Monitor LG 24MK430H em cima de mesa preta com parede de tijolos ao fundo

Monitor LG 24MK430H: uma opção para uso básico

Confira todos os detalhes sobre o monitor LG 24MK430H, ideal para o dia a dia

Thayna CruzAssistente Editorial

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O LG 24MK430H é um monitor focado em produtividade de notórias 23,8 polegadas. Focado nas tarefas do dia a dia, ele realmente pode ser uma boa opção para usuários menos exigentes que buscam uma segunda tela para trabalhar, estudar e até mesmo assistir a alguns filmes e séries.

Isso quer dizer que ele só tem pontos positivos? Não. Na verdade, ele deixa a desejar em alguns quesitos bem importantes, como ajuste de altura. Mas é aquilo, ele tem um bom custo-benefício e alguns problemas podem até ser facilmente resolvidos. Ficou curioso pra saber mais? Então vem comigo que eu te conto tudo sobre a minha experiência com o monitor LG 24MK430H!

Prós e Contras

Lista de prós e contras do monitor LG 24MK430H

Prós

O Monitor LG 24MK430H é uma boa escolha para quem está em home office e precisa de uma tela (ou segunda) para estudar e trabalhar com programas de escritório, como Pacote Office e afins. A tela tem um tamanho satisfatório para acomodar as tarefas do dia a dia.

A tela conta com painel IPS e resolução Full HD, o que garante uma boa qualidade de imagem em qualquer campo de visão, sem distorções. Esse conjunto é ótimo para quem gosta de ver filmes em séries em boa qualidade, e ele realmente entrega, apesar de algumas cores ficarem com um aspecto “lavado”, mas explicarei melhor sobre isso no próximo tópico.

Contras

Como falei no parágrafo anterior, apesar da boa qualidade, senti que esse era um ponto a se destacar. No início dos testes eu realmente achei que ele entregava uma boa fidelidade de cores, mas ao comparar com a tela de um notebook com painel superior, vi que não era bem assim.

Veja bem, não é nada alarmante, as cores ficam apenas com um efeito mais opaco. Para quem precisa de uma tela para estudar e trabalhar com planilhas e afins, é mais que suficiente. Porém, não recomendo o monitor LG 24MK430H para quem trabalha com edição de imagens, por exemplo.

Outro fator que eu achei bem chato é que a base não é articulada. A minha mesa é um pouco baixa para a minha cadeira (pois é, eu comprei sem medir) e eu esperava compensar isso ao ajustar o monitor. O problema é que a base é totalmente fixa. A tela não sobe, desce ou ao menos tem aquele ajuste de visão. E se você está procurando um monitor para usar na vertical, sugiro olhar outros modelos, já que essa tela não faz a rotação. Bola fora, viu, dona LG?

Por último, mas jamais menos importante: a quantidade de conexões. Não vou dar muitos spoilers, mas caso você tenha um computador que use entradas mais novas, como Display Port, esse pode ser um problema, já que ele conta apenas com entrada HDMI e VGA, aquela mais antiga que prende com os mini parafusos.

O que vem na caixa?

Cabo de energia e cabo HDMI
  • Base e suporte
  • Tela do monitor LG 24MK430H
  • Cabo de energia
  • Cabo HDMI
  • Parafusos

Design e acabamento

O monitor LG 24MK430H não inova em nada no visual, o que não é um ponto negativo, já que ele é realmente feito para trabalho e estudos, podendo ser uma boa opção para usar em escritórios. O suporte é bem fino e a base é no formato de um quadrado, bem clássico mesmo.

Monitor LG 24MK430H visto de frente
O monitor LG 24MK430H tem um visual bem básico (Foto: Mosaico)

Falando nele, eu classifico o suporte como um dos pontos mais negativos. Ele é totalmente fixo, ou seja, não permite nenhum ajuste. Em alguns momentos eu quis levantar um pouco a tela ou até mesmo abaixar o campo de visão e nada.

Se você for um pouco mais alto pode ter alguns probleminhas, já que o ideal é que o monitor fique alinhado com os seus olhos. Mas caso você queira, sugerimos a compra de um suporte universal, como esses a seguir:

Por ser uma tela relativamente grande, o ideal é que você tenha um bom espaço na sua escrivaninha para colocar o monitor LG 24MK430H. Além disso, também recomendo afastar bastante o monitor para ter o melhor campo de visão possível, é para botar beeeem para trás na mesa mesmo.

Mas um ponto a destacar é o fato da tela do monitor LG 24 polegadas ser bem fininha, então se você é fã desses tipos de modelo, como eu, é algo bem positivo. Além disso, ele conta com apenas um botão na parte de baixo onde você pode ajustar as configurações como brilho, contraste, e ativar o modo de economia de energia.

Monitor LG 24MK430H visto de lado
A tela do monitor LG 24MK430H é bem fininha (Foto: Mosaico)

Montagem

A montagem do monitor LG 24MK430H é bem simples. Como a base e o suporte não separam, basta pegar os dois parafusos - que já estão inclusos, uma chave de fenda e aparafusar. Em uns cinco minutos o monitor já estará prontinho para você colocar na escrivaninha.

Tela

Apesar de ser considerado um monitor LG 24 polegadas, ele, na verdade conta com 23,8, o que não dá tanta diferença. O LG 24MK430H conta com painel IPS, que proporciona boa qualidade de imagem em qualquer ângulo de visão e resolução Full HD (1920 x 1080). O que já faz com que ele tenha um bom custo-benefício, visto que, comparado a outros modelos do mercado, é uma opção barata.

O Monitor LG 24MK430H tem um bom tamanho? Sim. Mas a realidade é que eu precisei fazer alguns ajustes ao usar, pois, ao ligar o monitor, o brilho da tela estava bem alto, o que pode prejudicar a visão, já que a tela tem quase 24 polegadas. Além disso, também precisei fazer alguns ajustes no contraste.

Monitor LG 24MK430H em cima de mesa preta visto um pouco virado para o lado esquerdo
Provavelmente você vai precisar fazer alguns ajustes ao ligar o monitor (Foto: Mosaico)

A minha dica aqui é: se você não estiver muito acostumado a mexer manualmente nessas configurações, o monitor LG 24MK430H tem alguns modos de imagem que facilitam o seu trabalho e até mesmo diminuem a emissão de luz azul, prejudicial à saúde. Vale a pena dar uma conferida.

Desempenho

O monitor LG 24 polegadas desempenhou as tarefas diárias muito bem. Usei durante boa parte do dia e não tive nenhum problema. Só que nem tudo são flores, já que esse é um monitor mais focado para estudos e até mesmo para trabalhar, mas não todos os tipos de trabalho.

Por exemplo, eu precisei fazer uma apresentação para a faculdade e tinha reparado que as cores estavam com um aspecto esquisito, que eu não costumava ver na tela do notebook. Então fiz as comparações, já que usei o monitor como segunda tela, e realmente, as cores estavam mais opacas do que deveriam estar.

Apesar da qualidade, o monitor LG LG 24MK430H pode deixar as cores mais opacas (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)
Apesar da qualidade, o monitor LG LG 24MK430H pode deixar as cores mais opacas (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Ou seja, se você trabalha com algum tipo de edição de imagem ou até mesmo vídeos, eu não recomendo o monitor LG 24MK430H pela baixa fidelidade das cores. Se esse for o seu caso, recomendo dar uma olhada na nossa lista com os melhores monitores Full HD.

Sobre tecnologias, o monitor LG 24MK430H conta com AMD FreeSync, que ajuda a estabilizar as imagens durante os jogos - apesar de não ser um monitor gamer, é um ponto bastante positivo e faz com que ele seja um bom “quebra galho”.

