Máquina de Costura Portátil: 7 opções para comprar em 2020

Qual máquina de costura portátil comprar? Veja diferentes marcas e modelos.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Com a pandemia de COVID-19, muitas famílias começaram sua produção própria de máscaras de pano, que funcionam como excelente barreira contra a propagação do vírus. A máquina de costura portátil é boa opção para quem está iniciando nesse mundo e procura realizar pequenos reparos em roupas, cortinas, zíper, bordados e outras funções além das máscaras. Por isso, selecionamos as 7 melhores máquinas de costura portátil para te ajudar nessa empreitada!

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Como escolhemos as melhores máquinas de costura portáteis em 2020?

Nossas escolhas foram baseadas nas máquinas de costura portáteis mais buscadas pelos usuários do Zoom e na internet em geral. O ranking será uma lista corrida com as máquinas de costura portáteis da primeira à quarta colocada, com mais 3 indicações de bônus, onde serão listadas as máquinas de costura mais atuais, com tecnologias e funções avançadas.

É importante lembrar que a mesa para máquina de costura portátil deve ser estável e com estrutura reforçada. Ela deve conter também pontos antiderrapantes nos pés ou desenho diferenciado para acomodar o equipamento. Gavetas e prateleiras são acréscimos que podem ajudar na organização dos materiais, como agulhas, botões, linhas e tecidos. Com tudo preparado, dê um Zoom na nossa lista com as melhores máquinas de costura portátil de 2020:

Leia mais: Como usar Máquina de Costura

Máquinas de Costura Portáteis 2020

1. A máquina de costura portátil Singer M1605 branca é rápida e tem bom custo-benefício

A marca Singer tem mais de 160 anos de existência e é líder no mercado em todos os segmentos que atua. Por esses fatores, ela é a mais lembrada pelos consumidores e ocupa o primeiro lugar do nosso ranking. A máquina de costura Singer branca M1605 tem 6 pontos, com velocidade de 750 pontos por minuto. O braço livre facilita a costura em mangas, punhos e barras; a agulha dupla faz costuras paralelas e aplicações como nervuras, e sua estrutura interna de metal aumenta a estabilidade na costura.

Entre outras facilidades, essa máquina de costura portátil Singer traz o pino de porta carretel na vertical, apoio da base com nivelamento para alinhamento da máquina e iluminação de LED que não esquenta e proporciona maior brilho. A caixa de bobina fica posicionada na horizontal e ela ainda tem uma alça para tornar o transporte mais fácil.

Alguns dos acessórios da máquina de costura Singer branca incluem: três sapatilhas diferentes para uso geral, casas de botão, e para pregar zíper; abridor de casas de botão, pincel de limpeza, placa isoladora dos dentes, chave de fenda, embalagem de agulhas, feltro para o pino e porta-retrós.

Ficha técnica da Máquina de Costura Portátil Singer M1605

2. A máquina de costura portátil Elgin Genius Plus tem 31 pontos diferentes, entre básicos e decorativos

Ideal para quem pretende fazer trabalhos mais elaborados, a máquina de costura doméstica Elgin Genius Plus tem a mesma faixa de preço que a Singer M1605, mas com variedade de 31 pontos. Os pontos variam entre utilitários, decorativos e pontos em tecidos flexíveis. Ela ainda acompanha recursos extras que vão facilitar a hora do reparo ou da criação, como agulha dupla, enchedor de bobina automático e iluminação de costura. Sua base é removível e guarda acessórios, e quando retirada facilita o trabalho em barras e punhos.

A máquina de costura Elgin possibilita a produção de um volume maior de trabalhos, apesar de ser doméstica. Entre eles estão o arremate de pontos com a alavanca de retrocesso, prender botões e zíperes, overlock, pontos para unir tecidos, bordados, patchwork, barra em ponto invisível e casas de botões, entre outros. É um modelo completo para profissionais mais avançados. A única atenção na hora da compra deve ser com a voltagem, pois ela não é bivolt, mas está disponível em 127V e 220V.

Leia mais: Máquina de Costura Elgin: opções para comprar em 2020

Ficha técnica da Máquina de Costura Doméstica Portátil Reta Elgin Genius Plus JX-4035

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos
  • Número de pontos: 31 pontos
  • Caseador: Automático
  • Costura: Ponto Invisível, Pontos Decorativos, Pontos Flexíveis, Reta, Ziguezague e 3 pontinhos para lingerie.
  • Recursos: Enchedor de bobina automático, alça para transporte, permite agulha dupla, braço livre.

3. Máquina de costura portátil Bella Elgin é mais barata e ideal para iniciantes

Diferente da máquina de costura Elgin Genius Plus, esse modelo Bella Elgin traz um design mais moderno e é voltada para confecções mais delicadas e simples. Ela é menos potente e menos veloz comparada com outras da nossa lista, por isso é ideal para quem está iniciando e para aqueles profissionais que se limitam a pequenos ajustes em tecidos mais simples e finos.

A máquina de costura doméstica Bella Elgin tem preço baixo e traz 6 pontos diferentes, entre retos, ziguezagues e algumas opções decorativas para pequenos bordados. Por ser considerada um modelo de entrada, ela não é indicada para criações longas, como vestidos e saias, ou tecidos grossos como o jeans. A boa notícia é que essa máquina de pequenos reparos e pontos traz uma alça de transporte e é bivolt, ou seja, não precisa se preocupar com a tensão.

Ficha técnica da Máquina de Costura Portátil Reta Elgin Bella BL-1200

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Leve e média
  • Número de pontos: 6 pontos
  • Caseador: Manual
  • Costura: Ponto Invisível, Reta e Ziguezague.
  • Recursos: Alça para transporte, controle de tensão da linha e braço livre

4. A máquina de costura Compact Incasa pode funcionar à pilha, é bivolt e foi feita para tecidos leves

O quarto lugar do nosso ranking é uma máquina de costura portátil Incasa que pode ser levada a qualquer lugar sem se preocupar com energia elétrica, já que ela funciona com pilhas também. Ela tem duas velocidades, e consegue costurar tecidos com espessura maior ou igual a 0,3 mm com as funções de pregar botão, zíper e regular a tensão. Os pontos 6, 7 ou 8 são os indicados para tecidos mais finos ou seda na máquina de costura portátil Ziguezague Compact Incasa, e ela não comporta uso profissional ou a costura de tecidos mais grossos.

O botão seletor de pontos tem 8 opções diferentes, mas como usar a máquina de costura portátil Incasa? Para selecionar o ponto ziguezague, por exemplo, é preciso girar o botão seletor de pontos até a flecha alcançar o número do ponto escolhido. Para selecionar a velocidade, L (baixa) ou H (alta), basta deslizar o botão OFF para a direita que a velocidade alta será selecionada. E quando deslizar o botão para a esquerda, a velocidade baixa será ativada. Bem simples, não é mesmo? Ela permite, portanto, que você faça costuras, reparos e ajustes sem complicações.

Ficha técnica da Máquina de Costura Portátil Compact Incasa

  • Tipo: Elétrica a bateria
  • Indicação de uso: Portátil
  • Tipo de tecido: Leve
  • Número de pontos: 8 pontos
  • Caseador: Automático
  • Costura: Reversa, Reta e Ziguezague
  • Recursos: Seletor de ponto

Bônus

1. A máquina de costura portátil Janome traz 22 pontos e comporta tecidos pesados

Ideal para aqueles que buscam uma máquina portátil mais resistente, o corpo da máquina de costura portátil Janome e sua estrutura interna são feitos de alumínio, o que confere maior estabilidade e capacidade para costura de tecidos pesados, como jeans. Ela traz 22 pontos de costura incluindo pontos retos, ziguezague, bainha invisível e pontos elásticos, 1 ponto para casa de botão de 4 passos, costura reta com a agulha ao centro e à esquerda e pontos decorativos tipo satin (cheio). A largura máxima do ponto ziguezague é de 5 mm e o comprimento máximo do ponto reto é de 4 mm, que configuram tamanhos bem expressivos.

O modelo também conta com luz de LED sobre a área da agulha, seletor para escolha de ponto, seletor de ajuste do comprimento e da largura do ponto, seletor de ajuste da pressão do calcador, passador de linha na agulha, corte de linha integrado na lateral da máquina e enchedor de bobina. Alguns diferenciais incluem: alavanca de retrocesso para costura de reforço, lançadeira oscilante e alavanca para abaixar os dentes de transporte para costuras tipo cerzido, quilting livre, bordado à mão livre e para pregar botão. A base móvel possui uma prática caixa de acessórios embutida, que quando removida se transforma em braço livre.

Leia mais: Máquina de Costura Janome: opções para comprar em 2020

Ficha técnica da Máquina de Costura Doméstica Portátil Reta Janome 3022

2. Com 100 pontos, a máquina de costura Elgin Premium é também estável e veloz

Além dos 100 pontos opcionais, a máquina de costura portátil Elgin Premium JX-10000 é completa e também um pouco mais cara. Pensada para quem traz mais acúmulo na profissão, o preço mais alto compensa a quantidade de funções avançadas que o modelo Premium da Elgin traz.

Com pontos flexíveis, ela também conta com oito casas de botão, luz de LED, passador de linha para agulha, rebaixador de dentes e caseador automático com oito modelos. O que garante maior estabilidade é a estrutura interna de alumínio, que não interfere na capacidade de atingir a velocidade de até 750 pontos por minuto. A máquina de costura portátil Premium JX-10000 Elgin te permite fazer ajuste da largura e do comprimento dos pontos, costura com agulha dupla e braço livre, que facilita a costura em mangas, punhos e barras.

Ela é bivolt, portanto, você não precisa se preocupar com a voltagem na hora da compra ou quando for ligar a máquina de costura em outros locais. Segundo a marca, ela cumpre tudo o que promete, o que garante um excelente custo-benefício.

Ficha técnica da Máquina de Costura Portátil Elgin Premium JX-10000

3. Máquina de Costura Singer Vermelha traz estilo e muita praticidade

Com o design inovador na cor vermelha, a edição limitada da máquina de costura portátil Singer Simple é ideal para quem busca estilo e praticidade. Ela te permite fazer reparos simples, pequenos ajustes e até mesmo customização, graças aos pontos decorativos. Ela traz 22 pontos diversos, incluindo os flexíveis, casa de botão em 4 passos, braço livre, comprimento e largura dos pontos ajustáveis, placa isoladora dos dentes para bordados livres e para pregar botões.

A máquina de costura portátil Singer Simple By na cor vermelha é charmosa e estável, graças à estrutura interna de metal. Sua velocidade atinge até 750 pontos por minuto e ela também traz passador de linha e agulha. O preço é mais em conta comparada com as anteriores, garantindo bom custo-benefício.

Leia mais: Máquina de Costura Singer Simple 3223: veja preço e análise da ficha técnica

Ficha técnica da Máquina de Costura Portátil Singer Vermelha Simple 3223

Leia também: