Mulher negra fazendo receita de beleza caseira na sala e se olhando no espelho

Receita de beleza caseira funciona? O que uma dermatologista acha sobre truques com itens da dispensa

Uma receita de beleza caseira substitui o uso do dermocosmético? Veja a opinião da médica Betina Stenafello

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Receita de beleza caseira, misturinha, truque feminino... não importa o nome pelo qual você conheça, todos são sinônimos para ela: a tentativa de cuidar da pele ou cabelo com produtos que já temos em casa. Afinal, parece incrível, né? A opção é inegavelmente mais prática, econômica e simples. Mas a pergunta que não quer calar é: será mesmo que funciona? Dá para substituir o uso de produtos dermocosméticos (caros, a gente sabe) pelas receitas de beleza com itens da dispensa (bem mais baratos)?

Para tirar a dúvida, convidamos a Dra. Betina Stefanello (@drabetinastefanello) para um papo sincero. Logo de cara, a médica dermatologista defende que truques caseiros dificilmente vão conseguir competir com os resultados oferecidos por anos de pesquisa de laboratórios cosméticos. No entanto, ela defende que algumas receitas de beleza caseiras são embasadas por evidências científicas - por isso, podem funcionar, sim!

Quer saber quais seriam? A gente te conta nos detalhes aqui na matéria. Confere só!

Mulher asiática sorrindo ao fazer skincare em banheiro branco
Veja quais são os truques de beleza que realmente funcionam para o seu skincare (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O que é uma receita de beleza caseira?

Só pra deixar claro que estamos na mesma página: uma receita de beleza caseira nada mais é do que aquele truque/misturinha com ingredientes de casa para turbinar a skincare ou o cronograma capilar. E você certamente já ouviu falar de muitos exemplos, quer apostar?

Algumas das mais famosas são o óleo de rosa mosqueta para atenuar manchas na pele, o chá de camomila para clarear os cabelos, o óleo de coco para renovar as pontinhas, a misturinha de açúcar com mel para esfoliar o rosto, e por aí vai.

Usar os itens da dispensa certamente sai bem mais em conta do que comprar produtos de pele e cabelo, por isso, a opção é tão tentadora. E, ao que parece, a cada semana as redes sociais mostram pelo menos um novo truque caseiro - o que aguça ainda mais a vontade de tentar. Mas dá mesmo para confiar?

E por que (nem sempre) a receita de beleza funciona?

Mulher negra fazendo skincare e se olhando no espelho da mesa
Receitas de beleza caseiras só funcionam se tiverem fundamento científico (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Bom, se você é do tipo que testa essas receitas de beleza em casa com frequência, provavelmente já notou que várias delas são perda de tempo. Fora o desperdício de itens da dispensa e possível risco para pele e cabelo. É por isso que, no geral, profissionais não encorajam esses experimentos em casa.

"Particularmente, não sou a favor de receitas caseiras que não tenham fundamento científico, o que é a maioria. No entanto, algumas receitas são embasadas por evidências científicas", destaca Betina.

E é aí que entra um fio de esperança para quem ama truques baratinhos. Segundo a dermato, o óleo de coco para hidratação do corpo e do cabelos, ou o esfoliante com açúcar cristal, são exemplos de receitas caseiras de beleza que, sim, funcionam!

"Algumas podem ser muito interessantes e possuem um valor muito baixo, podendo ser utilizadas por quem não pode gastar com dermocosméticos", pondera.

Como saber se eu devo ou não tentar um truque de beleza caseiro?

Mas e então, como saber se aquele truque de beleza funciona ou vale o teste? É simples: procure por evidências científicas. Basta um papo com o seu dermatologista ou uma pesquisa em veículos sérios na internet para tirar boa parte das suas dúvidas. Você vai perceber como vários itens que temos em casa já são comprovadamente bons aliados dos cuidados da pele, unhas e cabelos!

A pesquisa na internet pode te ajudar a descobrir se o truque de beleza caseiro tem base científica (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A pesquisa na internet pode te ajudar a descobrir se o truque de beleza caseiro tem base científica (Foto: Reprodução/Shutterstock)
"O óleo de coco é um produto muito bem estudado e excelente hidratante, tanto para corpo, quanto para os cabelos. Além disso, outros tipos de óleos vegetais servem para hidratação do corpo também, como óleo de gergelim, óleo de amêndoas e óleo de semente de uva", destaca a especialista.

Agora, uma coisa é inegável: se você puder investir, prefira os dermocosméticos. Especialmente se estiver em busca de resultados significativos na pele ou nos cabelos, com problemas que exijam um tratamento mais profundo. Não esqueça que produtos de beleza não são um pouco mais caros à toa, viu? A dermato reforça:

"Para lançar um dermocosmético no mercado, o laboratório investe em pesquisa e prova a eficácia do produto através de diversos testes. A ANVISA é um órgão muito sério e extremamente rigoroso", explica Betina.

