Logo Zoom
Logo Zoom

Você pode até não se lembrar dele com frequência, mas o cartucho de impressora é, praticamente, a alma do dispositivo! Afinal, sem ele, o principal recurso, imprimir, simplesmente não acontece por falta de tinta. E, para conseguir usufruir da qualidade de impressão máxima da sua impressora, é fundamental fazer a escolha certa desse item. Isso sem contar que uma escolha indevida pode até mesmo comprometer o dispositivo de forma irreversível.

A boa notícia é que resolver essa questão é algo fácil, desde que você tenha as informações e dicas necessárias. Para te dar aquela “mãozinha” de sempre, criamos um guia completo sobre o assunto! Aqui, você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre a escolha ideal de cartuchos para impressoras e como identificar a sua compatibilidade. Além disso, também vamos explicar sobre os famosos cartuchos recondicionados e o perigo que eles representam!

  • Não escolheu ainda sua impressora ideal? Confira os diferenciais entre as impressoras laser ou jato de tinta!
  • Além de imprimir seus documentos, é importante facilitar ainda mais a rotina de estudos! Se esse é o seu caso, sabia qual o melhor notebook para estudar!

Critérios para uma boa escolha do cartucho de impressora

Entender a classificação do cartucho de impressora é sempre um diferencial para uma escolha adequada (Foto: Shutterstock)

A classificação do cartucho de impressora faz toda a diferença para uma compra satisfatória. Nesse caso, eles podem ser classificados de 3 maneiras:

  • Pela forma
  • Pelo tipo de cabeça de impressão
  • Pelo modelo da impressora

Além disso, é preciso checar se o cartucho em questão é recarregável ou não. Mas, como essa é uma questão que exige um análise mais profunda, criamos um tópico exclusivo que você poderá checar mais adiante!

Forma do cartucho

A forma é o que evitará que o cartucho acabe vazando ou não. Até porque os cartuchos podem sim apresentar formatos diferentes. É possível encontrar modelos com esponja, folha de alumínio ou ainda um sistema a vácuo. Em todos os casos, o objetivo é a contenção da tinta!

Cabeça de impressão

A cabeça de impressão é a grande responsável por aplicar a tinta no papel. Existe a versão de cabeça que é fixa na impressora, portanto, nunca é substituída. A outra opção é descartável, já que o botão para impressão fica situado no próprio cartucho. Embora ambas tenham praticamente a mesma autonomia, a primeira versão é a que gera menor impacto no meio ambiente, já que você não deverá descartar o item.

Checando a marca e modelo da impressora

O usuário deve confirmar qual o cartucho de impressora compatível pela marca e modelo (Foto: Shutterstock)

Este é um mandamento fundamental para saber fazer a escolha certa do cartucho para impressora: checar a marca! Essa informação pode ser devidamente averiguada não apenas no manual como também no próprio dispositivo.

Vale lembrar que uma marca, geralmente, possui diferentes modelos de impressoras. Isso quer dizer que nem sempre o cartucho de impressora HP servirá para todos os modelos da HP, por exemplo. E, claro, essa é a realidade para qualquer marca.

É cartucho mesmo, garrafa de tinta ou um toner?

É importante identificar se o dispositivo aceita cartucho de impressora, toner ou garrafinha antes mesmo da compra (Foto: Shutterstock)

Opa! Essa é uma questão realmente relevante e que nem sempre muitas pessoas levam em consideração, sabia? Mesmo sendo algo relativamente simples, é bem comum que alguns usuários possam confundir o toner com o cartucho.

Embora ambos façam o armazenamento da tinta, eles possuem diferenças marcantes. Para não restar dúvidas, os cartuchos são destinados para impressoras com tecnologia jato de tinta, enquanto os toners são voltados para impressoras a laser.

No caso das garrafas, elas são recomendadas para impressoras do tipo tanque de tinta. Esses modelos apresentam um compartimento próprio para que o usuário consiga acomodar as garrafinhas de maneira prática e sem maiores transtornos. Como muitos modelos dispõem de um reservatório transparente, o usuário pode visualizar qual tinta precisa ser reposta.

Meu cartucho é recarregável?

É importante certificar que o cartucho de impressora seja de fato reutilizável (Foto: Shutterstock)

Já ouviu falar do cartucho de impressora recondicionado? Muita gente acha que essa opção é uma ótima escolha, uma vez que o valor para recarregar é bem menor do que comprar um novo. No entanto, o risco aqui é real e pode comprometer totalmente o desempenho da sua impressora. Isso ocorre porque os locais que fazem essa recarga costumam usar tintas alternativas.

De maneira mais direta, os modelos de cartucho para impressora remanufaturados recorrem ao uso de “carcaças” vazias usadas, portanto, eles já foram submetidos a algum desgaste natural. Quando você insere uma peça como essa na sua impressora, aumenta consideravelmente as chances de vazamentos de tinta no papel e até mesmo em peças sensíveis do dispositivo. O resultado? Uma elevada chance de danificar a placa ou peças com alto custo – é o barato que pode sair bem caro, viu!

Dicas para cartuchos recarregáveis

O mais importante é certificar que o seu modelo de impressora possui a possiblidade de recarga do cartucho, e quem orienta sobre isso é o próprio fabricante. Para não cair nesse erro, algumas dicas podem ajudar:

  • Verificar o modelo da impressora: atualmente, muitas marcas de impressoras passaram a apostar nos cartuchos recarregáveis. Entretanto, essa não é uma regra universal. Por isso, lembre-se de checar esse dado antes de realizar a compra.
  • Verificar o circuito do cartucho: alguns tipos de cartuchos podem apresentar danos quando a tinta chega ao final. Quando isso acontece, o chip ou o circuito podem estar queimados, o que invalida totalmente a possibilidade de recarga.
  • Checar se o cartucho tem a função de refil: se a sua impressora é compatível com refil, não há como ele ser recarregado. Isso acontece por conta do custo baixo desses cartuchos.

Sempre utilize suprimentos originais na sua impressora!

O uso de cartuchos para impressoras originais é sempre mais confiável (Foto: Shutterstock)

É bem comum que alguns modelos de impressora precisem de mais cartuchos, principalmente se tratando daquelas que realizam impressões coloridas. Isso significa que você precisará investir em dois cartuchos ou até mesmo quatro. Independentemente da quantidade, não há melhor caminho do que investir em suprimentos originais.

Os modelos mais antigos, por exemplo, exigem dois cartuchos (preto e colorido), enquanto os mais atuais exigem uma maior quantidade (preto, magenta, ciano e amarelo). Caso seja difícil optar por um cartucho original, que de fato é bem mais caro, a sugestão é optar pelos suprimentos compatíveis.

Quanto tempo o cartucho de impressora costuma durar?

O cartucho de impressora pode durar entre 2 e 3 anos aproximadamente (Foto: Shutterstock)

Uma coisa é certa: mesmo que você não use sua impressora com tanta frequência, a vida útil do cartucho exige atenção! Em geral, os cartuchos para impressoras tendem a durar uma média entre dois e três anos. Já no caso de uso regular, tudo vai depender do tipo de impressora e até mesmo do rendimento proposto pelo fabricante do cartucho.

Quais os melhores cartuchos?

Como ficou claro até aqui, cada cartucho poderá ser compatível com um ou mais modelos do fabricante. E, só para lembrar, essa é uma informação que você conseguirá chegar no manual ou até mesmo no próprio periférico. Com isso em mente, selecionamos uma opção de cartucho impressora Canon, uma opção de cartucho de impressora HP e também uma opção de cartucho para a impressora Epson!

Cartucho para HP 2774 / 2776

Esse é um cartucho de impressora HP compatível com os modelos Deskjet 2376, 2774, 2776, 6476. Segundo o fabricante, o rendimento dele pode ser de quatro vezes mais impressões – até 480 páginas. Pelas avaliações, a cor preta é bem vibrante e todos os modelos de impressoras em que ele é compatível apostam em um sistema facilitado para troca.

Cartucho para Epson L3150

Esse é um kit com refil composto por quatro cores. O kit 544 K M Y C possui compatibilidade com as impressoras da marca Epson nos modelos L3110, L3150 e T544. Esse é um sistema de reabastecimento que agrega facilidade, além de autonomia para o usuário. Segundo o fabricante, o rendimento aqui pode chegar a 7.500 páginas.

Cartucho Canon G3111

Por fim, o cartucho de impressora Canon também consiste em um kit com quatro cores para refil. Ele é compatível com as impressoras da Canon Gl-190, Gl190, G3110, G3111 e também G4110. Segundo o fabricante, a autonomia das garrafas pode render até 12.000 páginas na cor preta e até 7.000 coloridas, levando em conta o uso de papel comum.

Quer mais dicas? Então, tá na mão: