Três óleos de melaleuca em cima de bandeja

Óleo de melaleuca: para que serve e como usar? Conheça 5 produtos com o ativo

Descubra o que é o óleo de melaleuca, quais são seus benefícios e produtos com o ativo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já ouviu falar no óleo de melaleuca? O ativo é conhecido desde a antiguidade como uma opção natural para o tratamento de alguns problemas de saúde. Dentre seus benefícios estão propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, entre outros proveitos para desinfetar as feridas, reduzir a acne, nutrir os cabelos, tratar fungos nas unhas, etc.

Para te ajudar a entender melhor sobre os benefícios desse óleo natural e aprender como usá-lo, conversamos com a médica dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello) e reunimos as principais informações sobre o óleo de melaleuca nessa matéria. Confira a seguir.!

Descubra o que é a niacinamida e entenda para quais tipos de pele o produto é indicado!

O que é e para que serve óleo de melaleuca?

Extraído da planta Melaleuca alternifolia, também conhecida como árvore do chá (ou tea tree), o óleo de melaleuca é comumente utilizado no tratamento medicinal. Como adiantamos anteriormente, o óleo de melaleuca é usado desde a antiguidade como um antisséptico, e para desinfectar ferimentos.

Segundo a médica, o potencial do óleo de melaleuca é explorado pelos aborígenes da Austrália há milhares de anos, além das medicinas tradicionais chinesa e indiana que também o utilizam.

"Hoje o potencial do óleo de melaleuca já é bem conhecido! Ele é altamente usado como antisséptico poderoso e eficaz contra bactérias, vírus e fungos - além de ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes que permitem que a substância seja usada para diversas condições e doenças da pele e cabelos", detalha.

Na prática, ao usá-lo, os glóbulos brancos aumentam suas atividades e auxiliam no combate a quaisquer tipos de germes. É por isso que ele costuma ser utilizado tanto na pele, para combater a acne, quanto nos cabelos e nas unhas.

Como usar o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca pode ser usado de diferentes formas, de acordo com os objetivos medicinais. Para desinfetar feridas ou tratar fungos nas unhas, por exemplo, é necessário misturar duas ou três gotas do óleo com uma colher de sopa de óleo de amêndoas e aplicar no ferimento ou na unha afetada.

Já para a pele, com o objetivo de reduzir a acne, deve-se misturar 1ml do óleo com 9ml de água e aplicar na região acneica uma ou duas vezes ao dia. Enquanto que para o tratamento de infecções genitais é necessário diluir o óleo de melaleuca com outro óleo, como o de amêndoas, e aplicar na região.

Além desses usos, Betina destaca que a melaleuca pode ser usada como anti-inflamatório, calmante e cicatrizante no pós depilação ou pós procedimentos. "Isso porque o óleo de melaleuca ajuda a acalmar a pele irritada e evitar a foliculite", conta. Nesse caso, a dica da dermato é misturar três gotas do óleo essencial em uma colher de sopa de gel de aloe vera e aplicar na região depilada. Ou então, misture três gotas no seu creme calmante multi reparador ou de silicone no pós procedimento.

Lembre-se que em hipótese alguma o óleo de melaleuca deve ser ingerido. Ele é usado apenas no tratamento externo, podendo ser tóxico por via oral. Também não se esqueça que é fundamental utilizá-lo sob prescrição de um dermatologista de confiança, principalmente na pele, cabelos e unhas.

Você sabe o que é o ácido mandélico? Entenda para que serve e como usar esse produto!

Dois óleos de melaleuca posicionados um ao lado do outro sobre superfície de madeira
Conheça os benefícios do óleo de melaleuca! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Óleo de melaleuca: benefícios

Além dos tratamentos de infecções, inflamações e outros problemas, o óleo de melaleuca também traz benefícios para a pele, cabelos e unhas. Pedimos a ajuda da especialista para detalhar tudo direitinho. Veja abaixo:

Óleo de melaleuca na pele

"Para a pele, o óleo de melaleuca age no controle da oleosidade, principalmente na acne, pois tem ação bactericida e antifúngica, combatendo o aparecimento da acne", explica Betina. Além disso, ele pode ser usado para aliviar as dores e o cansaço através de massagem ou compressa.

Óleo de melaleuca nos cabelos

O óleo de melaleuca é um grande aliado dos cabelos em alguns aspectos. O primeiro é no combate à caspa. "Ele pode ajudar no controle da caspa do couro cabeludo, pois ajuda a regenerar a região e promover uma limpeza profunda antifúngica e antibacteriana. Além disso, ele evita o ressecamento e auxilia no crescimento saudável dos fios", detalha.

