Review | Smartphone Apple iPhone SE 128GB

Redação -
Saiba tudo sobre o iPhone SE 128GB e escolha o smartphone Apple perfeito para você.
Prós
- Tela Retina
- Tem 4G, 3G e Wi-Fi
- Bom processador
- Armazenamento de 128GB
- Leitor de digitais
- Câmera traseira de 12MP e frontal de 1,2MP
- Filma em 4K
Contras
- Não tem tecnologia 3D Touch
- Usa chip do tipo nano SIM
Nosso especialista destaca
Câmeras de qualidade e muito espaço de memória com o iPhone SE 128GB
A tela de 4" está de volta com o iPhone SE 128GB, uma versão menor e um pouco mais simples que o iPhone 6S (lançado na mesma época), mas que vai agradar aos fãs da marca pelo desempenho e pelas câmeras.
Tela do iPhone SE é Retina e tem 4 polegadas
Um meio termo entre o iPhone 5S e o iPhone 6S, o iPhone SE traz a tela de 4 polegadas e o design do primeiro, mas com o desempenho e a câmera traseira do segundo, o que resulta em um bom conjunto de especificações. Com design em alumínio fosco, o display do iPhone SE é feito em Retina com tecnologia IPS e resolução um pouco abaixo da HD: 1136x640 pixels. Embora não tenha alta definição, por causa do tamanho reduzido da tela o iPhone SE apresenta a mesma densidade de pixels do iPhone 6S (326 pixels por polegadas), o que é um bom resultado, acima até do apresentado em aparelhos com tela HD, como o Moto G 3ª geração, que tem 294 ppi.
Rapidez é com o iPhone SE! Aparelho tem mesmo processador do iPhone 6S
Equipado com o Chip A9 de 64 bits e o coprocessador M9, o iPhone SE não poderia ser diferente: é rápido e bastante fluido, capaz de rodar aplicativos e jogos pesados. A Apple não divulga a quantidade de núcleos de seus processadores ou memória RAM, mas esses números não costumam significar muito, uma vez que a marca desenvolve hardware e software em conjunto para oferecer alto desempenho, aproveitando o que há de melhor em cada um (diferente dos aparelhos com Android, já que cada fabricante desenvolve um hardware diferente para o mesmo sistema operacional). Porém, testes revelaram que o Chip A9 é dual core.
Leitor de digitais e assistente de voz Siri também estão no iPhone SE
Uma especificação bacana no iPhone SE é o sensor biométrico, para você registrar sua impressão digital e poder desbloquear o aparelho com ela, por exemplo. Outro detalhe legal no iPhone SE é a assiste de voz Siri. Basta dizer "e aí, Siri", que ela é ativada, mesmo se o smartphone estiver com a tela apagada. Agora, uma tecnologia que ficou de fora é o 3D Touch, que chegou à linha de smartphones iPhone nos modelos 6S e 6S Plus, e permite realizar diferentes ações de acordo com a pressão exercida sobre a tela.
Fotos iguais as do iPhone 6S com a câmera traseira
Que o iPhone 6S é um celular bom para fotos, todo mundo já sabe. Agora, imagine pagar menos em um smartphone e ter a mesma câmera? Com o iPhone SE você pode ter os mesmos resultados, já que sua câmera iSight também captura imagens com até 12MP e tem abertura f/2.2. O foco automático ainda é rápido, graças à tecnologia Focus Pixels, e o iPhone SE também tem HDR, faz foto panorâmica com até 63MP, além das Live Photos, que são como GIFs animados. Quanto aos vídeos, podem ser feitos em 4K com até 30 quadros por segundo (qps), e em Full HD com até 60 qps. Sem falar que o iPhone SE faz vídeos em câmera lenta e também em time-lapse, que é aquele vídeo acelerado que dá a impressão de passagem de tempo. Na câmera frontal é que o iPhone SE se mostra um pouco inferior ao iPhone 6S, já que seu sensor é de 1,2MP, a abertura é f/2.4 e os vídeos são feitos em HD. Não que o resultado seja ruim, mas há dispositivos no mercado com especificações melhores. Mas assim como o aparelho maior, o iPhone SE tem Flash Retina na câmera frontal, ou seja, é exibida uma grande quantidade de luz na tela para iluminar seu rosto na hora da selfie.
Internet 4G, NFC, armazenamento, duração da bateria e mais
Sobre as conexões do iPhone SE, encontramos no aparelho Wi-Fi, 3G e 4G, além de Bluetooth 4.2 e NFC, que servem, basicamente, para trocar arquivos entre dois aparelhos sem usar fios. O iPhone SE ainda vem com os sistemas de localização GPS e Glonass. E quanto à sua bateria, a Apple afirma que pode durar até 13 horas usando a internet 4G ou Wi-Fi, ou até 13 horas de reprodução de vídeos. Como já é normal, o iPhone SE não aceita cartão de memória, mas como essa é a versão com capacidade de 128GB, falta de espaço de armazenamento dificilmente vai ser um problema. Ah, e ele usa o chip do tipo nano SIM, que é aquele em que só fica mesmo a parte dourada. Se o seu não for assim, vai ser preciso procurar uma loja da sua operadora para fazer a troca, que provavelmente vai ser cobrada.
iPhone SE é menor, mais barato, mas sem perder qualidade
Com o iPhone SE, a Apple oferece ao público uma versão mais em conta de seus smartphones, mas nem por isso deixou de lado o acabamento metálico, o bom desempenho ou a qualidade da câmera. O iPhone SE ainda é uma opção bacana para quem tem o iPhone 5S, ou um iPhone lançado anteriormente, e quer trocar de aparelho, mas não curte telas grandes.