vs Zenfone 2: veja as diferenças entre os celulares Asus

Quer saber se é melhor comprar o Zenfone 2 ou o Zenfone 3? Confira na comparação entre os modelos de 5,5''.

Zenfone 3 vs Zenfone 2
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Asus ganhou fama no Brasil com o Zenfone 2, lançado em 2015. E para continuar cativando os usuários que querem um celular custo/benefício, a marca repetiu a dose em 2016 com o anúncio do Zenfone 3.

Se você quer saber qual a diferença entre eles, e se vale a pena trocar o Zenfone 2 pelo Zenfone 3, confira o nosso comparativo! Ah, mas é bom lembrar que nós vamos falar do modelo do Zenfone 3 de 5,5 polegadas, que é o mesmo tamanho de tela do Zenfone 2. Mas, se você preferir, também tem o Zenfone 3 com 5,2 polegadas!

 

Asus Zenfone 3

Asus Zenfone 3

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 2

Tela

Tela 5,5'' IPS Full HD

Tela 5,5'' IPS Full HD

Processador

Qualcomm Snapdragon 625 (octa core de 2GHz)

Intel Atom Z3580 (quad core de 2,3GHz)

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB

16GB ou 32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 64GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Não

Sim

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Não

Câmera traseira

16MP

13MP

Filma em

4K

Full HD

Câmera frontal

8MP

5MP

Bateria

3.000 mAh

3.000 mAh

 

Leia também: Melhores Celulares Custo/Benefício em 2016

Zenfone 3 traz design mais sofisticado, mas tela ainda é Full HD

Logo de cara, a gente já percebe uma grande diferença entre o Zenfone 2 e o Zenfone 3: o design. O primeiro traz acabamento em policarbonato, com traseira imitando alumínio escovado. Mas ainda é plástico.

Já no Zenfone 3, a presença de materiais mais nobres confere um ar mais premium ao celular, que é feito em metal e vidro. Aliás, ele conta com a proteção Gorilla Glass tanto na tela quando na traseira, para evitar danos. E vale ressaltar, ainda, que o Zenfone 2 também é um smartphone Asus com Gorilla Glass.

E a título de curiosidade, o Zenfone 2 mede 15,2cm x 7,7cm x 1cm, e pesa 170g, enquanto o Zenfone 3 tem 15,2cm x 7,7cm x 0,7cm, pesando 155g.

As telas é que não têm muita diferença: ambas são IPS com resolução Full HD (1920x1080 pixels), o que resulta em uma densidade muito boa, de 401 pixels por polegada (ppi).

Porém, a Asus afirma que, apesar de ambos terem as mesmas especificações na tela, o Zenfone 3 usa uma versão mais recente do display IPS, que agora tem mais contraste e brilho.

USB tipo-C no Zenfone 3

A troca das portas micro USB pelas USB tipo-C é uma tendência. Isso porque a segunda é até 10 vezes mais rápida, e também é mais prática, já que não tem uma lado certo para ser encaixada, por exemplo. E o Zenfone 3 vem com essa porta! Já o Zenfone 2 ainda conta com a boa e velha micro USB.

Com a inclusão da nova tecnologia, a Asus mostra que está disposta a oferecer o que há de melhor e mais moderno ao usuário do Zenfone 3, mas sem deixar de lado o custo/benefício.

Leitor de digital é mais uma novidade no Zenfone 3

Asus Zenfone 3 tem leitor de digital

Mais um avanço visto no Zenfone 3 é a inclusão do sensor biométrico, para dar mais segurança ao usuário, uma vez que o aparelho só pode ser desbloqueado com a digital, caso a opção seja ativada, claro.

O leitor de digital fica na parte de trás do Zenfone 3, abaixo da câmera. No Zenfone 2, o mesmo local é ocupado pelos botões físicos, e ainda tem outro na borda de cima, para ligar e desligar o smartphone. Sendo assim, os botões do Zenfone 3 passaram para a lateral direita do aparelho.

Além disso, o leitor é bem eficiente, reconhecendo até 5 dedos e em 360º, o que quer dizer que você pode colocar o dedo de qualquer jeito que ele vai identificar a sua digital assim mesmo. Ele também é rápido, e lê a digital em apenas 0,2 segundo.

E no desempenho, qual é melhor: Zenfone 2 ou Zenfone 3?

Seria até estranho se o Zenfone 2 fosse mais rápido que o Zenfone 3, não é mesmo? E a gente até vai entrar em detalhes, mas já adiantando: o Zenfone 3 tem desempenho melhor que o Zenfone 2.

É que o Zenfone 3 agora traz processador da Qualcomm, assim como praticamente todos os outros celulares da linha. Mais especificamente, o Zenfone 3 traz o Snapdragon 625, sendo um smartphone octa core, com 2GHz de velocidade.

Já o Zenfone 2 é equipado com o processador Intel Atom Z3580, ou seja, é um celular quad core de 2,3GHz. Mas como a Intel abandonou a produção de chips para smartphone, e eles também tinham fama de consumirem muita energia, a Asus fechou uma parceria com a Qualcomm.

Mas não podemos tirar o mérito do Zenfone 2, já que foi o primeiro celular com 4GB de RAM a chegar ao Brasil, e apresenta um desempenho muito bom, se comparado a outros celulares intermediários.

Por falar nisso, o Zenfone 3 também conta com 4GB de RAM, e se sai melhor na hora de rodar jogos mais pesados, ou mesmo na multitarefa.

Vale lembrar, também, que o Zenfone 2 vem com Android 5.0 (Lollipop) e o Zenfone 3 já sai de fábrica rodando o Android 6.0 (Marshmallow). A promessa é de que o Zenfone 2 seja atualizado para o 6.0, e o Zenfone 3 para o 7.0. Mas, até o momento desta análise, a Asus ainda não tinha divulgado as datas.

Câmeras do Zenfone 3 ganharam boas melhorias

As câmeras do Zenfone 2 já eram boas para um celular intermediário, mas o Zenfone 3 vai mais além, entregando fotos ainda melhores. Além da resolução maior, o Zenfone 3 ainda tem estabilização óptica para fotos, o que garante imagens mais nítidas, mesmo se o objetivo estiver em movimento.

Ele também tem estabilização eletrônica para vídeos, além de um sistema de foco por detecção de fase, e um foco muito rápido de apenas 0,03 segundo. O sensor do Zenfone 3 é o Sony IMX298 com a tecnologia DTI, que promete cores mais reais. Isso sem falar que a lente é protegida por safira, um cristal muito resistente. Já o Zenfone 2 conta com um sensor da Toshiba.

No Zenfone 2, a câmera traseira tem 13MP, e no Zenfone 3 ela é de 16MP: ambas com abertura f/2.0. A mesma abertura é encontrada na câmera frontal dos dois smartphones Asus comparados aqui, mas no Zenfone 2 a resolução é de 5MP, enquanto o Zenfone 3 faz selfies com até 8MP.

Tanto o Zenfone 3 quanto o Zenfone 2 contam com a tecnologia PixelMaster, para otimizar as imagens feitas em ambientes com baixa luminosidade, por exemplo. Os dois também têm flash duplo, mas o Zenfone 3 conta ainda com um sensor de correção de cores, para balancear o branco e entregar tons mais realistas.

Outro detalhe legal no Zenfone 3 é a possibilidade de fazer fotos com longa exposição de 32 segundos, que são aquelas imagens feitas do trânsito, em que os carros aparecem como um rastro de luz, por exemplo.

Ah, e o Zenfone 3 ainda tem HDR em tempo real, que mostra já na tela como a imagem vai ficar com a aplicação do recurso, que consiste na junção de diferentes imagens para entregar uma só foto com melhores condições de luminosidade. Ou seja, é ideal para quando você quer fotografar em um ambiente com pouca luz, ou mesmo contra o sol, por exemplo.

Sobre os vídeos, são feitos em Full HD no Zenfone 2 e em 4K no Zenfone 3. E, no geral, as fotos e vídeos no Zenfone 3 têm mais detalhes, menos ruído e cores mais vivas. Então, ponto para o Zenfone 3 no quesito câmera!

Veja algumas fotos feitas com o Zenfone 3 e com o Zenfone 2 no Modo Automático:

Zenfone 2

Foto feita com o Zenfone 2 

Zenfone 3

Foto feita com o Zenfone 3

Zenfone 2

Foto feita com o Zenfone 2 de longe

Zenfone 3

Foto feita com o Zenfone 3 de longe

Baterias com a mesma capacidade, mas qual dura mais?

Embora o Zenfone 2 e o Zenfone 3 tenham os mesmos 3.000 mAh de bateria, o Zenfone 2 é embalado por um chip da Intel, que tem fama de consumir muita energia.

A Asus fez um bom trabalho na otimização do consumo de energia, e o Zenfone 2 consegue aguentar um dia inteiro de uso. E depois de todo esse aprendizado com a melhoria da autonomia do Zenfone 2, temos um Zenfone 3 que consegue passar ainda mais tempo acordado, principalmente por seu processador ser mais econômico.

Enfim, qual é o melhor para você: Zenfone 3 ou Zenfone 2?

Com acabamento mais refinado, mais poder de processamento, câmeras aprimoradas, bateria com maior duração e leitor de digital, o Asus Zenfone 3 prova que chegou mesmo para suceder o Zenfone 2, e sem deixar de oferecer um bom custo/benefício.

No entanto, o Asus Zenfone 2 continua sendo um ótimo celular, e por ter sido lançado antes, pode ser encontrado por um preço melhor. E se você já tem o Zenfone 2, a troca para o Zenfone 3 talvez não valha muito a pena, a menos que você faça questão de ter sempre o último lançamento.

Veja preços do Zenfone 3 e do Zenfone 2:

 

 

Leia também: Melhores Smartphones Intermediários do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone