Roteador Asus em fundo preto

Roteador gamer: 5 modelos potentes para jogar online

Um roteador gamer pode oferecer baixa latência, maior estabilidade e um até um alcance maior de Wi-Fi na hora de jogar online

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Para aqueles que gostam de jogos online, não há dúvidas de que a conexão de internet precisa ser estável, ter uma boa velocidade e baixa latência.

Enquanto a maioria dos roteadores comuns podem dar conta do recado na maior parte das vezes, nós sabemos que eles também podem decepcionar em momentos cruciais.

Para contornar problemas, você pode investir em um roteador gamer, ou seja, um modelo com características que garantem a qualidade da sua conexão.

Como escolher um roteador gamer?

Considerando que a maioria das pessoas não sabe tão bem as diferenças entre um roteador gamer e um modelo padrão, vale a pena mencionar alguns fatores que podem te ajudar a escolher o seu.

Além de roteadores gamer terem um bom alcance de banda, preferencialmente também possuem entrada Gigabit, são Dual Band, uma boa velocidade em Mbps, baixa latência e contam com um design moderno.

É claro que mesmo sabendo disso, você pode ficar na dúvida sobre quais modelos deve considerar, então nós separamos alguns dos melhores para quem quer um roteador gamer. Confira logo a seguir!

Roteador Wireless Asus RT-AC68U

Nossa primeira recomendação é o roteador Asus RT-AC68U, que é Dual Band, aceitando as frequências de 2,4GHz e de 5,0GHz. Ele ainda conta com três antenas, sua velocidade máxima é de 1.300Mbps e conta com a tecnlogia wireless.

Além disso, este modelo também tem quatro portas LAN, uma porta WAN, uma entrada USB 2.0 e outra para USB 3.0. Esse é um modelo de ótimo custo-benefício e pode ser uma boa porta de entrada para quem procura seu primeiro roteador gamer.

Roteador Wireless Tenda AC15

Outro bom modelo de baixo custo é o roteador Tenda AC15, que também é wireless, possui três antenas e tem velocidade máxima de 1.900 Mbps. Além disso, ele conta com a tecnlogia Beamforming+, que garante que seu sinal de Wi-Fi tenha um alcance maior e sem tantas interferências.

Outro fator interessante sobre esse modelo é que ele tem uma programação de Wi-Fi inteligente, podendo ligar ou desligar a conexão automaticamente para que você tenha um consumo de baixa energia. Como esperado, esse roteador gamer é Dual Band, possui três portas LAN, uma porta WAN e uma entrada USB 3.0.

Seu preço é levemente maior que o do modelo anterior, mas a velocidade mais alta, o esquema de Wi-Fi inteligente e o Beamforming+ fazem a diferença de preço valer a pena se puder arcar com este investimento.

Roteador Wireless Asus RT-AC86U

O roteador Asus RT-AC86U é uma opção mais cara, mas que já oferece alguns diferenciais para quem quer um modelo premium. Este modelo possui a tecnlogia NitroQAM, que oferece uma excelente velocidade de quad-stream de 5GHz de até 2.167Mbps e uma velocidade combinada de até 2.971 Mbps. Dessa forma, você não terá problemas ao fazer uma transmissão ao vivo ou ao jogar online, podendo contar com baixa latência e muita establidade.

Além disso, ele é Dual Band, é wireless, permite ajustar a largura de banda para priorizar seus jogos online e ainda conta com a tecnologia MU-MIMO, que oferece a cada dispositivo compatível a sua própria conexão Wi-Fi de alta velocidade. Desta maneira, diversos aparelhos podem ser conectar simultaneamente sem que a velocidade diminua.

Vale mencionar que esse roteador gamer conta com quatro portas LAN, uma porta WAN, uma entrada USB 2.0 e outra para USB 3.0. Conforme mencionamos antes, o preço é bem mais salgado, mas esse modelo também oferece recursos mais interessantes aos seus usuários.

Roteador Asus RT-AX82U

Outro bom modelo de roteador da Asus é o RT-AX82U, que é Dual Band e conta com quatro antenas externas. Ele conta com suporte para Wi-Fi6, podendo oferecer velocidades extremamente rápidas de até 5.400 Mbps. Além disso, há um modo de jogo móvel para minimizar o atraso e a latência em games móveis com o auxílio do aplicativo especial da Asus.

Além disso, esse é o único modelo da lista que vem com iluminação RGB, sendo que você pode escolher entre alguns efeitos para personalizar a experiência. Caso esteja mais interessado na parte prática do roteador, vale dizer que há suporte para AirMesh, uma tecnologia de rede mesh exclusiva que cria uma rede domêstica completa ao utilizar múltiplos roteadores da Asus, de forma que você não terá que lidar com zonas mortas de Wi-Fi.

Como os outros, ele tem três portas LAN, uma porta WAN, um Gaming Port e uma entrada USB 3.0. O preço é bem similar com o modelo anterior, podendo sair só levemente mais caro em certas lojas.

Roteador Asus Gamer AX6000 Dual Band WiFi 6 (802.11ax) tecnologia MU-MIMO e OFDMA

Por fim, também podemos recomendar o roteador Asus Gamer AX6000, o modelo mais caro e completo da nossa lista. Com quatro antenas, esse modelo é Dual Band, conta com suporte para Wi-Fi e também possui a tecnologia MU-MIMO para que diversos dispositivos possam se conectar sem qualquer diminuição de velocidade.

Inclusive, ele é facilmente o roteador gamer mais rápido desta seleção, chegando a 1.148Mbps na banda de 2,4 GHz e 4.804 Mbps na banda de 5 GHz, com de 6.000 Mbps na rede combinada. Com tudo isso equipado, a ideia desse roteador é focar em ambientes com uso de muitos dispositivos, seja para uma família grande ou mesmo em um escritório pequeno.

Até por isso, o preço é bem salgado e pode passar dos 5 mil reais, então é bom pensar bem se esse modelo realmente é o melhor para o seu uso diário.