Diferentes tipos de pílulas de vitaminas perfiladas dentro de diferentes colheres

Vitamina para queda de cabelo: veja as melhores opções

Saiba qual vitamina para queda de cabelo é mais indicada para o tratamento e entenda como elas agem no organismo

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Começou a notar o seu cabelo caindo muito ao longo do dia, seja no banho, chão ou no travesseiro? Então, pode ser que a vitamina para queda de cabelo te ajude a reverter esse problema. Aqui, o primeiro passo é investigar a causa: se a queda das madeixas estiver sendo fruto da falta de nutrientes no organismo, o tratamento com suplementos polivitamínicos faz toda diferença para trazer mais força, brilho e crescimento aos fios.

Mas e então, já sabe o que é bom para queda de cabelo? Separamos uma lista de melhores opções para quem quer renovar a saúde dos fios e mantê-los sempre fortes. Além disso, com a ajuda da especialista Anna Dorneles (@hair.adorneles), que é cabeleireira, explicamos também qual é o papel da vitamina para queda de cabelo e como você deve escolher a opção ideal para o seu caso. Veja só!

Qual é o papel da vitamina para queda de cabelo?

Vitaminas em cima de mesa de madeira ao lado de morangos
Confira em nosso artigo como agem as vitaminas no organismo humano (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é considerado natural perder, em média, de 100 a 200 fios por dia. Mas ao notar uma queda de cabelo fora maior que esse frequência, vale a pena rever alguns hábitos - especialmente a alimentação. O que comemos tem um grande peso quando o assunto é a manutenção do bom funcionamento do corpo, sabia? E, por isso, ao excesso ou falta de vitaminas afeta diretamente o nosso organismo, incluindo a saúde e vitalidade dos fios.

"O cabelo necessita de determinadas vitaminas e nutrientes para crescer saudável, e a falta deles pode causar queda e deixar o crescimento mais lento", explica a especialista.

Segundo Anna, a queda capilar está associada a vários fatores como uso de determinados medicamentos, alterações hormonais, dietas restritivas, estresse e maus hábitos. Assim, dependendo de cada caso, o uso da vitamina pode ser aliado a outro tipo de tratamento para controlar o problema.

"É fundamental recorrer a um médico. Além de identificar a causa da queda, ele irá recomendar tratamentos específicos, remédios ou suplementos. Mas é muito importante manter uma alimentação saudável", detalha.

Quais são as melhores vitaminas para queda de cabelo? 6 opções

Hoje em dia, já existem diferentes opções de suplementos para garantir essa aparência de cabelo saudável e controlar a queda. Na prática, eles vão atuar de dentro para fora, agindo para que as reações químicas envolvidas na saúde e crescimento dos fios ocorram normalmente nas células. Então, que tal conhecer algumas das melhores opções de vitamina para queda de cabelo do mercado? Veja a lista abaixo!

1. Lavitan Hair Queda Intensa

O que é: um suplemento vitamínico voltado para homens que apresentam queda intensa e querem fortalecer os fios do couro cabeludo e barba. Na prática, ele age não só combatendo a queda, mas estimulando também o crescimento de novos fios.

Composição do produto: o Lavitan Hair Queda Intensa tem a vitamina B7 (Biotina), a vitamina B6 e o selênio como principais ativos na fórmula. Todos têm papel de fortalecer os fios de dentro para fora.

Possíveis desvantagens: o Lavitan Hair Queda Intensa é voltado para o público masculino, o que limita um pouco o seu uso. No entanto, vale dizer que não há necessariamente uma contraindicação para o público feminino. Para tirar a dúvida, vale a pena perguntar a opinião de um especialista.

2. Pantogar Neo

O que é: considerado um nutricosmético, o Pantogar Neo auxilia especificamente na queda e fortalecimento capilar. De acordo com a bula, sua ação acontece diretamente no bulbo capilar, que é a parte interna do couro cabeludo, onde novos fios são produzidos pelo corpo.

Composição do produto: a fórmula do Pantogar Neo conta com ácido fólico, vitamina B7 (Biotina), vitaminas do complexo B e zinco. Com essa mistura, ele ajuda não só no crescimento dos fios, como na regulação da produção de sebo nos folículos capilares.

Possíveis desvantagens: esse produto requer um investimento um pouco mais alto em comparação a outras opções do mercado. Além disso, vale dar uma olhada na fórmula completa, viu? Segundo o fabricante, o uso não é recomendado a pessoas que tenham alergia a algum dos componentes do Pantogar Neo.

3. Forever Hair

O que é: conhecido por ser uma vitamina para queda de cabelo 100% natural, o Forever Hair também promete agir de dentro para fora nos organismo. Seu objetivo é controlar a queda capilar e proporcionar o crescimento saudável de forma acelerada em 30 dias.

