Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5 vs Moto G: qual é o melhor custo/benefício?

Conheça o Moto G 2ª Geração e o Zenfone 5 e descubra qual é o ideal para o seu dia a dia.

Zenfone 5 vs Moto G
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para quem quer comprar um smartphone com bom custo/benefício, realmente, o Moto G e o Zenfone 5 são ótimas opções. Mas a dúvida prevalece: qual é o melhor, Zenfone 5 ou Moto G?

Por isso, colocamos os dois celulares lado a lado para fazer uma comparação e te ajudar a descobrir qual é o melhor pra você, Moto G 2ª geração ou Zenfone 5.

 

Asus
Zenfone 5

Asus Zenfone 5

Motorola
Moto G 2ª Geração

Motorola Moto G 2ª Geração

Tela 5'' (resolução HD) 5'' (resolução HD)
Processador

Dual core 1,6GHz

ou 1,2GHz

Quad core 1,2GHz
Memória RAM 2GB ou 1GB 1GB
Conectividade 3G e Wi-Fi

3G e Wi-Fi ou

4G, 3G e Wi-Fi

Armazenamento 16GB ou 8GB 16GB ou 8GB
Aceita cartão de memória Sim (até 64GB) Sim (até 32GB)
Dual chip Sim Sim
Câmera traseira 8MP 8MP
Câmera frontal 2MP 2MP
Filma em  Full HD HD

Entenda as versões do Moto G e do Zenfone 5

Antes de mais nada, é preciso conhecer as diferentes versões desses celulares. O Asus Zenfone 5, por exemplo, pode vir com 1GB ou 2GB de RAM, mas não é comum encontrar o modelo com apenas 1GB.

No armazenamento, tanto o Zenfone 5 quanto o smartphone Motorola têm versões com 8GB ou 16GB de espaço interno. E o Moto G ainda pode vir com TV digital e uma capinha turquesa no modelo Moto G DTV Colors, ou com 4G, no Moto G 4G.

Desempenho: Zenfone 5 leva pequena vantagem

No Moto G, o processador é o Qualcomm Snapdragon 400 com quatro núcleos e velocidade de 1,2GHz, e a GPU é a Adreno 305.

Já o Zenfone 5 vem com o processador Intel Atom Z2560, dual core de 1,6GHz, ou com o Intel Atom Z2520, também dual core mas com 1,2GHz. Quanto à GPU, é a PowerVR SGX 544MP2.

Veja preços do Zenfone 5 e do Moto G

Levando em consideração o Zenfone 5 com 2GB RAM e 1,6GHz - já que o que tem apenas 1GB e o com 1,2GHz não são muito comercializados -, percebe-se uma leve diferença do desempenho do smartphone da Asus para o Moto G.

Na prática, os dois são bons celulares para quem quer encontrar o equilíbrio entre preço e qualidade. Ambos executam bem os principais aplicativos e dão conta até de alguns jogos pesados. Nos dois você também vai poder realizar mais de uma tarefa por vez sem problemas.

Porém, na maioria dos testes de benchmark é o Zenfone 5 que leva a melhor, principalmente na multitarefa. Mas essa não é uma diferença tão relevante assim...

Design, tela e preço equilibram ainda mais a disputa

Para quem está com o orçamento apertado, o preço pode ser um dos fatores mais importantes. No entanto, a diferença dos valores não é tão grande.

A tela é outro quesito em que fica difícil dizer se o melhor é o Zenfone 5 ou o Moto G. Isso porque os dois têm 5 polegadas com resolução HD, resultando em 294 pixels por polegada (ppi). Na prática, a tela do Moto G é ligeiramente mais brilhante que a do Zenfone 5, mas as duas são boas.

Agora, para quem prefere aparelhos menores, o Moto G 2ª Geração pode agradar. Apesar dos dois terem 5 polegadas, o Zenfone 5 é um pouco maior, principalmente porque seus botões virtuais ficam fora da tela, e não dentro dela como no Moto G. A vantagem do Zenfone 5 é que esses botões não ocupam parte do display.

Quanto ao peso e à espessura, o Zenfone 5 e o Moto G também são bastante semelhantes. Inclusive, ambos contam com a proteção Gorilla Glass, que torna a tela mais resistente a arranhões.

Mais um ponto que precisa ser destacado é o design, e essa é uma questão bastante pessoal. O Moto G, por exemplo, é mais despojado e ainda tem a versão que vem com uma capinha colorida. Já o Zenfone 5 é mais sofisticado, com uma barra metálica na parte inferior que dá um ar de modernidade ao aparelho.

Para filmar em Full HD, escolha o Zenfone 5

Com câmeras frontal e traseira que têm a mesma quantidade de megapixels, fica difícil saber se, nesse aspecto, o melhor é o Moto G ou o Zenfone 5. No entanto, outros fatores influenciam na qualidade das imagens.

A câmera do Asus Zenfone 5, por exemplo, é um pouco superior, apresentando mais qualidade, brilho e menos granulação. Porém, nele as cores podem ficar saturadas se o ambiente estiver muito iluminado. O Moto G equilibra melhor esse aspecto e ainda fotografa com mais riqueza de detalhes.

Mas se o seu lance é mesmo filmar com o celular, o Zenfone 5 sai na frente por ser um smartphone que filma em Full HD, enquanto os vídeos do Motorola Moto G são feitos em HD.

E então, qual é melhor, Zenfone 5 ou Moto G?

Bom, o Zenfone 5 e o Moto G são celulares dual chip, têm slot para cartão de memória (32GB no Moto G e 64GB no Zenfone), Bluetooth 4.0 e GPS.

Ambos também trazem o sistema operacional Android, com atualização disponível para o Android 5.0. No entanto, o Moto G não tem modificações no sistema operacional, enquanto o Zenfone 5 traz algumas utilidades a mais, mas que não chegam a pesar o aparelho.

Difícil saber qual é o melhor, né? Como eles são realmente muito parecidos, você precisa avaliar questões como preço e design que mais te agrada, e ainda saber se você quer um aparelho com 4G ou não. E nos itens desempenho e câmera, o Zenfone 5 se sai sutilmente melhor, mas essa diferença é percebida quando você coloca um aparelho do lado do outro. Usando os dois separadamente, provavelmente você não consiga dizer qual é mais fluido, por exemplo.

 

Além de celulares como o Zenfone 5 e o Moto G, aqui no Zoom tem muitos outros produtos para você comparar os preços e ter a certeza de que está fazendo a compra em uma loja confiável e em conta.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone