Zoom indica em Home Theater

Home Theater: como arrumar as caixas acústicas?

Tenha som de cinema na sua casa com as caixas para Home Theater posicionadas corretamente.

Caixas para Home Theater
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O posicionamento correto das caixas de som de um Home Theater pode fazer grande diferença na maneira que o som vai se espalhar pelo ambiente, por isso é importante que se preste atenção nos detalhes, para que você alcance o melhor resultado.

Preços de Home Theaters 5.1

Estas caixas não devem estar espalhadas aleatoriamente pela sua sala e nem aglomeradas ao redor de sua TV. É necessário dispor as caixas para Home Theater de modo que circunde o espectador como se estivesse num palco imaginário, seguindo um esquema simples.

Primeiramente, é necessário definir qual é o sistema de som utilizado em seu Home Theater, se ele possui cinco, seis ou sete caixas de distribuição sonora.

Estes sistemas podem ser chamados, por exemplo, de sistemas 5.1 (presente em um Home Theater 5.1), 6.1 e 7.1, sendo (.1) referente ao canal do Subwoofer, para a reprodução dos sons graves.

Para posicionar as caixas para Home Theater

O esquema apresentado representa um “esqueleto” para a formação de sistemas que possuem maior quantidade de caixas para Home Theater. Confira:

  • A caixa central deve estar junto ao display de seu Home Theater. Ela pode estar no mesmo plano que a sua TV, um pouco acima ou abaixo, mas é necessário que a caixa central esteja voltada diretamente para o espectador. Este será o ponto de referência para a posição das outras caixas.
  • Caixas frontais (direita e esquerda) devem estar posicionadas ao lado e à frente da caixa central, e na altura dos ouvidos, formando um triângulo simétrico na distância entre elas e o espectador. Feito isso, direcione as caixas para Home Theater para o centro da sala e evite deixá-las paralelas às paredes laterais, pois isso pode prejudicar a dispersão do som pelo ambiente.
  • Temos então as caixas traseiras (direita e esquerda) que devem ser posicionadas nas laterais, porém atrás da área de audição do espectador. Estas caixas devem estar acima da altura dos ouvidos, cerca de um metro de altura (ou 2/3 da parede).
  • Em Home Theaters com sistemas de 6.1 ou 7.1 são acrescentados os canais surround back. Esses canais devem ficar localizados a cerca de 1,5m de distância das costas do espectador, na mesma altura que as caixas traseiras. No sistema 6.1, a caixa deve ser centralizada tomando como referência a caixa central. Já no sistema de Home Theater 7.1, as caixas deverão ficar dispostas tendo como referência as caixas frontais.
  • Finalmente, temos a posição do subwoofer que possui maior autonomia quanto a sua posição, pois os sons graves e de baixa frequência espalham-se por todas as direções. Recomenda-se não deixá-lo muito perto de paredes ou de objetos que possam obstruir ou distorcer o seu som.
  • Suportes e pedestais não são estritamente necessários para um máximo aproveitamento de seu Home Theater. Neste caso, alguns detalhes devem ser levados em consideração, como a decoração e a disposição dos móveis de sua sala. Se for possível alocar as caixas para Home Theater sem os suportes, fique atento com prateleiras ou lugares que possam abafar ou obstruir a propagação do som.

Lembrando que cada ambiente pode causar certas variações acústicas, fique atento às configurações e ajustes que podem ser feitos no próprio aparelho. Após arrumar corretamente as caixas, é só aproveitar o som de cinema que o Home Theater pode oferecer.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em home theater