Composição do produto: dentre as vitaminas presentes no Forever Hair, vale destacar a vitamina C, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6 e a vitamina B12. Todas elas ajudam diretamente na manutenção de cabelos mais fortes e na prevenção e controle da queda capilar.

Possíveis desvantagens: embora o produto prometa um resultado acelerado, o fabricante também explica que o recomendado é fazer um tratamento de 3 meses com o Forever Hair. Além disso, é indicado para pessoas acima de 19 anos.

4. Fortalize Kera D

O que é: Fortalize Kera D é um polivitamínico desenvolvido especialmente para o fortalecimento dos cabelos. Na prática, ele é indicado não só para quem quer estimular o crescimento dos fios, como também para pessoas que buscam prevenir a calvície.

Composição do produto: vitamina A, vitamina C, vitamina B7 (Biotina) e vitamina E estão presentes na fórmula do Fortalize Kera D. A função delas, juntas, é neutralizar os danos aos cabelos, proteger o couro cabeludo e estimular a renovação das células.

Possíveis desvantagens: assim como na opção anterior, é preciso ter um pouco mais de grana disponível para investir no tratamento com o Fortalize Kera D. Além disso, vale destacar que ele pode ser mais voltado para tratar a lentidão no crescimento dos fios do que a queda capilar em si.

5. Biotina Maxnutri

O que é: a Biotina Maxnutri é um suplemento fonte de vitaminas do complexo B. Esse produto é indicado especificamente para quem tem queda capilar, sendo um ótimo auxiliar para prevenção da calvície. Ah, e vale destacar: ele ainda ajuda a combater os cabelos brancos também!

Composição do produto: a fórmula da Biotina Maxnutri conta com as vitaminas B1, B5, B7 (biotina) e B9. Esse combinado de vitaminas para queda de cabelo ajudam não só no fortalecimento dos fios, como também no bom aspecto da pele e das unhas.

Possíveis desvantagens: gestantes e crianças só devem consumir a Biotina Maxnutri sob orientação de nutricionistas ou médicos. Além disso, o fabricante indica que alérgicos a qualquer componente da fórmula não devem ingerir o produto.

6. New Hair

O que é: o New Hair é um suplemento composto por aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e minerais que, juntos, prometem combater a queda capilar em até 96%. Junto a isso, o produto ainda se propõe a estimular o crescimento acelerado dos fios - sendo até 6x mais rápido.

Composição do produto: vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamida D, vitamina B7, vitamina B12 e vitamina B6 são uma parte da composição do New Hair. Com essa formulação, o fabricante garante que é possível notar resultados de mais hidratação, brilho e força nos fios.

Possíveis desvantagens: apesar de não ser a opção mais cara do mercado, o preço do New Hair pode ser uma desvantagem se você estiver procurando por uma opção de vitamina para queda de cabelo bem em conta. No entanto, é possível acompanhar os valores e criar um alerta de preço nessa página aqui.

7. Imecap Hair Max

O que é: o suplemento Imecap Hair Max é conhecido por ter uma poderosa ação no tratamento da queda capilar. Esse produto, vale dizer, é livre de glúten, de lactose e também tem 0 calorias - o que pode ser um atrativo para quem tem uma dieta mais restrita.

Composição do produto: vitamina B7 (Biotina) e vitamina B6 estão entre os ativos do Imecap Hair Max. Além disso, ele também conta com nutrientes como o cromo, o selênio e o zinco. Juntos, eles atuam para repor a massa capilar e estimular o couro cabeludo, resultando em cabelos mais resistentes.

Possíveis desvantagens: se você tem alergia a algum componente, fique de olho nos outros ativos que fazem parte da fórmula do Imecap Hair Max. O fabricante também recomenda que pessoas hipersensíveis a algum dos componentes da fórmula não faça uso do produto.

Como escolher a vitamina para queda de cabelo?

Com as opções em mãos, vale entender qual das alternativas de vitamina para queda de cabelo se encaixa na sua realidade. Para isso, considere tanto o seu problema em si quanto a grana que você puder investir no momento. Além disso, peça ajuda de um profissional e fique de olho na composição dos produtos. Para que o suplemento haja na saúde dos fios, é importante que ele tenha vitaminas específicas.

Segundo Anna Dorneles, as principais são:

  • Vitamina A: um poderoso antioxidante, muito importante para renovação celular;
  • Vitamina B7 (Biotina): por ter papel fundamental no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras;
  • Vitamina C: para prevenir o envelhecimento das células;
  • vitamina E: por seu efeito antioxidante e por estimulas a circulação do sangue no couro cabeludo.

É importante lembrar que tanto o excesso quanto a falta de vitaminas pode causar a queda de cabelo. "Procure um dermatologista quanto ao tipo, quantidade e tempo de suplementação das vitaminas, pois o excesso delas podem causar intoxicação ou efeito rebote", destaca a cabeleireira. A ajuda profissional certamente vai ajudar na hora de escolher o tratamento ideal!