Óleo de melaleuca para as unhas

"Já para as unhas, na minha opinião, é onde o óleo de melaleuca consegue atuar de forma plena, pois pode ser usado diretamente na unha para tratamento das micoses, pé de atleta, entre outros", explica Betina. Além disso, ela conta que esse ativo age na hidratação e fortalecimento das cutículas.

Quer potencializar a sua rotina de skincare? Então. confira 5 produtos que vão fazer a diferença na sua pele!

Quais são os efeitos colaterais do óleo de melaleuca?

Apesar de serem raros os efeitos colaterais do óleo de melaleuca, algumas peles mais sensíveis podem desenvolver reações alérgicas, coceira, vermelhidão, queimação ou secura. A ingestão também pode gerar problemas mais alarmantes, como confusão, diminuição da consciência ou até mesmo dificuldade em controlar os músculos.

5 produtos com óleo de melaleuca para usar

Confira algumas opções de produtos que possuem óleo de melaleuca em sua composição para usar já!

1. Óleo de melaleuca Now Foods

Disponível em embalagens de 30ml, o óleo de melaleuca da Now Foods é uma opção de óleo essencial para aromaterapia, ou para ser misturado com outras substâncias e ativos. 100% puro, ele é extraído das folhas e galhos da Tea Tree, como também é conhecida a árvore de melaleuca.

Características do óleo de melaleuca Now Foods:

  • 100% puro
  • Indicado para aromaterapia
  • Pode ser diluído

2. Máscara de tratamento Paul Mitchell Tea Tree

O segundo item da nossa lista que possui óleo de melaleuca em sua composição é a máscara de tratamento Paul Mitchell. Vegano, o produto fortalece e hidrata os fios graças às proteínas da soja, a vitamina E, o pantenol e a manteiga de karité. Além disso, ele ajuda a refinar e revigorar o cabelo através da combinação da melaleuca, hortelã pimenta e lavanda. O produto está disponível em embalagem de 200ml.

Características da máscara de tratamento Paul Mitchell Tea Tree:

  • Produto vegano
  • Hidrata, refina e revigora os fios
  • Trata o couro cabeludo

3. Tônico Demarge Secatriz

Loção tônica da Dermage ao lado da caixa de embalagem
Tônico Dermage Secatriz (Imagem: Divulgação/Dermage)

Para quem busca uma opção de produto para a pele com óleo de melaleuca, a loção tônica da Dermage pode ser uma excelente opção. O item controla a oleosidade da pele e previne imperfeições. Ele tem ação anti-inflamatória e refrescante, e proporciona um efeito secativo instantâneo.

Composto por uma combinação de melaleuca, Nicotinamida, Ácido Salicílico, Cânfora, Enxofre, Óleo de Mirtilo, Ácido Lático e Extrato de Hamamelis, sua textura é homogênea e promove efeito matte à pele. Além disso, o produto tem FPS 20, que protege a pele no dia a dia, e está disponível em embalagem de 120ml.

Características do tônico Dermage Secatriz:

  • Ação secativa imediata
  • Controla a oleosidade da pele e previne imperfeições
  • Combina melaleuca com demais ativos
  • Promove efeito matte à pele
  • Tem FPS 20

4. Máscara de argila Quintal Antiacne

Máscara de argila Quintal Antiacne de frente
Máscara de argila Quintal Antiacne (Imagem: Divulgação/Quintal)

Outra excelente opção para quem tem pele acneica é a máscara de argila Quintal Antiacne. O produto proporciona uma limpeza completa da pele e controla a oleosidade sem ressecar ou provocar efeito rebote.

Com óleo de melaleuca, Argila Verde e Extrato de Cogumelos em sua composição, ela possui propriedades purificantes, anti-inflamatórias e adstringentes. Por isso, é capaz de reduzir visivelmente o tamanho dos poros e combater a acne. O item está disponível em fracos de 140g.

Características da máscara de argila Quintal Antiacne:

  • Proporciona limpeza profunda da pele
  • Controla a oleosidade
  • Não resseca
  • Tem ação anti-inflamatória e adstringente

5. Óleo de tratamento Impala Óleo Secante Melaleuca

Vidro de óleo secante da Impala com óleo de melaleuca de frente
Óleo de tratamento Impala Óleo Secante Melaleuca (Imagem: Divulgação/Impala)

Por fim, temos mais um produto com óleo de melaleuca em sua composição: o óleo de tratamento para unhas da Impala. Além de agir como um óleo secante eficiente, ele protege e hidrata as unhas.

Com propriedades antissépticas e enriquecido com ingredientes hidratantes e emolientes, ele protege as unhas de fungos.

Características do óleo de tratamento Impala Óleo Secante Melaleuca:

  • Óleo secante
  • Protege e hidrata as unhas
  • Tem propriedades antissépticas