Mulher tocando em cicatrizes de acne em seu rosto

Cicatriz de acne: o que causa, como evitar e 5 produtos que podem ajudar

Está sofrendo com cicatriz de acne? Conheça as causas e saiba como tratar!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Tem a pele acneica e quer descobrir como tratar a cicatriz de acne? As marcas de espinha aparecem não apenas pelo ato de espremer.

Algumas, mais severamente inflamadas, podem deixar marcas mesmo que você siga um protocolo de cuidados. Se você deseja saber mais a fundo o que causam as cicatrizes de acne, e ainda conhecer os produtos capazes de amenizar a aparência e ajudar no tratamento, continue aqui!

A dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello) nos ajudou a produzir essa matéria para que você tire as suas dúvidas e descubra como ter uma pele mais saudável. Confira a seguir!

Aproveite para conhecer a nossa lista dos melhores produtos para pele oleosa!

O que causa cicatriz de acne?

Muitas pessoas acreditam que a cicatriz de acne surge unicamente após cutucar e espremer as espinhas. Apesar dessa ser uma das causas, já que os dedos contêm bactérias que entram na região inflamada, esse não é o único motivo. Outra causa é o próprio grau de severidade da acne. Geralmente, acnes entre os graus 3 e 5, quando estão em uma camada mais profunda da pele, acabam deixando marcas. Isso porque, como o pus está internalizado e não consegue sair, ele acaba afetando as células ao redor, formando as lesões.

"A cicatriz de acne é causada pelo processo inflamatório, que muitas vezes é intenso, com quebra de fibras de colágeno e elastina, deixando a pele do local atrofiada. Associado a isso, tudo o que for responsável pela piora da qualidade da pele e envelhecimento precoce, vai agravar o processo, como, por exemplo: sol, má alimentação, álcool, poluição e estresse", complementa Betina.

Não sabe como hidratar a pele acneica? Confira 7 opções de hidratante para pele oleosa e com acne!

Como evitar cicatriz de acne?

Agora que você já sabe o que causa cicatriz de acne, fica mais fácil evitar a formação delas na sua pele. O primeiro passo, que talvez pareça um pouco óbvio, é controlar o surgimento de espinhas. Para isso, existem alguns hábitos importantes, que você já pode começar a introduzir na sua rotina de skincare, para auxiliar no tratamento. São eles:

  • Higienizar o rosto ao acordar e antes de dormir;
  • Sempre remover a maquiagem;
  • Usar produtos específicos para pele oleosa e acneica;
  • Trocar a roupa de cama e toalhas semanalmente;
  • Visitar um profissional de dermatologia com regularidade.
"Higiene como sabonete facial próprio para pele oleosa e acneica, cremes para tratamento da oleosidade, esfoliantes e/ou ácidos para desobstruir os poros e protetor solar são essenciais", reforça a dermatologista.
Mulher jovem com roupa esportiva observa as cicatrizes de acne em seu rosto com um espelho de mão
Encontre jeitos de minimizar as marcas de espinha! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como amenizar cicatriz de acne?

Se você já possui essas marcas e quer tratar a cicatriz de acne, existem diversos tratamentos disponíveis no mercado, como, por exemplo, cremes, peelings com ácido, dermoabrasão e laser. O ideal a se fazer é buscar orientação profissional de confiança. Assim, você saberá a melhor forma de uniformizar a sua pele, considerando as necessidades dela.

"A cicatriz pode ser amenizada com o tratamento, ou seja, evitando o surgimento de lesões de acne e o processo inflamatório. Para isso, é fundamental que se faça uma higiene diária e o uso de cremes ceratolíticos/ como os ácidos responsáveis pela desobstrução dos poros e pela renovação celular", orienta a especialista.

5 produtos para ajudar a diminuir cicatriz de acne

Chegou o momento mais aguardado! É a hora de conhecer alguns dos melhores produtos para tratar cicatriz de acne do mercado. Separamos uma lista com 5 dermocosméticos diferentes, e apresentamos suas principais características para você adquirir o que mais te interessar. Veja abaixo e aproveite as nossas indicações!

1. Sérum Esthederm Intensive Propolis + Salicylic Acid

Lide com as imperfeições da acne, comedões e poros dilatados com o Intensive Propolis + Salicylic Acid (Divulgação: Institut Esthederm Paris)
Lide com as imperfeições da acne, comedões e poros dilatados com o Intensive Propolis + Salicylic Acid (Divulgação: Institut Esthederm Paris)

A nossa primeira dica de produto para tratar cicatriz de acne é o sérum Esthederm Intensive Propolis + Salicylic Acid. Esse sérum antioxidante possui uma fórmula altamente concentrada, para uma ação rápida e efetiva contra as imperfeições causadas pela acne.

Além de prevenir e reduzir marcas, ele suaviza os poros dilatados e diminui a oleosidade. O produto pode ser usado em pele mista, oleosa e acneica.

Características do Esthederm Intensive Propolis + Salicylic Acid:

  • Textura flúida ultraleve
  • Rápida absorção
  • Suaviza rugas e linhas de expressão
  • Renova e uniformiza a tonalidade da pele
  • Embalagem conta gotas para fácil aplicação

2. Loção Tônica Secatriz Dermage

Foto de embalagem de Secatriz Dermage
O Secatriz é um excelente tônico adstringente da Dermage (Divulgação: Dermage)

Um produto fundamental para o combate às cicatrizes de acne é o tônico adstingente, por isso recomendamos a loção tônica Secatriz Dermage. Sua ação secativa imediata complementa o tratamento antiacne da pele oleosa, controlando a produção de sebo, ajudando a camuflar as imperfeições causadas pelas lesões e reduzindo poros dilatados.

Características da Secatriz Dermage:

  • Proteção FPS20
  • Efeito matte
  • Propriedades calmantes e anti-inflamatórias
  • Cotém ácido salicílico, nicotinamida, melaleuca, zinco e cânfora
  • Vegano
  • Não comedogênico

3. Gel Antiacne Deriva Micro Glenmark

O Deriva Micro Glenmark é um gel antiacne que age sobre os folículos pilosos foliculares (onde nascem os pelos), normalizando a forma como as células da pele se reproduzem, a fim de diminuir a formação de cravos e espinhas. Como este produto não é um cosmético, o recomendado é que você converse com um profissional de dermatologia antes de iniciar o uso. Assim, ele poderá orientar a forma mais correta de introduzi-lo na sua rotina.

Confira as principais ofertas para o Gel Antiacne Deriva Micro Glenmark

Características do Deriva Micro Glenmark:

  • Textura em gel
  • Uso noturno
  • Contraindicado para mulheres grávidas e menores de 12 anos
  • Não deve ser usado por quem tem alergia ao Adapaleno e outros tipos de retinóides

4. Tônico Facial SkinCeuticals Blemish + Age Solution

Foto de uma embalagem de SkinCeuticals
Para remover o acúmulo de resíduos, o Blemish + Age Solution é ideal (Divulgação: SkinCeuticals)

A nossa próxima sugestão de protudo para tratar cicatrizes de acne é SkinCeuticals Blemish + Age Solution. Essa é uma solução pós-limpeza que ajuda a remover o acúmulo de resíduos, descongestionando cravos, diminuindo a aparência dos poros, reduzindo a oleosidade excessiva e renovando a pele por completo. Sua fórmula foi desenvolvida para uniformizar o tom e o relevo da pele, melhorando a textura como um todo.

Características do SkinCeuticals Blemish + Age Solution:

  • Reduz em 40% a oleosidade da pele
  • Com 3,5% ácido glicólico, 0,25% ácido Salicílico, 0,25% LHA
  • Potencializa a renovação celular
  • Para pele mista, oleosa e acneica

5. Protetor Solar Neostrata Minesol Oil Control

Durante o tratamento para cicatriz de acne é importante que você jamais deixe de usar protetor solar. Contudo, encontrar um protetor solar eficiente para a pele acneica e oleosa é sempre um desafio. Por isso, não poderíamos deixar de indicar o Minesol Oil Control, da Neostrata. Além da alta proteção UVA e UVB, ele ajuda no controle do brilho e oleosidade e reduz visivelmente os poros.

Características doMinesol Oil Control Neostrata:

  • Toque seco
  • Protege durante o dia todo
  • Rápida absorção
  • Efeito matte
  • Previne queimaduras solares e envelhecimento precoce

Um dos problemas para quem tem a pele com acne é a oleosidade. Confira dicas de uma rotina de skincare ideal para quem tem pele oleosa!