Outra tecnologia presente é a Super Resolution +, que promete melhorar a qualidade de imagem, o problema é que o efeito acaba ficando um tanto artificial, causando a impressão contrária. Além disso, eu confesso que fiquei um pouco tonta ao usar por um longo período e acabei desativando logo.

Por último, gostaria de dar destaque à função Smart Energy Saving. O recurso faz com que o brilho da tela aumente e diminua durante o uso, o que pode ser bem útil em tempos de conta de energia cara - e foi a minha favorita. Você pode acessar todas essas opções de personalização no botão de configuração do próprio aparelho, que é bem simples de ser usado.

Para ver filmes e séries

Ainda falando sobre tecnologias, o monitor LG 24MK430H conta com um modo Cinema que realça as cores, ainda não na medida certa, mas deixa a imagem mais agradável de assistir. Se você não for um usuário exigente - ou não está escrevendo um review sobre esse monitor - nem vai sentir a diferença.

Conectividade

Parte de trás do monitor LG 24MK430H
O Monitor LG 24MK430H oferece apenas o básico quando se trata de conexões (Foto: Mosaico)

Quanto à conectividade, o monitor LG 24MK430H oferece poucas opções. Na parte traseira é possível encontrar uma entrada HDMI, uma porta VGA, a entrada para o cabo de energia e uma porta para combo de áudio (fone e microfone).

Esse é um conjunto bem básico, ideal para quem tem um PC mais antigo ou quer usar o monitor como uma segunda tela para o notebook. Porém, senti falta de uma entrada DisplayPort, muito usada em monitores Full HD, já que essa conexão ajuda na hora de manter uma boa qualidade de imagem.

Um ponto positivo é a entrada para combo de áudio de boa qualidade. Nela, você pode conectar os fones de ouvido ou até mesmo um headset, o que facilita se você tiver um computador e um fone com fio. Eu conectei o meu headset HyperX Cloud Stinger PC - inclusive, você pode ver esse artigo aqui se quiser saber mais sobre ele - e não tive nenhum problema.

Custo-benefício

Para o que se propõe, o monitor LG 24MK430H tem um bom custo-benefício. Considerando que esse é um monitor simples, para o dia a dia, ele tem uma boa qualidade de imagem, com tela antirreflexo e até mesmo tecnologias como o modo economia de energia.

Se você busca um monitor barato apenas para trabalho e estudos, pode investir sem medo. O monitor LG 24MK430H é uma boa escolha de tela Full HD com preço acessível.

Ficha técnica

Ficha técnica do monitor monitor LG 24MK430H

Produtos similares

Se você gostou do monitor LG 24 polegadas, mas ainda não tem certeza de que ele é o melhor, dá uma olhada nas opções abaixo:

O Acer Full HD KA242Y é um monitor com 23,8 polegadas, tela LED e resolução Full HD, bem similar ao modelo da LG. Sua frequência é de 75Hz e ele também é focado em produtividade, trabalho e estudos, com um bom custo-benefício.

O grande diferencial desse monitor Samsung é a tela curva, que oferece um melhor ângulo de visão e uma imersão maior. O painel desse modelo é VA, que oferece uma boa qualidade gráfica e sua resolução é Full HD.

Conclusão

Nota do monitor LG 24MK430H: 8

Apesar de alguns fatores terem me deixado irritada, como o fato de não poder fazer ajustes de altura, dei a nota oito justamente porque ele cumpre o que promete. Esse é um monitor totalmente focado no dia a dia, uma ótima opção para usuários menos exigentes e que buscam uma segunda tela para trabalhar e estudar.

Outro fator que contribuiu para a boa avaliação é a possibilidade de ajustes. Você pode deixá-lo com um efeito bastante suave, algo que ajuda muito quem precisa passar um bom tempo frente a ele, como é o meu caso.

Porém, se você for um usuário mais exigente, eu recomendo fortemente que você procure um monitor gamer - confira a lista com os melhores “baratinhos” aqui. Se esse não for o seu caso, pode escolher o monitor LG 24MK430H sem medo!