Nunca é demais lembrar que a ciência realmente se empenha em inovar cada vez mais. Isso significa que as marcas estão constantemente investindo em pesquisas não só para descobrir novos ativos poderosos. Elas também se debruçam para melhorar o processo sensorial e de adaptação dos dermocosméticos, garantindo um tratamento mais rápido e eficiente na pele e nos cabelos.

Ou seja, é provável que, em determinados casos, cremes de cabelo e de pele ofereçam resultados muito melhores e mais rápidos para a sua necessidade. Assim como, em boa parte dos casos, uma receita caseira de beleza não vai resolver completamente o seu problema.

Dicas de dermocosméticos que valem o investimento:

Quer investir seu dinheiro sem medo? Separamos aqui embaixo produtos que são indicados por profissionais e cumprem diferentes propósitos na rotina. Veja só:

- Para pele oleosa:

- Para pele seca:

- Para os cabelos:

Dica da dermato: 4 receitas de beleza caseiras que realmente funcionam

Dito isto, que tal falarmos sobre os truques que realmente entregam tudo o que prometem? Pedimos para a dermatologista indicar 4 opções de receita de beleza caseira certeiras - e vamos te mostrar o passo a passo aqui embaixo. Veja só!

Ingredientes de beleza naturais em uma superfície branca
Veja abaixo quais receitas caseiras de beleza funcionam e podem te ajudar no dia a dia (Foto: Reprodução/Shutterstock)

1) Receira caseira de esfoliante labial

As estações mais frias acabam castigando a pele dos lábios - e isso fica ainda mais evidente ao passar um batom e notar o aspecto craquelado na boca. Para evitar esse problema, existe um truque de beleza esfoliante e certeiro.

Ingredientes:

1 colher de chá de açúcar cristal

1 colher de chá de óleo de coco ou mel

Como fazer:

1. Aplicar a misturinha nos lábios fazendo movimentos circulares;

2. Deixar agir na boca por 15 minutos;

3. Remover a misturinha dos lábios lavando com água corrente.

Precisa comprar um dos ingredientes? Veja aqui:

2) Receita caseira de máscara secativa/cicatrizante

As máscaras faciais são ótimas aliadas na rotina de skincare, né? E se você tem a pele oleosa/acneica, existe uma boa opção de receita caseira de beleza para causar um efeito cicatrizante e secativo na derme.

Ingredientes:

2 colheres de argila branca

1 colher de água ou soro fisiológico

Como fazer:

1. Fazer a misturinha dos ingredientes;

2. Deixar agir no rosto por 15 a 20 minutos;

3. Enxaguar o rosto e remover toda a máscara.

Precisa comprar um dos ingredientes? Veja aqui:

3) Receita caseira calmante para pele

Sabe quando você percebe a pele mais irritada, seja por conta do clima ou de algum procedimento, como peeling ou laser? É possível acalmar a cutis depois de procedimentos usando um chá bem conhecido.

Ingredientes:

Chá de camomila

Como fazer:

1. Faça o chá de camomila por infusão, deixando-o bem concentrado;

2. Guarde o chá na geladeira ou no freezer, em forminhas de gelo

3. Faça compressas frias e use sobre a pele irritada.

Importante: manter por apenas 1 dia na geladeira

Precisa comprar o ingrediente? Veja aqui:

4) Receita caseira para unhas infectadas

Se você teve as unhas infectadas por bactéria pseudomonas, que deixam a unha verde, essa receita de beleza caseira pode resolver - e com apenas um ingrediente.

Ingredientes:

Vinagre branco

Como fazer:

1. Colocar uma tampinha do vinagre na unha infectada;

2. Deixar de molho por 5 a 10 minutos diariamente por 30 dias.

Precisa comprar o ingrediente? Veja aqui:

Seja um cosmético ou item de receita de beleza caseira, o Buscapé garante o menor preço!

Tanto para comprar um dermocosmético mais caro quanto para comprar os itens baratinhos de uma receita de beleza caseira, a gente pode te ajudar a economizar de verdade! Aqui a gente te mostra ofertas com menor preço e cashback - que é pra garantir economia com dinheiro de volta pro seu bolso. Ótimo, né?

E por ser um assistente de compras inteligentes, o Buscapé não para por aí: aqui você conta com assistência de especialistas, conteúdos pra lá de explicativos no blog e nas redes sociais, além de cupons e ferramentas pra lá de incríveis como o Histórico e o Alerta de Preços. Já conhece? Veja só o vídeo abaixo e clique aqui para conhecer todas as vantagens do Busca!