Entenda antes de comprar em Fogão

O que é forno autolimpante?

Entenda como o forno autolimpante é capaz de limpar seu fogão com eficiência.

Forno autolimpante
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Muitos devem se perguntar como é que realmente funciona o sistema de autolimpeza em alguns modelos de fogão. Diferente do que muitos imaginam, o processo não é tão complexo quanto parece, mas é preciso alguns cuidados básicos durante o seu uso.

Quando falamos que um forno é um forno autolimpante, existem na verdade dois sistemas capazes de eliminar a gordura deixada pelos alimentos. O primeiro, e melhor elaborado, atua sobre o esmalte interno do próprio forno. Enquanto você assa alguns alimentos, é comum que, com a alta temperatura, respingos de gordura acabem sujando as paredes internas do fogão. É aí que entra o esmalte especial, que cuida da limpeza do eletrodoméstico.

Forno autolimpante a gás

O fogão a gás predomina entre os modelos de fogões, e muitos deles apresentam fornos a gás e autolimpantes. Nesse tipo de forno, a gordura que sai das receitas enquanto são assadas desaparece por uma reação química.

Veja preços de fogão a gás

O esmalte que cobre o interior do forno autolimpante faz a superfície ficar cheia de poros. Com isso, a gordura respinga nos furinhos desse esmalte e reage com o revestimento interno, evaporando.

Pode parecer algo complicado, mas na verdade o próprio ar quente que circula dentro do forno e o revestimento especial fazem com que a sujeira evapore, deixando o interior muito mais limpo. No fim, basta que um pano seco seja usado para que os excessos saiam sem grandes problemas. Porém, existe ainda uma segunda maneira de limpeza no forno autolimpante.

Forno autolimpante elétrico

Presente nos fornos elétricos, a segunda alternativa de forno autolimpante consiste em aquecer por bastante tempo o interior do forno. Como esses fogões possuem um revestimento com vedações, a temperatura chega a alcançar algo em torno de 500ºC. Com isso, a sujeira ali presente acaba sendo eliminada.

Apesar de eficiente, o recurso do forno autolimpante necessita de alguns cuidados. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que fornos elétricos consomem uma quantidade maior de energia.  Para isso, o ideal é seguir às seguintes recomendações:

  • Procure usar o recurso de autolimpeza logo após usar o forno. Assim você aproveita que o interior já está semiaquecido, facilitando o processo;
  • No caso de limpeza após um longo período sem uso, o ideal é limpar grades e demais partes removíveis de maneira individual, deixando o interior do forno livre de qualquer sujeira.

Além dos modelos a gás, você também encontra fogões elétricos que contam com o recurso de forno autolimpante. E há um modelo mais moderno, o fogão forno duplo, em que você pode encontrar forno elétrico e a gás em um só produto e, claro, com autolimpeza.

É importante ler o manual do seu fogão antes de fazer uso do sistema de autolimpeza. Assim você não só evita acidentes, mas também garante mais eficiência durante o processo. O forno autolimpante é ou não é uma ajuda e tanto na hora da limpeza?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão