Logo Zoom
Logo Zoom

Sua impressora não imprime? Esse problema pode ter soluções muito simples. Por isso, criamos este passo a passo para ajudar você a resolver a maioria dos problemas de impressão mais comuns nos dispositivos.

Além disso, indicaremos algumas ofertas de impressoras e produtos relacionados no correr do texto, alguns que podem servir para auxiliar na resolução do problema. Esperamos que com as dicas você consiga resolver de forma rápida os imprevistos mais simples que acontecem durante o uso da impressora.

Verifique a conexão da impressora

Primeiro, confira se os cabos que conectam a impressora ao computador estão devidamente encaixados. Numa impressora sem fio, verifique se sua rede Wi-Fi está funcionando corretamente. No caso de algum fio danificado, a compra de um novo cabo pode ser necessária.

Se tudo estiver ok nesse ponto, desligue a impressora e a desconecte do computador. Caso você ligue novamente, e o dispositivo continue sem funcionar, tente conectá-lo usando outro cabo disponível. Também devem ser reiniciados aparelhos que sirvam como intermediários entre o computador e a impressora, como roteadores e hubs.

Também verifique o driver da porta USB. Deve-se abrir o Gerenciador de dispositivos, expandir a opção Controladores USB, clicar com o botão direito do mouse na entrada usada pela impressora e selecionar a opção Atualizar driver, para assim verificar se o driver da porta USB está atualizado.

A janela de atualização será aberta e então você deve escolher Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. O driver indicado deverá ser instalado e então você deve tentar imprimir de novo através da porta USB em questão.

Arquivos na fila de impressão

Documentos pendentes na fila de impressão podem impedir a impressora de imprimir, pois ela não o faz até que esses arquivos sejam eliminados da fila. Geralmente, basta clicar em cancelar impressão para resolver a questão, mas imprevistos como uma queda de energia podem fazer com que o comando não seja efetivado.

Nesse caso, você deve limpar o spooler de impressão pelo sistema. Pressione as teclas Windows e R simultaneamente para abrir o Executar. Então, digite services.msc e clique em OK. Descendo a lista da janela Serviços, você chega em Spooler de impressão. Então é só clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar Parar.

Novamente acesse o Executar, digite %SYSTEMROOT%/System32/Spool/Printers e aperte Enter. Na pasta Printers você verá os arquivos na fila de impressão, então é só selecionar todos esses documentos e apagá-los.

Voltando à janela Serviços, você clicará com o botão direito do mouse sobre Spooler de impressão e escolher Iniciar. É interessante desligar e ligar o computador e a impressora depois disso. Então, seu aparelho estará pronto para imprimir novamente.

Cartuchos

Apesar de, atualmente, muitos dispositivos avisarem quando os cartuchos não estão encaixados corretamente, ainda há aqueles que não têm esse sistema de aviso. Nesse caso, é interessante checar manualmente. Para isso, abra a tampa da impressora e solte os cartuchos. Não se esqueça de checar se a fita plástica foi retirada; uma possível causa do problema da impressora não imprimir é esquecer de retirar a vedação dos cartuchos.

Ao encaixar novamente os cartuchos, tenha certeza de que eles estão presos da forma correta na impressora. Então, imprima uma página de calibração.

Solução de problemas do Windows

A solução de problemas do Windows pode ser uma forma rápida e fácil de resolver a questão da impressora que não imprime. Ela identifica a origem do problema e sugere uma solução para ele automaticamente.

Abra o Painel de Controle, vá até Hardware e sons e clique em Exibir impressoras e dispositivos, então, com o botão direito do mouse, clique sobre a impressora e selecione Solução de problemas.

A partir daí, esse recurso vai encontrar as possíveis causas para o erro de funcionamento da impressora. Caso você considere a sugestão coerente, clique em Aplicar esta correção, caso contrário, escolha Ignorar essa correção e veja a próxima solução sugerida.

Resetar a impressora

Resetar sua impressora para os padrões de fábrica pode fazer com que alguns erros seja corrigidos. Cada marca tem um procedimento específico para o reset, mas no geral basta ir até o menu de configurações e selecionar Restaurar padrões ou Padrões de fábrica.

Atualizar ou instalar driver

Vá até o Painel de Controle e verifique se a impressora está sendo exibida ali. Caso não esteja, você deve instalar o driver dela. Cada fabricante tem seu procedimento, mas no geral eles são semelhantes.

Você deve acessar a página de suporte da fabricante e informar o sistema operacional do seu computador, caso ele não seja reconhecido automaticamente. Vá até a aba dos Drivers e instale o da sua impressora, seguindo as orientações durante a instalação. O mesmo vale para a atualização do driver, onde incompatibilidades do sistema podem ser corrigidas.

Assistência técnica

Em caso de dano físico, considerando que você não tenha o conhecimento necessário para mexer no aparelho sem risco de causar grandes danos a ele, é importante mandá-lo para a assistência técnica.

É importante lembrar que, caso o aparelho seja aberto e algum dano seja feito, a garantia não irá mais cobri-lo, já que as fabricantes retiram esse direito de dispositivos abertos dentro do período de garantia.

Para modelos HP: downgrade do firmware

Em 2016, o firmware de vários modelos da HP passou a bloquear cartuchos não originais, não imprimindo com cartuchos recarregados. Assim, caso esse seja o caso em que você se encontra, a solução é fazer downgrade para um firmware de antes de 2015.

Na página de suporte da HP, indique o modelo da sua impressora e clique em Enviar. A aba Softwares e drivers será aberta, então procure pelo último arquivo datado de antes de 2015 e clique em Download. Abra o arquivo baixado e então siga as orientações de instalação. Ao concluir o processo, reinicie o computador.

E se nada der certo...

Aí, só uma impressora nova mesmo para resolver seu problema. Confira abaixo as ofertas de alguns bons modelos