Rotina de skincare: 10 dicas para começar a sua

Não sabe como montar sua rotina de skincare? Confira nossas dicas e veja o que não pode ficar de fora do ritual de beleza

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Não importa a idade: ter uma rotina de skincare é fundamental para manter a pele bonita e saudável. Por sinal, sabia que o ritual deve ser iniciado o quanto antes para prevenir o envelhecimento precoce? Isso porque o cuidado com a pele é o melhor aliado a longo prazo contra rugas, flacidez, excesso de oleosidade, ressecamento e problemas que surgem graças a fatores externos, como poluição e raios UV.

E o melhor de tudo: essa rotina de skincare não precisa ser complicada! Para provar, separamos algumas dicas do que você precisa saber e ter para iniciar o seu ritual de cuidados diários com a pele. Tudo de um jeito bem simples e fácil, para garantir o máximo de praticidade no dia a dia. Veja só!

Quer saber o que é e como fazer skincare? Confira já o nosso artigo!

Conheça agora 10 dicas para ter uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça agora 10 dicas para ter uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ter uma rotina de skincare realmente faz diferença?

Entenda como ter uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como ter uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A rotina de skincare nada mais é do que o ritual diário de cuidados com a pele do rosto. Ela envolve alguns passos indispensáveis como limpeza, hidratação e proteção solar. No geral, costuma ser feita duas vezes ao dia - uma vez ao acordar e a outra pouco antes de dormir. Nessa lógica, a ideia é preparar a pele para lidar com fatores externos e, ao fim do dia, limpar todas as impurezas presas aos poros, como resquícios de oleosidade, poeira e maquiagem.

A skincare serve para permitir que o seu rosto 'respire' e a pele se renove da melhor forma. Eliminando as impurezas dos poros na limpeza, é possível evitar linhas de expressão e excesso de oleosidade. Já com os tratamentos com dermocosméticos, o ritual de cuidados se torna o melhor aliado para tratar o rosto, seja com o uso de ácidos, vitaminas, antioxidantes ou outras substâncias. Dependendo do ativo escolhido, esses produtos podem ajudar a uniformizar o tom da cutis, prevenir rugas, controlar a produção de sebo e diminuir marcas na pele.

10 dicas para começar a sua rotina de skincare

Veja 10 dias essenciais para a sua rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja 10 dias essenciais para a sua rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de começar a sua rotina de skincare, é importante se atentar a alguns detalhes. Sabia que nem todo ritual de cuidados com o rosto é igual? E que é importante montar uma rotina pensando exatamente nas necessidades específicas da sua pele? Essa é só uma das dicas importantes que você precisa saber antes de montar seus cuidados de beleza! Veja só algumas das principais abaixo.

1. Conheça o seu tipo de pele

O primeiro passo antes de começar uma rotina de skincare é descobrir qual é o seu tipo de pele. Na prática, vale lembrar que existem 4 tipos de pele saudáveis: as mistas, oleosas, secas ou normais. Cada uma delas têm características bem específicas e, consequentemente, necessidades particulares.

  • Pele normal, por exemplo, é aquela bem balanceada – que não apresenta ressecamento ou excesso de brilho.
  • Pele oleosa é aquela que produze muito sebo, tem poros mais visíveis e é brilhosa.
  • Pele seca pode parecer 'esticada', com aspecto esbranquiçado, justamente pela falta de sebo.
  • Peles mista é aquela em que a zona T (testa, queixo e nariz) é mais oleosa, enquanto bochechas são normais ou secas.

2. Monte a rotina adequada para o seu tipo de pele

Por terem características bem diferentes, os tipos de pele pedem rotinas de skincare bem distintas entre si. Isso impacta, principalmente, no tipo de produto escolhido para cada uma das etapas, seja de limpeza, hidratação, tratamento e até proteção solar.

Peles secas, por exemplo, se dão super bem com hidratantes, protetores e outros produtos de textura bem cremosa, enquanto peles oleosas precisam de fórmulas mais leves para evitar o aspecto pesado. É por isso que nem sempre aquele produtinho ou rotina de beleza que funciona super bem para alguém vai, necessariamente, ter o mesmo efeito em você.

3. Limpeza da pele e proteção solar são fundamentais no skincare

Uma rotina de skincare, no geral, é composta por mais ou menos 5 passos. São eles a limpeza, os complementos à limpeza com tônicos, tratamento com séruns, hidratação e proteção solar. No entanto, se você é uma iniciante no assunto, tenha em mente que limpeza e proteção solar são fundamentais.

Mas, veja bem, isso não significa que os outros passos são dispensáveis, viu? O ponto aqui é deixar claro que, sem a limpeza para desobstruir os poros e a proteção solar para proteger o rosto dos raios UV, passos como tratamento e hidratação não vão cumprir tudo o que você espera.

A parte da limpeza de pele deve ser feita com um sabonete (líquido ou em barra) ou gel de limpeza facial mais indicado para o seu tipo de pele.

  • Em geral, a pele mistas e a pele oleosa precisam de uma fórmula mais leve, capaz de limpar e reduzir a oleosidade sem irritar a pele. Um bom exemplo de produto para esse caso é o Gel de Limpeza Facial Effaclar Alta Tolerância, que possui em sua composição ácido salicílico e zinco.
  • Já a pele seca e normal pode aproveitar fórmulas de sabonete facial que promovem limpezas profundas, como no caso do Neutrogena Deep Clean Grapefruit Sabonete Facial. Ele conta com Extrato de Grapefruit, que é rico em ácidos cítrico e málico. Juntos, eles promovem uma esfoliação suave, melhorando o aspecto da pele.

O protetor solar, assim como os outros produtos, também deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.

  • Para quem tem pele normal ou seca, especialmente com manchas, uma boa opção é o Clareador Facial FotoUltra Isdin Active Unify. Ele uniformiza as marcas escuras da pele causadas pelo sol e conta com ácido hialurônico na fórmula - tudo para efeito hidratante e sem ressecar. O investimento é alto, mas pode valer a pena para quem deseja clarear manchinhas no rosto.

4. Parece clichê, mas beber água e comer bem realmente fazem diferença para ter uma pele bonita

Além dos produtos, existem outros aliados de uma boa rotina de skincare: a hidratação e a alimentação balanceada. Quando você mantém um ritual de cuidados bem feito e, além disso, ingere a quantidade certa de água, vitaminas e nutrientes para o corpo, sua pele consequentemente se mantém mais firme, viçosa e menos inchada. É o combo perfeito!

5. Use e abuse do seu dermatologista para tirar todas as dúvidas

Por fim, é importante lembrar que toda a sua rotina de skincare pode e deve ser montada por um dermatologista. Isso porque esse profissional é o mais capacitado para entender, de fato, qual é o seu tipo de pele, suas necessidades, e quais tratamentos são os mais indicados para o seu caso. Da próxima vez, leve todas as suas dúvidas anotadinhas para a consulta, para não esquecer nada!

6. Pare agora de espremer espinhas e cravos!

A gente sabe que é tentador: como não espremer aquela espinha ou cravo tão aparentes e convidativos? O ato até parece inofensivo, mas acredite – cutucar a pele pode provocar um problema ainda maior para você, tudo graças aos germes e bactérias presentes nos dedos e embaixo das nossas unhas.

Caso eles entrem em contato com o local espremido, o risco de uma infecção aumenta – e aí, aquele cravinho que era tão pequeno, tem grandes chances de se transformar em um cisto. Isso tudo, por sinal, ainda pode deixar uma cicatriz no local. Melhor evitar, né? Prefira apostar em tratamentos para controle da acne em vez de tentar fazer as espinhas sumirem por conta própria.

7. Use hidratante! Sim, mesmo se a sua pele é oleosa

Todos os tipos dele, desde as mais secas até as mais oleosas, precisam de hidratação. No caso das secas, repor os níveis de água é fundamental porque esse tipo de pele tem dificuldade justamente em reter hidratação. Já nas oleosas, a hidratação é indispensável para controlar os níveis de oleosidade, mantendo a pele saudável.

Isso acontece porque hidratação e oleosidade são coisas bem diferentes - logo, uma pele oleosa está longe de ser uma pele hidratada. Na prática, por sinal, as glândulas sebáceas podem tentar contornar a falta de hidratação produzindo ainda mais oleosidade no rosto, sabia?

Para evitar esse problema, o segredo é encontrar o hidratante facial adequado para o seu rosto. Uma boa dica para todos os tipos de pele, mas especialmente para as peles oleosas é o Neutrogena Hydro Boost, por exemplo. Ele tem textura ultra leve, que é facilmente absorvida pela pele oleosa e não pesa no rosto. Além disso, fortalece a barreira natural da cutis e ajuda no controle da oleosidade.

8. Muito cuidado com aquele gel esfoliante que promete maravilhas

Você comprou um gel esfoliante para o rosto e sua pele ficou incrível - agora, claro, você quer usá-lo todos os dias para ter a mesma sensação, certo? Cuidado: a esfoliação em exagero pode, literalmente, arruinar o rosto!

Isso porque, com uso em excesso, produtos de esfoliação física podem inflamar espinhas, criar feridas e até estimular a produção de sebo. No entanto, você pode apostar no gel esfoliante uma vez a cada duas semanas, ou uma vez por semana se a sua pele não for sensível. Uma boa opção é o Normaderm 3 em 1 Vichy - Limpeza Facial, por exemplo, por ser uma opção prática e não comedogênica ideal para peles mistas e oleosas

Ainda assim, vale lembrar que o caminho mais seguro de como esfoliar a pele é por meio dos esfoliantes químicos. Eles são cremes que contêm ácidos capazes de promover uma renovação celular mais controlada da camada superficial da pele. O uso, claro, deve ser recomendado pelo seu dermatologista e usados da forma adequada.

9. Sérum de tratamento é o plus perfeito para uma rotina de skincare perfeita

Se você tem algum problema de pele específico – como flacidez, linhas de expressão, acne ou outro - os séruns de tratamentos são os melhores aliados. Embora os cuidados básicos já ajudem a manter a pele saudável, turbinar a rotina de skincare com séruns e cremes específicos vão tratar diretamente o que te incomoda na aparência da cutis.

Quem busca reduzir rugas acentuadas e uniformizar tom e textura da pele, por exemplo, pode apostar no Retinol B3 Sérum Antirrugas Restaurador da La Roche Posay. Ele conta com retinol concentrado, que age na redução dos sinais de envelhecimento – e isso ajuda a encarecer o produto. O legal é que esse produto não tem textura oleosa e conta com um complexo suavizante. Isso ajuda a garantir melhor tolerância da pele ao produto.

10. Óleo demaquilante é a melhor opção para remover maquiagem

Se você costuma usar maquiagem durante o dia, o processo de remover a make precisa ser levado a sério – nada de dormir com base, blush e rímel no rosto, viu? Para facilitar a limpeza, a dica para fazer uma remoção eficiente de todos os resíduos é usar um óleo demaquilante, como o da marca Bioré ou da QRX Labs.

Esse tipo de produto é indicado para todos os tipos de pele porque não deixa resíduos ou sensação oleosa e a sua fórmula limpa inclusive as maquiagens mais resistentes e à prova d'água! Para ainda mais praticidade, esse óleo pode ser usado durante o banho, sem necessidade de uso de algodão.

Passo a passo de uma rotina de skincare para iniciantes

Explore o passo a passo para uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Explore o passo a passo para uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Agora que você já sabe um pouco sobre quais produtos e dicas são importantes para a rotina de skincare, é hora de entender como funciona o passo a passo do ritual. A boa notícia é que em apenas 4 passos já é possível reproduzir alguns cuidados básicos com a pele. E isso vale tanto para o dia quanto para a noite, viu?

O único passo que pode ser dispensado na rotina de skincare noturna é a proteção solar - essa, deixe apenas para o ritual da manhã, mesmo que o dia esteja nublado ou que você fique em casa. Quer saber qual a ordem de aplicação dos produtos? A gente te conta:

Passo 1: Comece a rotina de skincare limpando o rosto com o seu sabonete ou gel de limpeza;

Passo 2: Enxugue bem a face e, sem seguida, aplique o sérum de tratamento escolhido;

Passo 3: Espere que o sérum seja bem absorvido pela pele e, em seguida, aplique o hidratante facial;

Passo 4: Feito isso, espalhe o protetor solar por todo rosto e pescoço. A partir daqui, você pode começar a sua make do dia!

Acessórios extras para a rotina de skincare: escova e esponja de limpeza facial

Para completar ainda mais o ritual de beleza, a rotina de skincare pode ser turbinada com o uso de alguns acessórios como a escova ou esponja de limpeza facial. Uma das mais conhecidas, a Foreo é um bom exemplo de produto capaz de ajudar na higiene do rosto. Embora peça um investimento bem alto, ela ajuda a proporcionar a limpeza da pele em até 1 minuto, removendo impurezas sem esforço.

Além disso, um aparelhinho como esse ajuda a garantir uma limpeza mais profunda da pele. Isso, consequentemente, influencia no quanto a pele irá absorver os séruns e hidratantes usados na sequência da rotina de skincare. Quanto melhor for a higienização dos poros (da forma compatível ao seu tipo de pele, claro), mais o rosto conseguirá responder ao tratamento diário. Vale a pena apostar!