No lançamento do Moto G 4ª geração, a Motorola apresentou outros dois aparelhos, com propostas diferentes: o Moto G4 Play e o Moto G4 Plus. Este último tem o mesmo processador e até as mesmas dimensões do Moto G 4ª geração, só que traz alguns benefícios a mais, que podem fazer toda a diferença. Confira na nossa análise!
Para quem gosta de tela grande: 5,5'' e resolução Full HD
Deixando para trás as 5 polegadas do Moto G 3ª geração, o Moto G4 Plus tem display de 5,5 polegadas. E o melhor de tudo é a resolução, que agora é Full HD, dando um salto na densidade, que era de 294 pixels por polegada na geração anterior, e agora é de 401 ppi.
Assim, o Moto G4 Plus tem tela com a mesma qualidade de concorrentes de peso, como o Zenfone 2. E vale lembrar ainda que o display tem a proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões.
Bom processador e 2GB de RAM para rodar vários apps no Moto G4 Plus
Embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 617, um octa core de 1,5GHz, e pela unidade de processamento gráfica (GPU) Adreno 405, o Moto G4 Plus é um smartphone bastante fluido, capaz de rodar praticamente todos os aplicativos, inclusive mais de um por vez, já que tem 2GB de RAM.
O que contribui para a rapidez do Moto G4 Plus também é o Android 6.0 (Marshmallow) sem aquelas modificações e a grande quantidade de aplicativos pré-instalados que a gente encontra em modelos concorrentes.
Câmera traseira com direito a foco laser e frontal com flash virtual
As câmeras do Moto G Plus 4ª geração trazem uma boa evolução com relação ao modelo anterior. A traseira tem resolução de 16MP e faz vídeos em Full HD com até 30 quadros por segundo (fps).
Porém, a abertura f/2.0 bem que poderia ser melhor, uma vez que aparelhos concorrentes, como o Galaxy J5, trazem pelo menos f/1.9, permitindo a entrada de mais luz na lente da câmera.
Agora, o que pode ajudar na hora de fazer fotos em ambientes mal iluminados é o foco laser automático. Isso sem falar que o Moto G4 Plus tem HDR automático, que também permite fazer registros com mais qualidade em locais escuros. E se você preferir, ainda tem o flash duplo com equilíbrio de cores, para não "estourar" a foto.
O Moto G Plus também permite o controle manual de funções como ISO e velocidade do obturador, além de contar com o Google Foto, para você editar as imagens com filtros, por exemplo.
A câmera traseira ainda tem zoom digital de até 4x, conta com a opção Disparo Contínuo, e também faz foto panorâmica.
Sobre a câmera frontal do Moto G4 Plus, tem 5MP, que é a resolução mais encontrada atualmente nos celulares, inclusive nos top de linha. A abertura do obturador é que poderia ser melhor do que os f/2.2 apresentados.
Para compensar, o aparelho tem flash virtual, que nada mais é do que a exibição de luz na tela do smartphone para iluminar a selfie.
E para ninguém ficar de fora dos seus autorretratos, o Moto G 4ª geração Plus também tem lente grande angular na câmera frontal, ou seja, ele é capaz de capturar mais objetos na cena.
Moto G4 Plus é o primeiro smartphone Motorola com leitor de digital
Um dos maiores diferenciais do Moto G Plus para os outros modelos de 4ª geração é a presença do leitor biométrico. O Moto G4 Plus é o primeiro aparelho da linha Moto a vir com o sensor na parte da frente, permitindo o desbloqueio do celular com a sua digital, por exemplo.
Carregamento rápido e proteção contra água também são destaques
A capacidade da bateria do Moto G4 Plus já é boa para a categoria, com 3.000 mAh. E além disso, o aparelho ainda vem com o carregador rápido TurboPower, que proporciona até 6 horas de uso do celular depois de 15 minutos na tomada, segundo a marca.
Outro detalhe que chama a atenção no Moto G4 Plus é a proteção contra água, mas isso não significa que você vai poder mergulhar com o smartphone. Agora, se você pegar uma chuvinha com ele, por exemplo, não vai ter problema.
Internet 4G, 32GB de armazenamento, espaço para dois chips e mais!
Claro que no Moto G4 Plus não podia faltar conectividade 4G, 3G, além do Wi-Fi. Além disso, ele tem Bluetooth 4.1, para você trocar arquivos com outros aparelhos sem usar fios.
No armazenamento, são 32GB, que é uma boa quantidade de espaço. Mas se não for suficiente, você vai poder comprar um cartão de memória de até 128GB.
Ah, e o Moto G Plus 4ª geração também tem suporte para dois chips, mas vale lembrar que ele usa o chip do tipo micro SIM. Se o seu for maior, vai ser preciso procurar uma loja da operadora para fazer a troca, que pode ser cobrada.
Quanto aos sistemas de localização, o Moto G4 Plus conta com GPS, A-GPS, Beidou e Glonass. Bem completo, não é?
E, claro, não podia deixar de citar as funções já conhecidas de outros celulares da linha Moto, como a Moto Tela, que exibe a hora, a data e as suas notificações quando você der uma mexidinha no celular, mesmo sem apertar nenhum botão.
Você também pode girar o smartphone com a tela apagada para ativar a câmera traseira rapidamente, ou ainda agitar o aparelho duas vezes para acender a lanterna (flash LED).
Moto G Plus: para quem quer um Moto G com mais recursos
Com certeza, o Moto G4 Plus representa uma bela evolução do Moto G 3ª geração: seu processador é bem melhor, ele tem 2GB de RAM, sem falar na câmera traseira que também é superior.
Sendo assim, o Moto G Plus é uma boa opção para quem tem a versão anterior é que fazer a atualização para um modelo mais recente, ou ainda quer investir em um smartphone intermediário que dê conta de praticamente todas as atividades, e ainda faça boas fotos para as redes sociais.